quarta-feira, 25 de abril de 2012

WINDOWS 7 – Recadinho na inicialização


Para quem compartilha o PC com os filhos, por exemplo, deixar recadinhos do tipo você deveria estar estudando! ou você já terminou o dever de casa? “não tem preço J”, mas é preciso dispor do Seven Home Premium ou superior para ter acesso às Notas Autoadesivas do Windows. Claro que sempre se pode recorrer a um post-it (aquele papelzinho auto-aderente amplamente utilizado para anotações e lembretes etc.), mas, convenhamos: em pleno século XXI, manter a moldura da tela do monitor apinhada de lembretezinhos, ninguém merece! Então, se você quiser criar um recadinho – com direito a cabeçalho e corpo de texto – que salte aos olhos de quem ligar o computador (antes mesmo da tela de logon do Windows), faça o seguinte:

1.     Abra o Editor do Registro (pressione a tecla com o logo do Windows combinada com a letra R, digite regedit na caixa de diálogo e tecle Enter) e navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Policies\System.
 
2.     Na porção direita da janela, localize e dê duplo clique sobre a opção legalnoticecaption; no campo Dados do valor, digite o texto que você deseja exibir no cabeçalho confirme em OK.

3.     Dê duplo clique na opção legalnoticetext e, no respectivo campo Dados do valor, digite a mensagem desejada, confirme em OK, feche o Editor e reinicie o PC para conferir o resultado.

Observação: Não custa relembrar que o Registro do Windows armazena informações essenciais sobre o hardware e os softwares instalados no computador, além dos perfis de cada usuário e um sem-número de configurações de propriedades que o sistema consulta continuamente, de modo que qualquer alteração indevida ou mal-sucedida pode resultar em sérios transtornos. Então, antes de fazer qualquer modificação nesse importante banco de dados, crie um ponto de restauração do sistema e um backup da chave que será manipulada.

Um ótimo dia a todos e até mais ler.