terça-feira, 15 de maio de 2012

HD - Ganhando Espaço (conclusão)


Se os espaço remanescente no seu disco estiver “no grito”, recorra à Limpeza de Disco: no XP, selecione aba Mais Opções para ampliar o leque de possibilidades, mas tome cuidado com o que for remover, pois a exclusão indevida de componentes pode comprometer o funcionamento de algumas áreas do sistema. No Seven, clique em Limpar arquivos do sistema e examine a lista atualizada e o espaço informado ao lado de cada item. Marcar a opção Arquivos de backup do Service Pack, por exemplo, pode proporcionar um ganho considerável (mas só o faça se você não tiver intenção de remover o pacote de atualizações). Já a aba Mais Opções permite desinstalar programas e componentes do Windows – embora seja melhor realizar essa tarefa com o RevoUninstaller –, bem como os pontos antigos de restauração do sistema.


ObservaçãoCaso seu PC esteja “redondo”, você pode ganhar espaço eliminando os pontos de restauração mais antigos (mas só o faça se tiver certeza de que não precisará reverter o sistema a alguma data anterior ao último ponto criado, que é mantido por padrão).


Algumas suítes de manutenção gratuitas, como o CCleaner, o Advanced System Care e o WinUtilities oferecem recursos adicionais e proporcionam melhores resultados do que os utilitários nativos do Windows (para mais detalhes, clique aqui). A propósito, outro freeware  – certificado pela Microsoft – que desabilita serviços, agiliza a inicialização e desinstala inutilitários é o SlimComputer (veja detalhes no resumo elaborado pelo Baixaki em http://www.baixaki.com.br/download/slimcomputer.htm).
Vale também clicar em Painel de Controle > Sistema > Restauração do Sistema e reduzir o espaço destinado aos pontos de restauração (5% do total do drive está de bom tamanho) e aproveite o embalo para fazer o mesmo com a Lixeira (dê um clique direito sobre o ícone correspondente, selecione Propriedades e configure o espaço para algo em torno de 2%). 
Abraços e até mais ler.