quarta-feira, 20 de junho de 2012

WINDOWS - DICAS


Softwares incompatíveis, drivers inadequados, atualizações mal sucedidas e programinhas maliciosos – dentre tantos outros fatores – podem levar o computador a apresentar comportamentos estranhos. E para piorar, toda essa diversidade não facilita em nada a identificação da causa nem, conseguintemente, a solução do problema. Em alguns casos é possível identificar o culpado através do Gerenciador de Tarefas do Windows (para convocá-lo, basta dar um clique direito na Barra de Tarefas ou teclar Ctrl+Alt+Del, no XP, ou Ctrl+Shift+Esc, no Seven; para mais detalhes clique aqui).
Como as informações exibidas sobre os processos e serviços que rodam em segundo plano não são lá muito amigáveis, você pode obter melhores resultados usando tanto o Process Explorer quanto o Process Hacker, que permitem gerenciar processos em tempo real, conferir serviços e conexões e visualizar informações sobre consumo de processamento e memória de forma mais clara e intuitiva. Suas edições mais recentes (disponíveis, respectivamente, em http://technet.microsoft.com/pt-pt/sysinternals/bb896653 e http://processhacker.sourceforge.net/) oferecem suporte também a versões de 64 bits do Windows.
Outro programinha interessante é o What’s my computer doing, que relaciona (em tempo real) todos os programas que estão lendo ou gravando dados no HD ou consumindo recursos da CPU. Basta você selecionar um deles para visualizar informações (nome, datas, detalhes, questões de segurança, problemas conhecidos, links externos, etc.), acessar suas propriedades, abrir a pasta respectiva, encerrar o processo, desinstalar o aplicativo e até mesmo solicitar uma análise online ao site da Kaspersky ou do VirusTotal. Para mais informações, clique aqui; para download (Windows XP, Vista e 7 de 32 ou 64 bits), o link é http://www.x64bitdownload.com/download/t-64-bit-whats-my-computer-doing--download-rjfxgvza.html.
Um ótimo dia a todos.  
Postar um comentário