terça-feira, 11 de setembro de 2012

MICROSOFT PATCH TUESDAY


Hoje é a segunda terça-feira de setembro, "PATCH TUESDAY" da Microsoft. Repetir – mais uma vez – toda aquela arenga sobre a importância de manter o sistema operacional e demais aplicativos atualizados seria abusar da paciência dos leitores, pois basta inserir as palavras-chave adequadas no campo de buscas do Blog para localizar dezenas de postagens sobre esse assunto. Mas nunca é demais relembrar – especialmente em atenção aos recém-chegados – que os patches do Microsoft (disponibilizados a partir das AtualizaçõesAutomáticas ou via WindowsUpdate) não contemplam aplicativos de terceiros. E como esses programas nem sempre dispõem de mecanismos que facilitam o processo, uma boa idéia é recorrer ao site da SECUNIA, que identifica softwares defasados e indica links para atualizações ou novas versões. Além da opção OSI (serviço online executado através do navegador), é possível baixar e instalar o PSI (aplicativo residente). Outros dois freewares que fazem basicamente a mesma coisa são o R-UPDATER e UPDATE CHECKER.

Observação: Ainda que se destinem a corrigir bugs e implementar novos recursos, algumas atualizações/novas versões transformam aplicações amigáveis em monstruosidades devoradoras de recursos e/ou difíceis de utilizar. Para piorar, nem sempre é fácil fazer o “downgrade” a partir da webpage dos respectivos desenvolvedores, mas em sites como o OldVersion e o OldApps é possível encontrar versões antigas de uma vasta gama de freewares.

Atualizações incompletas ou corrompidas do Windows podem provocar instabilidades ou travamentos. Sendo o caso, crie um ponto de restauração do sistema e, em seguida;

·        Digite services.msc no menu Executar (pressione Windows+R se essa opção não estiver presente no menu Iniciar do Seven);
·        Dê um clique direito em Atualizações Automáticas, clique em Propriedades>Parar;
·        Abra o Windows Explorer, navegue até C:/Windows e mude o nome da pasta SoftwareDistribution (para SoftwareDistribution.old, por exemplo);
·        Volte à tela das Propriedades e restabeleça o serviço de Atualizações Automáticas clicando em Iniciar (se tudo correr bem, seu sistema receberá os arquivos completos e livres de problemas já na próxima atualização).

Vale também rodar o Windows Update, clicar em Exibir histórico de atualizações, acessar o link Resolução de problemas associado ao item rebelde e seguir as instruções da Microsoft. Se nem isso resolver, o jeito é reiniciar o PC no modo de segurança e, nas opções de inicialização, escolher Modo de segurança com rede, abrir o navegador, acessar o site www.microsoft.com.downloads, inserir a referência da atualização em questão na caixa de pesquisa, baixá-la manualmente e dar duplo clique sobre ela para proceder à instalação “na marra”.

Observação: Por questões que fogem ao escopo desta postagem, sempre existe a possibilidade de essas sugestões não funcionarem, mas a tentativa é válida.

Boa sorte e até mais ler.