terça-feira, 16 de outubro de 2012

BANNERS e SEGURANÇA DIGITAL


Embora tenham sido idealizados para exibir mensagens publicitárias e ajudar a manter a gratuidade da Web, BANNERSJANELINHAS POP-UP também podem nos expor a vírus, spywares, roubos de identidade e outras ameaças que tais.
Segundo a Symantec, anúncios baseados em Flash – linguagem de programação que acrescenta animação e recursos interativos ao conteúdo – vêm sendo usados para induzir os internautas a baixar programas maliciosos ou redirecioná-los sites suspeitos (por exemplo, você acessa uma página qualquer e uma telinha informa que seu PC está infectado e oferece um link ou botão do tipo “clique aqui” para removê-lo; aí você clica, e está feita a caca).
Nem sempre é fácil separar o joio do trigo, mas você pode minimizar os riscos evitando navegar por sites suspeitos e fugindo imediatamente de qualquer página que não lhe pareça confiável (ato contínuo, faça uma varredura completa no sistema com seu antivírus).

OBSERVAÇÃO: Quando se fala em sites suspeitos, logo nos vem à mente conteúdo erótico, ferramentas para crackers, downloads ilegais, e por aí vai, mas, segundo a Symantec, o risco oferecido por sites com conteúdo religioso ou ideológico é três vezes mais que o dos pornográficos, pois estes últimos visam a lucros e, portanto, se esforçam para oferecer à clientela um espaço livre de malwares.

Da mesma forma que os emails de phishing, muitos banners se valem de ENGENHARIA SOCIAL para explorar a inocência, a curiosidade, a boa-fé ou a ganância das vítimas – ou seja, dão a corda e torcem para que elas se enforquem. Se você se interessar por um anúncio qualquer, digite o endereço do anunciante no seu navegador ou localize o site através do Google.

Observação: Cuidado com os SCAREWARES. Diante de pop-ups mais insistentes, tente fechá-los pela tecla Esc ou encerrar o navegador – em alguns casos nem, o simples acesso ao site já basta para descarregar o malware; em outros, clicar no “X” que deveria fechar a janelinha dispara a instalação do programinha malicioso.

Boa sorte e até amanhã.