segunda-feira, 22 de outubro de 2012

WINDOWS E HORÁRIO DE VERÃO

O lançamento comercial da nova edição do Windows, previsto para a próxima sexta-feira, me levou a preparar duas postagens sobre a conveniência (ou não) de se adotar um enigma antes de decifrá-lo. Entretanto, considerando que o horário brasileiro de verão entrou em vigor à zero hora de ontem, resolvi aproveitar nosso bate-papo de hoje para tecer algumas considerações a propósito – e deixar o Eight para amanhã e depois.
Primeiramente, vale lembrar que a prática de adiantar os relógios em uma hora nessa época do ano – visando ao melhor aproveitamento da luminosidade natural – teve início em 1931 e ganhou periodicidade anual em 1985, mas foi somente com o Decreto nº 6558, de 2008, que o terceiro domingo dos meses de outubro e fevereiro foram instituídos como datas oficiais de início e término do HBV. Vale lembrar também, por oportuno, que esse expediente se aplica somente às regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.
Em tese, as versões mais recentes do Windows são capazes de ajustar o horário automaticamente, mas como seguro morreu de velho, não custa você dar duplo clique sobre o relógio, na extremidade direita da Área de Notificação do sistema, e verificar se a mensagem “O Horário de Verão começou em domingo, 21 de outubro de 2012 às 00:00. O relógio foi adiantado 1 hora nesse momento” é exibida logo abaixo do calendário. Caso negativo, rode o Windows Update e instale o hotfix KB2732052, disponibilizado em agosto passado (para mais detalhes, clique aqui).
Neste ano, a Bahia ficou de fora, ao passo que o Tocantins foi incluído no regime de exceção, mas não houve tempo para que o hotfix da Microsoft contemplasse essas alterações. Então, se você mora na Bahia, dê duplo clique sobre o relógio e, no item Alterar configurações de data e hora, clique em Alterar fuso horário e selecione (UTC -03:00) Caiena, Fortaleza;  no Tocantins, a opção é (UTC -03:00) Brasília. Feito isso, clique em OK, em Aplicar e reiniciar o computador.
Se você  utiliza um smartphone com sistema Android, selecione Configurações (ou Configurar, ou Ajustes) e, em Data e Hora, certifique-se de que o ajuste seja GMT -03:00, Horário de Brasília (ou São Paulo (Brasil) GMT -3:00) e que as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático (no Android 4) ou Automático - Usar valores fornecidos pela rede (nas versões 2.3) estejam marcadasNa hipótese (remota) de você ter um aparelho com o Windows Phone 7.5, acesse o item Configurações e verifique se a atualização automática de acordo com a operadora está habilitada (caso negativo, proceda ao ajuste).
Era isso, pessoal. Amanhã a gente volta com as considerações sobre o mais novo rebento da Microsoft. Abraços a todos e até lá.