quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SEGURANÇA DIGITAL e humor de final de semana


Esta vai para quem acha que a insegurança digital é paranoia ou mero artifício criado pelos fabricantes de antivírus para incrementar suas vendas: segundo um relatório divulgado pela PandaLabs26 milhões de malwares foram criados em 2011, 73% dos quais são TROJANS (em 2010, o percentual foi de 56%). Para piorar, uma parcela significativa dos internautas não atribui a devida importância aos aplicativos de segurança, ou não atualiza a licença dos programas de que dispõe, o que, em última análise, acaba dando na mesma. Então, da feita que mais vale acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão, convém você instalar ferramentas de segurança responsáveis e mantê-las devidamente atualizadas, de modo a evitar que cibercriminosos vasculhem suas informações sigilosas, roubem sua identidade, façam compras com o número do seu cartão ou limpem sua conta bancária (para mais informações, é só inserir termos como “vírus”, “segurança”, “trojan”, “spyware” e afins no campo de buscas do Blog e clicar em Pesquisar).
Adicionalmente:

· Mantenha seu software atualizado e, sempre que possível, utilize as versões mais recentes dos aplicativos (para saber mais, clique aqui).

· Se você não dispõe um firewall de terceiros, assegure-se de que a ferramenta nativa do Windows esteja ativa e operante (abra o Painel de controle, clique em Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Verificar o status do firewall).

· Fugir de sites suspeitos é fundamental, mas como nem sempre é fácil separar o joio do trigo, convém instalar plug-ins como o McAfee SiteAdvisor ou o TrendProtect, que oferecem informações sobre as páginas que você tenciona visitar. O primeiro só funciona com o IE e Firefox, e o segundo, só com o IE; se você usa o Chrome, pode recorrer ao WOT, ao AVGThreat Labs Site Safety, ou ainda conferir “manualmente” a confiabilidade dos sites com serviços online como o NortonSafe Web ou o URLVoid (para checar links encurtados, use o Sucuri).

· De tempos em tempos, cheque a eficácia do seu antivírus com o SpyCar – caso prefira um procedimento mais simples, clique aqui, localize e copie o texto iniciado por X5O!P no Bloco de Notas, salve o arquivo no Desktop e veja como seu software de segurança se comporta.

. Se você receber um arquivo suspeito e seu antivírus se fingir de morto, experimente o VirusTotal, que submete o arquivo ao crivo de 40 antivírus diferentes. Adicionalmente, clique aqui para obter uma segunda (ou terceira, ou quarta) opinião sobre a saúde do seu sistema com serviços online gratuitos. Como a gente costuma dizer, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

. Por fim, mas nem por isso menos importante, caso você ainda tenha em casa um “computador da família”, crie contas limitadas (e protegidas por senha) para cada usuário, de modo a garantir a privacidade de todos e evitar que alguém comprometa a segurança do sistema. Aliás, convém também criar uma conta padrão também para si mesmo e só acessar o sistema com plenos poderes se e quando isso for realmente necessário (para saber mais, clique aqui).

Passemos agora ao nosso humo de final de semana (antecipado devido ao feriadão de finados):
Obama e Gordon Brown estão num coquetel, na Casa Branca, quando um dos convidados se aproxima e pergunta:
- Qual o assunto dessa conversa tão animada?
- Estamos fazendo planos para a terceira Guerra Mundial - diz Obama.
- E quais são esses planos? – pergunta o convidado.
- Vamos matar 14 milhões de argentinos e um dentista - responde Obama.
Confuso o convidado arrisca:
- E por que matar o dentista?
Brown dá um tapinha nas costas do Obama e exclama:
- Não te disse? Ninguém vai perguntar pelos argentinos!

Um ótimo feriadão a todos e até mais ler.