quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

COMO APAGAR DEFINITIVAMENTE ARQUIVOS COMPROMETEDORES E PRESERVAR SUA PRIVACIDADE


Um arquivo só é apagado definitivamente depois de ser sobrescrito. Quando deletamos uma foto armazenada no HD do PC ou no cartão de memória do celular, por exemplo, o espaço que ela ocupa fica disponível para regravação, mas até que isso aconteça existem grandes chances de a trazermos de volta com auxílio de softwares como o Restoration, que dispensa instalação e pode rodar a partir de um disquete, CD ou pendrive – basta dar duplo clique sobre o executável (restoration.exe), escolher o drive desejado, clicar em Search Deleted Files, definir o local onde o arquivo deverá ser salvo e aguardar a recuperação.
Convém ter em mente que essa facilidade é uma faca de dois gumes, pois permite que bisbilhoteiros recuperem arquivos em PCs, Tablets, Smartphones ou Celulares que você venha a passar adiante. Então, antes de vender ou doar seu PC, exclua seus arquivos confidenciais ou comprometedores com o próprio Restoration, que também é capaz de apagar definitivamente os dados (outras boas opções são o Advanced System Care, o Eraser e o DBAN). No caso de gadgets baseados no Android, acesse Configurações, selecione Backup e reset e escolha redefinir dados de fábrica. Nas versões anteriores a 4.0, pressione Menu a partir da tela inicial e selecione Configurações > Privacidade > Restaurar configurações de fábrica, role a tela de aviso até o final e selecione Redefinir telefone. Nas versões mais recentes, acesse Configurações, selecione Backup e reset e, na tela seguinte, escolha redefinir dados de fábrica. No iOS, selecione Configurações > Geral > Redefinir > apagar todo conteúdo e configurações, e no Windows Phone 7, selecione Menu > Configurações de aplicativos do sistema > Sobre > Redefinir telefone.
Bom dia a todos e até mais ler.

108 comentários:

Andy disse...

Oi. Td bem?
Tem também o Avira Unerase. Apesar de não ter mais suporte, ainda está disponível no superdownloads.
Bjs,
Andy

Fernando Melis disse...

Oi, Andy.
Obrigado pela visita e pela participação, dona moça.
Quanto à sua sugestão, cumpre ressalvar que o programinha em questão não é compatível com o Windows 7.
Um beijo grande, boas entradas e um ótimo 2013 para você.

Anônimo disse...

No meu caso eu tenho um Moto X. Já resetei duas vezes. Isso garante que todos os meus arquivos foram apagados definitivamente? Preciso zerar ele para levar até uma assistência técnica.

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Se você fez como eu sugeri na postagem, não vejo motivo para se preocupar com sua privacidade.
Abraços, volte sempre e escreva quando quiser.

mozart disse...

Fernando, fiquei satisfeito por seu Blog. É direto e sem firulas técnicas. Com efeito, tá fixado em navegador para consulta permanente. Parabéns.

Fernando Melis disse...

Oi, Mozart.
TKS, amigo.
Volte sempre e escreva quando quiser.
[]s.

Anônimo disse...

Fernando, tenho um smartphone Nokia Lumia 920. Windows Phone 8. Atualizei agora para WP 8.1

Se eu seguir esses passos q vc indicou no texto acima, tem como recuperar algum de meus arquivos?

Preciso mandar o celular para assistência, mais fico com receio de mesmo fazendo isso, eles tenham algum programa que restaure meus arquivos.

Abraços.

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
O 8.1 é uma atualização do Eight para tornar essa nova versão do Windows mais palatável para usuários de desktops e notebooks, que, no mais das vezes, não dispõem de telas sensíveis ao toque.
No mais, como dito na postagem, os smartphones (e a maioria dos celulares) contam com recursos nativos para reverter o software às configurações de fábrica - útil caso de você resolver vender ou doar o aparelho. Os programinhas que eu sugeri fazem um serviço mais rebuscado, mas não sei até que ponto isso é necessário quando a ideia é simplesmente mandar o aparelho para a assistência técnica. A não ser, naturalmente, que você tenha arquivos comprometedores ou coisa parecida.
Depois de apagados em definitivo (sobrescritos), os dados não poderão mais ser recuperados. Aliás, mesmo um arquivo mandado para a lixeira no PC pode não ser recuperável se você continuar usando a máquina durante algum tempo, depois da exclusão. Basta que alguns clusters com parte do arquivo em questão sejam regravados para minar suas chances de resgate.
Para concluir, minha sugestão é no sentido de você fazer um backup no PC dos arquivos que deseja manter (e reinstalá-los quando o aparelho voltar do conserto).
Espero ter esclarecido. Do contrário, volte a escrever.
Obrigado pela participação. Volte mais vezes.

Anônimo disse...

Vlw Fernando. Obrigado pela atenção.

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônimo.
Não por isso. Aprecie as mais de 2000 postagens publicadas desde a criação do Blog e participe sempre que quiser, ok?
Até mais ler.

Anônimo disse...

Se eu resetar o s4 p configuração de fábrica os arquivos são apagados definitivamente?

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Como eu mencionei na postagem e reforcei na resposta anterior, os arquivos gravados em memória persistente só são apagados definitivamente depois de sobrescritos. Reverter o smartphone às configurações de fábrica torna-os invisíveis, ainda que passíveis de recuperação com o auxílio de programinhas apropriados.
Abraços e até mais ler.

Anônimo disse...

Fernando eu tinha arquivos comprometedores agora tenho medo de hackers invadirem e recuperarem devo ficar tranquilo quanto a isto?

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
100% de segurança e história da carochinha. Resta saber onde você armazena seus arquivos comprometedores. No PC? no Smartphone?
Tanto num caso como no outro, uma boa ideia é transferir esses arquivos para um drive externo ou pendrive e apagá-los definitivamente da mídia de origem, sobrescrevendo-os manualmente ou usando programinhas que automatizam essa tarefa.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Eu armazenava no smarthphone. Agr posso dormir com 100% de certeza que nunca irao vazar?se nao 100% me de diucas de como

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Repito o que disse: 100% de segurança é balela. Faça um backup num drive externo ou num pendrive, apague tudo do computador ou coloque numa pasta compactada e um abraço.
Como dizia um velho hacker, computador seguro é computador desligado. E o mesmo vale para os smartphones, que, em última análise, também são computadores, só que móveis e de menores dimensões.

Anônimo disse...

Oi fernando,eu zerei meu celular como vc sugeriu na postagem,agora estou seguro ?obrigado pela atenção amo seu blog

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônimo.
Como dito anteriormente, segurança 100% é conversa para boi dormir, mas você ficará bem mais seguro transportando os dados comprometedores para uma mídia externa e sobrescrevendo-os em seguida, já que, assim, eles não poderão ser recuperados.
Para tanto, existem programinhas gratuitos, mas bastante eficientes, como é o caso do Clean Master (http://bit.ly/V33fst) e do 1TapEraser (http://abr.ai/1xv4m3k).
Boa sorte, volte sempre e escreva quando quiser.

Anônimo disse...

Fernando mas eu ja resetei meu celular como faço parar recuperar os arquivos comprometedores? E o que e sobrescrever?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Se você já reverteu seu aparelho às configurações de fábrica e não dispõe de um backup dos seus arquivos de difícil recuperação), tente resgatá-los usando um app apropriado, ou então recorra a uma assistência técnica confiável.
No mais, sobrescrever significa gravar novos dados "por cima" do conteúdo do dispositivo de armazenamento, coma a gente fazia no tempo das prosaicas fitas K7, apagando seu conteúdo mediante a gravação de novas faixas musicais.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Anônimo disse...

Por favor, como posso apagar definitivamente apenas dados já deletados, como fotos, videos, áudios no whatsApp e mensagens sms? Ou seja, apagar definitivamente o que já está deletado e preservar o que ainda aparece no smartphone moto g da motorola? É possível, mesmo que seja manualmente? Sou administradora de um grupo e não posso restaurar as configurações, senão a administração do grupo vai para outra pessoa.

Fernando Melis disse...

Oi, anônima.
Talvez você consiga o que deseja com o WhatSentCleaner (para mais informações e download siga o link http://www.androidpit.com.br/whatsapp-como-apagar-fotos-video-audio-enviados).
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Ok, muito obrigada! Vou tentar.

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônima.
Valeu.
Volte mais vezes e escreva sempre que quiser.
[]s.

Anônimo disse...

Oi, vou passar meu galaxy i adiante e ja trouxe ele para versao de fabrica, mas estou preocupado que alguem, ainda possa ver os arquivos que estavam nele, com ajuda de algum programa, ou racker, nao sei. tem como? ou uma vez que voltei para versao de fabrica apaga tudo definitivamente ?

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Reverter as configurações para o estado em que o aparelho veio de fábrica costuma ser mais do que suficiente para usuários comuns.
Obrigado pela participação, volte mais vezes e escreva sempre que quiser.

Anônimo disse...

Boa noite fernando..tenho un galaxy win.quero vender meu cel mas tenho medo q aalguemde ma fé tente recuperar meus vídeos fotos etc..gostaria q vc me resumisse o jeito de apagar tudo definitivamente. .aguardo resposta

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Vide resposta anterior.
Se o sistema do seu smartphone é o Windows Phone, o caminho das pedras é o seguinte: Menu Configurações > Sobre > Restaurar configurações de fábrica. De acordo com a Microsoft, esse procedimento é irreversível.
Vale também desvincular o aparelho da sua conta de usuário. Para isso, acesse www.windowsphone.com e faça login com a mesma senha e conta utilizada no telefone. Vá ao menu Configurações da Conta (Account settings) e clique em Remover este telefone (Remove this phone).
Espero ter ajudado.
Abraços, volte mais vezes e escreva sempre que quiser.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de tirar uma dúvida : deletei alguns arquivos há mais de 3 anos atrás e o SD em que eles estavam já foi usado algumas vezes. Eu não gostaria que se recupera-se alguns dos arquivos deletados. Há alguma possibilidade dele ser recuperado pelo SD ou por meio de outro arquivo que foi produzido na mesma época? Tipo, outros arquivos vindos do mesmo local guardam informações que poderiam recuperar os arquivos que eu não quero, mesmo em outro dispositivo, como um computador?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Os procedimentos explicados nas respostas anteriores devem bastar para tornar irrecuperáveis os arquivos deletados do seu smartphone, pendrive, cartão de memória ou outro dispositivo baseado em memória flash.
No mais, o SD card não é um componente integrante do smartphone, de modo que você pode guardá-lo consigo mesmo se revender seu aparelho, e como o preço do cartãozinho anda bastante acessível hoje em dia - um modelo da Sandisk de 32Gb custa cerca de R$50, sempre há a possibilidade de você simplesmente destruí-lo e comprar outro. Assim, não iram restar dúvidas quanto à possibilidade ou não de você ou alguém recuperar os arquivos comprometedores - o que, de resto, eu acho bem difícil.
Abraços, volte sempre e escreva quando quiser.

Anônimo disse...

EU QUERIA SABER COMO APAGO DEFINITIVAMENTE TODOS OS AUDIOS PQ ONTEM FUI PASSAR UMA FOTO PRO CEL DO MEU FILHO E FOI AUDIO JUNTO.

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Acredito que a postagem e as respostas aos comentários sejam suficientes para esclarecer a maioria das dúvidas sobre o assunto em pauta. No entanto, sua pergunta me deixou um tanto confuso... afinal, você pretende apagar os arquivos salvos no aparelho ou somente o áudio?
Volte a escrever dando mais detalhes e eu tentarei ajudar, ok?
Abraços e até + ler.

Anônimo disse...

olá fernando
como fação pra apoagar as fotos que ficam na memoria do telefone e do computador..faço print do whatsap que acaba ficando no arquivo do telefone.obd

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Como eu disse em algumas das respostas anteriores nesta postagem, você pode excluir arquivos pessoais da memória do smartphone revertendo o aparelho às configurações de fábrica. Já no computador, o apagamento definitivo pode ser obtido mediante o uso de programinhas específicos, como os que eu sugiro nesta mesma postagem (ADC, Eraser, DBAN, etc.). Se isso não bastar, pesquise o Blog digitando os termos-chave adequados no campo de buscas. Há várias outras postagens sobre esse assunto, dentre as mais de 2.200 matérias que eu publiquei desde a criação do espaço, em 09/2006.
Espero ter ajudado.
Abraços e até mais ler.

Anônimo disse...

Fala fernando. Sou o Márcio.

Minha esposa veio com uma conversa q uma amiga conseguiu recuperar informações do celular do marido espetando um "cabinho". Recuperou emails, SMS, MSG watsapp, facebook, skype, tudo de ate 3 anos atrás e fiquei preocupado. VC sabe alguma coisa sobre alguma ferramenta destas? Com estes procedimentos fico protegido caso haja alguma ferramenta assim?
Muito obrigado.
Abraço

Fernando Melis disse...

Oi, Márcio.
À semelhança do que acontece em relação aos PCs propriamente ditos, existem diversos programinhas que se propõem a resgatar arquivos apagados de celulares, smartphones e aparentados, e muitos deles exigem que o aparelho seja conectado ao computador para a realização dos procedimentos. Então, a história que sua esposa lhe contou sobre a amiga que pegou o marido de calças curtas é totalmente plausível.
Um bom exemplo é o WONDERSHARE DR.PHONE, que custa 55,95 Euros e dispõe de versões para celulares inteligentes com sistemas Android e iOS e computadores que rodam Windows ou MacOS (para mais informações, siga o link http://www.wondershare.com.br/data-recovery/android-data-recovery.html).
Não sei qual a marca ou o modelo do seu aparelho, mas se lhe aflige a perspectiva de alguém recuperar informações comprometedoras, evite armazená-las ou, na impossibilidade, configure o telefone para gravá-las no smart card (assim, se você remover e destruir o cartãozinho ─ ou guardá-lo em local seguro ─, frustrará a ação dos abelhudos de plantão).
A restauração das configurações do aparelho às condições de fábrica também é uma boa ideia e você deve se valer desse recurso se e quando for revender ou doar seu aparelho.
Boa sorte, volte sempre e escreva quando quiser.

Anônimo disse...

Fernando. Meu aparelho é um Moto G segunda geração. E só mais uma duvida, os arquivos eu já armazenou no cartão SD, mas e quanto a emails, SMS e mensagens do watsapp, facebook, skype. Estes podem ser restaurados usando este programa? E ainda no caso do watsapp q esta atrelado ao numero do tel, alguma informação pode ser recuperada através do sim card?
Veleu pela atenção

Fernando Melis disse...

Oi de novo, Márcio.
Estou inclinado a dizer que suas preocupações têm fundamento, a despeito de alguns dados não serem armazenados localmente, sendo acessados a partir do servidores do provedor, mas esmiuçar esse assunto em nível de detalhes foge à possibilidade de uma resposta concisa, no formato de um simples comentário. Vale lembrar que a informática veio para solucionar diversos problemas que não existiam quando os dispositivos computacionais não eram amplamente utilizados por "pessoas comuns", e que com ela vieram novos problemas, especialmente no que concerne à segurança digital e a preservação da nossa privacidade na condição de heavy users de redes de redes sociais e afins.
Como bem disse Kevin Mitnick - o Papa dos hackers nos anos 90 - computador seguro é computador desligado. Resguardadas as devidas proporções, o mesmo se aplica a smartphones, tablets e gadgets que tais.
Boa sorte, meu caro.

Anônimo disse...

Fernando, qual programa mais eficaz para limpar completamento o meu celular ? para apagar aquivos apagados, sem a possibilidade de recupera-los , meu modelo de celular é o iphone 5s ..aguardo sua resposta. abraço

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Acredito que você encontrará o que procura nas minhas respostas aos demais comentários. Qualquer coisa, volte a escrever.
Abraços.

Anônimo disse...

Fernando, resetei meu celular há uns 2 anos como vc ensinou ai encima. Gostaria de saber se o sobrescrito que vc mencionou ai pode ser realizado com gravação de nossas fotos, vídeos, apps? Ou é necessário a utilização de programas? Vc mencionou sobrescrever manualmente, não conseguir compreender o que seria.
No meu caso, vc acha ser seguro?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Siga este link http://fernandomelis.blogspot.com.br/2015/06/como-apagar-definitivamente-os-dados-no.html para acessar uma postagem mais recente sobre o assunto (leia também os comentários). Se ainda sobrarem dúvidas, volte a escrever.
Obrigado pelo feedback, abraços e até a próxima.

Anônimo disse...

Boa tarde, meu telefone é um moto g.
Comprei a poco tempo a ainda estou apendendo..
A questão é: tenho arquivos que exclui porem ainda estão em algumas pastas e não consigo apaga-los por completo. Como eu poderia apagar esses arquivos, sem alteras meus documentos (fotos, musica, contatos).

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.
Se as informações publicadas nesta postagem não forem suficientes para dirimir suas dúvidas, acesse esta outra ( http://fernandomelis.blogspot.com.br/2015/06/como-apagar-definitivamente-os-dados-no.html), que eu publiquei posteriormente. E leia também os comentários.
Vale lembrar que as sugestões que apresentei são genéricas, pois não me seria possível abordar especificamente modelos das diversas marcas de aparelhos existentes no mercado. Ainda assim, servem perfeitamente bem como referência, conquanto a localização e o nome dos menus que você precisa acessar para realizar as tarefas costumem variar um pouco.
Para instruções específicas, você pode consultar o manual do aparelho (de preferência a versão digital, já que, hoje em dia, os livretos não passam de meros folhetos e cobrem apenas as funções mais básicas), o site do fabricante e/ou fóruns de discussão na Web.
Obrigado pela participação, abraços e até mais ler.

Anônimo disse...

Olá, a tela do meu celular quebrou, eu não consigo nem mexer nele. Vou mandar arrumar mas tenho receio de que peguem fotos minhas e divulguem, antes deu levar vou transferir todas as minhas fotos para um cartão SD que comprei somente para isso. Como faço para limpar totalmente a memória do celular que garanta que nenhum arquivo fique armazenado. Agradeço desde já!!

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Se você tivesse tomado o cuidado de armazenar suas fotos (e outros arquivos pessoais importantes) no cartão SD, estaria dispensado dessa preocupação. Enfim, vivendo e aprendendo, como dizer.
No que concerne à sua pergunta, a resposta é a mesma que eu ofereci ao autor do comentário anterior, que, como você, também preferiu não se identificar. Para facilitar transcrevo abaixo as minhas sugestões:

Oi, anônimo.
Se as informações publicadas nesta postagem não forem suficientes para dirimir suas dúvidas, acesse esta outra ( http://fernandomelis.blogspot.com.br/2015/06/como-apagar-definitivamente-os-dados-no.html), que eu publiquei posteriormente. E leia também os comentários.
Vale lembrar que as sugestões que apresentei são genéricas, pois não me seria possível abordar especificamente modelos das diversas marcas de aparelhos existentes no mercado. Ainda assim, servem perfeitamente bem como referência, conquanto a localização e o nome dos menus que você precisa acessar para realizar as tarefas costumem variar um pouco.
Para instruções específicas, você pode consultar o manual do aparelho (de preferência a versão digital, já que, hoje em dia, os livretos não passam de meros folhetos e cobrem apenas as funções mais básicas), o site do fabricante e/ou fóruns de discussão na Web.
Obrigado pela participação, abraços e até mais ler.

Abraços e até mais ler, você também.

Unknown disse...

Se no caso apaguei as conversas do whats lá no whats e tal,eu fui lá apaguei todas conversas,
Elas ficam no celular em algum lugar isso e possível ou depois que apaguei posso ficar tranquilo

Fernando Melis disse...

Oi, Unknown.
Releia a postagem e os demais comentários e você encontrará a resposta à sua pergunta.
Vale lembrar que os arquivos só desaparecem em definitivo depois de sobrescritos. Se seu aparelho suportar, instale um SD CARD e configure o sistema para salvar no cartão os seus arquivos confidenciais/pessoais, em vez de direcioná-los para a memória interna do telefone. Assim você poderá realmente ficar tranquilo.
Abraços e até mais ler.

Anônimo disse...

Fernando, boa noite. Um vídeo foi feito pelo celular e pouco tempo depois apagado. O telefone estava sem conexão com a internet, é possível que esse vídeo tenha sido armazenado no onedrive? Obrigada.

Fernando Melis disse...

Oi, Anônima.
Numa única palavra, não. Mas talvez fosse melhor dizer "depende". Sem conexão com a Internet, o arquivo não seria enviado para o OneDrive, mas, dependendo de uma série de fatores, notadamente das configurações que os softwares assumiram durante a instalação - ou que você implementou, conforme o caso -, é possível que uma cópia do arquivo ficasse aguardando a primeira oportunidade (leia-se, o momento em que houvesse uma conexão disponível) para ser despachada para a nuvem. Mas se foi isso que aconteceu e o destino do arquivo foi o seu drive virtual, basta acessá-lo para conferir e, se for o caso, remover definitivamente o arquivo em questão.
Espero ter ajudado. Volte sempre e escreva quando quiser.

Anônimo disse...

boa noite, mandei meu cel arrumar porem as fotos e videos que ficam armazanados nas pastas eu deletei, ah alguma possibilidade de ser recuperado ???? espero que nao

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Esperar é uma coisa, conseguir é outra. Eu venho esperando há meses que a presidanta seja deposta, mas entra dia, sai dia, e a sacripanta continua encalacrada no Planalto.
Enfim, como eu disse uma porção de vezes, tanto nesta postagem quanto em outras que contemplaram o apagamento definitivo e as possibilidades de recuperação de dados, somente depois de sobrescritos é que os arquivos digitais se tornam realmente "irrecuperáveis", embora ainda existam chances de resgatá-los mediante procedimentos mais sofisticados (daí a recomendação de se criar novos arquivos, apagá-los e repetir o processo duas, três ou mais vezes). Mas elendo a postagem e os demais comentários você irá encontrar a resposta para a sua pergunta.
Abraços.

Anônimo disse...

Olá, eu gostaria de saber como apagar as imagens e videos que são salvos na minha galeria sem que eles sejam apagados do whatsapp.
Pq quando apago da galeria e entro no whatsapp não consigo mais ver a mídia!

Obrigada

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Fica difícil responder essa pergunta sem dispor de mais elementos para analisar, começando pela marca, modelo sistema, versão do seu aparelho e detalhes sobre a maneira como ele está configurado.
De qualquer forma, sugiro que você configure seu smartphone para salvar os arquivos que deseja manter numa unidade separada dos que apaga regularmente (num cartão de memória em vez de na memória interna do telefone, por exemplo). Ou, alternativamente, transferir tudo para seu PC ou tablet antes de fazer a faxina. Aí o conteúdo poder ser acessado, mesmo que não mais a partir do telefone.
Não sei se ajudou, mas, na falta de coisa melhor...
Abraços e até uma próxima vez.

Anônimo disse...

Tenho um Moto G terceira geração !!! Ja tentei de tudo!!!!

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônimo - supondo que você seja o autor do comentário que eu respondi anteriormente.
Embora os smartphones sejam parecidos entre si, há diferenças que vão desde o sistema operacional e respectiva versão até as configurações implementadas por cada fabricante em cada um de seus modelos. Por conta disso, quando por mais não seja, fica difícil oferecer uma resposta clara e concisa à sua pergunta, até porque eu não tenho familiaridade com o MOTO G (o último celular da Motorola que eu utilizei foi um K1, e de lá já se vão quase 10 anos).
Talvez você consiga informações mais afinadas com o que deseja pesquisando os fóruns de discussão que tratam especificamente desse modelo de aparelho. Sorry.

Anônimo disse...

boa noite!,
obrigada pelas informações, primeiramente. Queria pedir uma orientação, tenho um iPhone 4s, creio que a "primeira parte" eram instruções para quem deseja "apagar" os arquivos no pc, como meu problema é com IOS, pulei essa parte do texto, indo direto a parte " No iOS, selecione Configurações > Geral > Redefinir > apagar todo conteúdo e configurações", fiz o que foi indicado e me apareceu, no fim do processo, como reiniciar o meu 4s, pelo icloud, pelo itunes ou iniciar como um novo iPhone. fiquei em duvida, já que reiniciando pelas duas primeiras opções, as fotos voltam pro meu celular como já estava anteriormente. De que maneira eu posso fazer com que as minhas informações pessoais sejam inalcançáveis aos "programinhas" dito na explicação? seria eu iniciando o iPhone como um novo?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
As informações que eu ofereço são "genéricas", já que a coisa muda um pouco conforme o sistema operacional e a marca/modelo dos smartphones.
Via de regra, os arquivos só são apagados definitivamente depois de sobrescritos, mas reiniciar o telefone com as configurações originais de fábrica elimina os riscos de algum curioso acessar suas fotos, mensagens, agenda e outros dados pessoais/confidenciais se você vender ou doar seu smartphone ao comprar um novo, por exemplo.
Situações específicas podem ser pesquisadas no site do respectivo fabricante ou nos fóruns de discussão e comunidades na Web. Sugiro pesquisar no Google (ou outro motor de buscas de sua preferência) para obter mais detalhes sobre o seu caso.
Obrigado por participar. Fica aqui o convite para você visitar também minhas comunidades de informática, política e culinária na rede .Link. Os endereços são:
http://informatica.link.flog.br/
http://cenario-politico-tupiniquim.link.flog.br/
http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.flog.br/
Abraços e até uma próxima vez.

Anônimo disse...

boa tarde, aqui fala o mesmo anonimo do 4s.
então o indicado, para eliminar os riscos de alguém acessar minhas informações, seria iniciar ele como um novo iPhone? seria necessário apagar meus backups antigos?

Fernando Melis disse...

Não seria mais fácil dizer "aqui é o Joaquim, ou a Maria, ou o Brederodes"? Ou então escolher a opção NOME/URL para identificar o comentário? Nada contra os anônimos, naturalmente, mas acho essa coisa tão impessoal...
Enfim, olha, como dito na última resposta, a reversão do software do aparelho às configurações de fábrica faz com que tudo volte a ser como dantes no Quartel de Abrantes. Todavia, se há dados que você gostaria de preservar, faça um backup na nuvem, no seu tablet, no PC, enfim... Afinal, seguro morreu de velho.
Até mais ler.

Unknown disse...

ola,fui ver nas configuraçoes a memoria interna do meu celular,e a maior parte estava ocupada com fotos audios e videos,entao tranferi todos para o cartao de memoria e quando volto nas configuraçoes continua mostrando a mesma quantidade no armazenamento interno,como se nao tivesse liberado nada de espaço.gostaria de saber se mesmo apos tranferir esses dados para o cartao de memoria eles continuam na memoria interna do aparelho,e como poso removelos para liberar espaço.obrigado!!

Fernando Melis disse...

Bem, passamos de "anônimo" para "unknown", o que, se não é um progresso, não deixa de ser uma mudança (rs).
Enfim, trançando um paralelo com os PCs, quando se passar um arquivo para outro drive, ele é simplesmente copiado, ou seja, passa a existir tanto na unidade original como na de destino.
Não sei qual a marca, o modelo ou o sistema operacional do seu telefone, mas ouso supor que foi isso que aconteceu. Faça um backup externo(no PC ou num tablet), por via das dúvidas, e apague os dados da unidade original. Se não resolver, rooteie seu smartphone para abrir seu leque de opções no controle do aparelho. Pesquise o Blog usando os termos-chave adequados para localizar as postagens que eu já publiquei a propósito desse assunto.
Boas Festas.

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando. Tenho um omnia w com windows phone 7.5 e quero vendê-lo mas gostaria de ter certeza q ninguém terá acesso aos meus dados. Somente restaurar as configurações de fábrica basta?
Obrigada

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Pensei que isso tivesse ficado claro na postagem, mas vamos lá: Via de regra, no âmbito da normalidade e dos usuários comuns, a reversão do telefone às configurações de fábrica é suficiente para resguardar sua privacidade, no caso de passar adiante o aparelho. No entanto, pode não bastar para impedir alguém que REALMENTE QUEIRA GARIMPAR OS DADOS DO USUÁRIO ANTERIOR e tenha know-how e recursos para tal. Mal comparando, é o mesmo que trancar o carro e acionar o alarme - prática que inibe a ação de malfeitores pé-de-chinelo, que se aproveitam de um momento de distração do motorista (vidros abertos, portas destrancadas, chave esquecida na ignição, e por aí afora). No entanto, se um ladrão de automóveis experiente quiser roubar um veículo específico, ele o fará, não obstante as portas trancadas, o alarme acionado, a trave de volante ou o que mais for. No pior dos cenários, ele apontará uma arma para o motorista e exigirá as chaves. Simples assim.
Por isso que eu mencionei na postagem alguns programinhas que se propõem a fazer uma limpeza mais profunda, digamos assim. Se achar necessário (sei lá eu quais os segredos de Estado que você armazena na memória do seu telefone), execute um deles, ou todos eles (um por vez, naturalmente). Ou ainda reverta o aparelho às configurações de fábrica, tire fotos de paisagens ou outros motivos inocentes até entupir todo o espaço de armazenamento disponível, depois apague tudo e repita a operação mais duas ou três vezes. Aproveite o embalo para apagar os números de telefone, endereços de email e outros dados da sua agenda de contatos e, em seguida, torne a completá-la com nomes e endereços aleatórios (JUCA PATO 11 99999999 jucapato@PTCOURRUPTO.gov, por exemplo). Ao final, apague tudo outra vez e faça tudo novamente. Dá trabalho? Dá. Mas aí a coisa será realmente definitiva.
Para mais informações sobre esse tema, sugiro reler a atualização desta postagem, publicada sob o link http://fernandomelis.blogspot.com.br/2015/06/como-apagar-definitivamente-os-dados-no.html.
Bom Natal.

Anônimo disse...

Fernando, primeiramente parabens pela dedicação e conhecimento!
Usei o aplicativo diskdigger e recuperei algumas fotos, porém agora quero excluir definitivamente do meu smatphone (android) de modo que nao seja possivel recuperar pelo mesmo diskdigger.
Como devo proceder?
Obrigado!

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Via de regra, os passos sugeridos na postagem são mais do que suficientes para você poder passar adiante seu telefone com relativa segurança. Relembrando:
No caso de gadgets baseados no Android, acesse Configurações, selecione Backup e reset e escolha redefinir dados de fábrica. Nas versões anteriores a 4.0, pressione Menu a partir da tela inicial e selecione Configurações > Privacidade > Restaurar configurações de fábrica, role a tela de aviso até o final e selecione Redefinir telefone. Nas versões mais recentes, acesse Configurações, selecione Backup e reset e, na tela seguinte, escolha redefinir dados de fábrica. No iOS, selecione Configurações > Geral > Redefinir > apagar todo conteúdo e configurações, e no Windows Phone 7, selecione Menu > Configurações de aplicativos do sistema > Sobre > Redefinir telefone.
Mas não custa ler as respostas aos demais comentários - sempre se pode extrair delas alguma informação adicional.
Note que o melhor a fazer é configurar seu smartphone para armazenar NO CHIP ou num CARTÃO DE MEMÓRIA (e JAMAIS NA MEMÓRIA INTERNA DO APARELHO) a agenda de contatos, os vídeos, as fotos, as mensagens de texto e outros itens que você deseja manter privados. Assim, basta remover o chip ou o memory card antes de descartar, doar ou revender o telefoninho para estar sossegado, pelo menos nesse particular.
Espero ter ajudado.

Tony disse...

Boa noite, sou o Tony.
Como faço pra apagar fotos já deletadas da galeria sem fazer esse back up. O sistema é um Android 4.4.4. Instalei esse secure delete, mas ele não busca esses arquivos já deletados. Tem algum app que faz isso com eficácia? Grato

Fernando Melis disse...

Oi, Tony.
Sugiro seguir o link http://fernandomelis.blogspot.com.br/2015/06/como-apagar-definitivamente-os-dados-no.html e ler a postagem E OS COMENTÁRIOS. Não que eu esgote o assunto no artigo em questão, mas acho que ali existem informações mais que suficientes para tirar a maioria das suas dúvidas.
Abraços, volte mais vezes e escreva sempre que quiser.

Tony disse...

Oi Fernando, li o post...
Mas é o único jeito? Não tem como escapar dessa restauração? Não existe um app que busque esses arquivos já deletados? Obrigado de novo.

Fernando Melis disse...

Oi de novo, Tony.
Não que eu conheça, mas confesso que nunca me preocupei em pesquisar; portanto, talvez você encontre alguma coisa se fuçar a Web.
Volto a lembrar que a melhor solução, a meu ver, é sempre a preventiva: configure seu telefone para armazenar seus contatos, mensagens, fotos, vídeos e outros que tais num cartão de memória e ganhe em segurança, praticidade e capacidade de armazenamento - tendo em vista que a memória interna oferecida pela maioria dos smartphones ainda é bastante miserável.
Abraços e até a próxima.

Anônimo disse...

Tenho um iphone 5S, tinha fotos e arquivos no meu celular de extrema importância e que de modo algum alguém possa ter acesso essas fotos. Apaguei essas fotos e fui em lixeira e apaguei do mesmo!

o Sr disse que apagar as fotos e formatar o celular ainda assim iria deixar rastros... Pois bem, pra mim apagar essas fotos e arquivos DEFINITIVAMENTE sem quaisquer chances de recuperação dos mesmos, eu teria que fazer uma sobrescrita em cima das fotos? Como eu faço essa sobrescrita? E posteriormente, como eu vou saber se a "sobrescrita" realmente deletou definitivamente as fotos do celular?

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônimo.
Acredito que o apagamento definitivo que você aplicou é mais que suficiente para evitar que alguém acesse seus arquivos.
No mais, sobrescrever os arquivos significa gravar outros no espaço de memória que eles ocupavam (uma ou sucessivas vezes), provendo uma camada adicional de proteção, que, para um usuário comum, vai além do necessário. Enfim, cada um sabe onde lhe aperta o calo.
Note que existem apps que fazem esse trabalho, tanto no HD do computador quanto na memória interna de smartphones, mas acho que você não precisa chegar a esse grau de paranoia (no bom sentido).
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Oi sou eu denovo do Iphone 5S...

Pois bem, quantas fotos aleatórias eu tenho que tirar para conseguir sobrescrever os arquivos?

E não entendi na parte que vc explicou de como eu vejo se realmente deletou...

Tenho documentos de trabalho que jamais alguém possa ter acesso, fotos também! Quero que me ajude, irei vender o aparelho a um desconhecido na OLX, vai que ele tenta usar programas pra recuperar essas fotos e arquivos? De qual modo o sr me da certeza que irá ser irrecuperável?

OBRIGADO.

Anônimo disse...

Olá, tenho um IPhone 4 e tinha fotos de uma ex namorada comprometedoras. Apaguei elas do meu celular. O que tenho que fazer para deletar pra sempre essas fotos que ficam "invisíveis" na memória do meu celular mesmo apagando-as? qual melhor jeito de fazer isso e tornar impossível recupera-las com esses "programinhas"?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimos.

Ao primeiro: Quando você não conseguir mais visualizar as fotos, saberá que elas foram apagadas. Para ter certeza de que estão realmente irrecuperáveis, seria preciso instalar e rodar um programinha destinado à recuperação de arquivos e coisa e tal, mas acho que não há necessidade. No mais, caso esse tipo de preocupação seja um constante para você, sugiro optar por um smartphone que suporte cartões de memória e configure-o para salvar seus dados pessoais/confidenciais nessa mídia. Assim, quando for vender ou doar o aparelho, será preciso apenas remover o cartãozinho (que pode até ser instalado no aparelho novo, evitando a tradicional trabalheira de transferir contatos da agenda e copiar arquivos em geral).

Ao segundo: Você encontra as informações solicitadas nas respostas aos comentários dos demais leitores que participaram desta "conversa". No mais, tenha em mente que seria impossível eu criar postagens em que abordasse o procedimento em cada marca e modelo de aparelho, razão pela qual minhas informações são genéricas, digamos assim, e servem apenas como referência, cabendo ao leitor adequá-las a seu caso específico.
Da mesma forma que na resposta anterior, ressalto o fato de optar por um aparelho que suporte cartões de memória é a melhor maneira de evitar toda essa celeuma. Pense nisso quando for trocar de telefone. Nada contra o iPhone, naturalmente (a não ser, talvez, o preço absurdo praticado no Brasil), mas há excelentes opções baseadas no Android de diversos fabricantes conceituados - que não ficam devendo nada ao telefoninho da Apple e, de quebra, custam um pouco menos).
Obrigado pela participação. Volte mais vezes e escreva sempre que quiser.

Anônimo disse...

Entendi perfeitamente, mas no caso do meu IPhone eu tenho que sobrescrever dados em cima das fotos apagadas para deletar definitivamente, isso eu sei, mas a minha dúvida é quantas fotos no mínimo devo tirar aleatóriamente para ter certeza de que foram realmente apagadas para sempre?

Nos meus cálculos eu tirei umas 500 fotos aleatórias e apaguei as mesmas. Seria o suficiente para sobrescrever?

DESCULPE AS PERGUNTAS...

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.

Vai depender de quantos arquivos havia para sobrescrever, e da quantidade total de espaço que eles ocupavam na memória do aparelho. Vai aqui mais uma sugestão para facilitar o trabalho:
1 ― Conecte o telefone ao computador.
2 ― Desbloqueie e aparelho e, na mensagem que será exibida, toque em CONFIAR.
3 ― Em COMPUTADOR (ou MEU COMPUTADOR, dependendo da edição do seu Windows), abra o item APPLE PHONE, acesse a pasta DCIM, em INTERNAL STORAGE, pressione o atalho CTRL+A para selecionar todas as imagens e a tecla DELETE para apaga-las.
4 ― Clique em SIM para confirmar e aguarde a conclusão do processo.
5 ― Finalmente, transfira para o telefoninho arquivos (fotos, vídeos ou o que for) tantos quantos bastarem para ocupar todo o espaço livre na memória e, em seguida, apague tudo outro vez. Se quiser, repita mais uma ou duas vezes e, ao final, apague tudo e volte a usar o aparelho normalmente.

Para fazer um serviço como se deve, com segurança em nível militar, sugiro usar o SAFE ERASER, que tem versões tanto para iOS quanto para ANDROID (para mais informações e download, acesse https://www.wondershare.com.br/iphone-dados-apagador/).

Anônimo disse...

Ok, vou fazer isso, mas se eu jogar essas fotos aleatorias na pasta do celular pelo computador, posso apagar elas pelo próprio computador ou terei que fazer isso manualmente pelo celular?

Fernando Melis disse...

Anônimo:
Quando você liga o celular ao computador, o primeiro passa a ser exibido no Explorer como um dispositivo de armazenamento de dados, da mesma forma que o HD, um pendrive, etc. Assim, você pode selecionar, apagar ou transferir arquivos mais facilmente do que faria diretamente pelos comandos do telefone. Daí a minha sugestão.

Anônimo disse...

Então apagar pelo computador sobrescreve também?

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônimo.
Se apagar apaga, gravar também sobrescreve. E como dito, fica bem mais fácil fazer dessa maneira do que através dos comandos do telefoninho.
Até mais ler.

Anônimo disse...

Oi denovo, fui fazer o procedimento e não dá pra copiar as fotos pro celular pelo meu computador. Só dá pra enviar as fotos do PC pro celular pelo ITunes, e para apagar consigo pelo meu computador com o cabo de dados... Esse procedimento também é válido?

Fernando Melis disse...

Oi de novo novamente (risos)

Os dispositivos da Apple são conhecidos pela sua facilidade de uso e, na hora do gerenciamento de dados, todos os gadgets da marca da maçã usam o iTunes para efetuar a sincronização com o computador. Com ele, você pode administrar toda a sua biblioteca de vídeos, fotos, músicas e aplicativos adquiridos na AppStore e sincronizar o conteúdo com o seu aparelho. Todavia, apagar os arquivos via PC, conectando o telefoninho através de um cabo de dados, é uma opção válida e perfeitamente adequada.

Anônimo disse...

Oi desculpa incomodar novamente, fiz todo o procedimento, o computador detectou um tipo de vírus. Deu procedimento válido. O que seria (risos) ?

Anônimo disse...

IAE, GOSTARIA DE SABER O QUE É MAGNITUDE EXTERNA PRO MEU TRABALHO DE PORTUGUÊS

Anônimo disse...

É NÓIX MALUCO, AJUDOU MUITO! GANHOU UM INSCRITO !

Anônimo disse...

Obrigado amigo, me ajudou bastante!

Anônimo disse...

como faço para apagar fotos apagadas

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimos.

1 - O vírus pode ser exatamente isso: um vírus (ou malware, melhor dizendo, já que esse termo remete a programinhas maliciosos e mal-intencionados, quaisquer que sejam eles, e não apenas a vírus eletrônicos). Então vasculhe os arquivos com sua ferramenta de segurança (ou utilize um serviço online confiável - já sugeri uma porção deles aqui no Blog; basta inserir "antivírus online" ou "segurança" no campo de buscas e vasculhar as postagens identificadas) e veja se consegue remover a ameaça, caso o arquivo malicioso não tenha sido eliminado durante a "faxina".

2 - Sugiro pesquisar no Google.

3 - Obrigado, amigo. Visite também minha comunidade de informática na rede .Link. O endereço é http://informatica.link.blog.br.

4 - Que bom que ajudou. Volte mais vezes e escreva sempre que quiser.

5 - Releia a postagem e as respostas aos comentários dos demais visitantes e você certamente irá encontrar o que precisa saber para apagar suas fotos.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

SAFE ERASER apaga as fotos definitivamente sem deixar rastros? ou apaga registros?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Obtenha mais informações sobre o programa copiando e colando o link http://zip.net/bhtgg9 na barra de endereços do seu navegador.
Continue acompanhando o Blog; devo publicar uma matéria atualizada sobre o apagamento definitivo de arquivos ainda neste mês.
Volte sempre e escreva quando quiser, ok?

Anônimo disse...

vlww

Marco disse...

Bom dia, eu repus o meu smartfone como veio de fabrica e depois gravei um video que ocupou toda a memoria, a seguir apaguei esse video, ainda é possivel recuperar ficheiros que eu tinha no smartfone?

Fernando Melis disse...

Sua dúvida é a mesma de outros comentaristas, e já foi esclarecida em algumas das respostas que eu deixei até aqui - embora tenha procurado deixar claro na postagem que o apagamento definitivo dos arquivos se dá depois que eles são sobrescritos, e que algumas ferramentas os sobrescrevem diversas vezes para aumentar o nível de segurança em relação a uma tentativa de recuperação através de ferramentas poderosas. Se você procedeu como disse, acredito que poderá ficar tranquilo se passar adiante seu aparelho, já que seus segredos de estado e teorias de conspiração capazes de mudar os destinos do mundo estarão protegidos dos curiosos de plantão.
A propósito, diante dessa cachoeira de dúvidas - a maioria das quais redundante, cumpre salientar -, resolvi retomar o assunto nos próximos dias 31 de maio e 1º de junho. Portanto, não deixe de acompanhar o Blog.
Obrigado pela participação, abraços e até mais ler.

Anônimo disse...

Amigo aonde baixo esse sare eraser? meu celular é um iphone 6

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Mais informações e download do programinha em http://iphone-eraser.en.softonic.com/
Boa sorte.

Anônimo disse...

Bom dia gostei muito das dicas que vc passou aqui fácil e rápido para resolver. Estou me separando e descobri que meu marido fez uma pasta no celular e no email com fotos que eu mandava pra ele como todo casal normal... Mas acredito que queira postar isso na rede infelizmente como represália pela separação, estou muito preocupada do seu email eu consegui apagar tudo agora falta do seu celular... Como faço para apagar definitivamente dos dois Celular Galaxy A5 e do Yahoo? Sei que não é 100% mas gostaria muito de saber. SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO

Fernando Melis disse...

Oi, Anônima.
Esse tema foi abordado em outras postagens. Para acessar a mais recente, siga o link
http://fernandomelis.blogspot.com.br/2016/05/de-volta-exclusao-segura-de-arquivos-no.html
Basicamente, o procedimento é o mesmo para todos os smartphones com sistema Android, embora os menus e as nomenclaturas possam variar um pouco, conforme a versão do sistema, marca e modelo do aparelho.
Quando você diz "apagar as fotos do Yahoo!", presumo que se refira ao provedor de email do seu marido. A maneira convencional é acessar a conta do maridão (você terá de saber o nome de usuário e senha), localizar a pasta desejada e excluí-la. Não tem mistério, a não ser no que diz respeito ao login - que você só poderá fazer se souber os dados necessários.
Lembre-se de que existe a possibilidade de seu consorte ora desafeto ter enviado uma cópia da pasta com as fotos para um drive virtual (na nuvem), de maneira que, sem querer deixá-la com a pulga atrás da orelha, você nunca saberá se ele não tiver lhe contado, já que, pelo modo como você descreve a situação, isso é coisa que, agora, ele não fará.
Não sei se ajudei; qualquer dúvida, volte a escrever.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Oi Fernando, então, gostaria de saber como faço pra apagar definitivamente as fotos do meu motog1, pois não tenho PC e sei q fotos excluídas ainda ficam na memória! Não tem como ver as fotos pelo cel e apagar definitivamente sem ser pelo PC?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Eu recomendo fazer esse procedimento usando o computador. Todavia, nada o impede de fazê-lo a partir do próprio smartphone. Como eu disse, o programinha que faz a "mágica" é um executável e roda a partir de um pendrive. Caso não seja possível plugar um drive de mídia removível no aparelho, você deverá procurar no Google Play ou na Apple Store um aplicativo como o que eu sugeri na postagem que possa ser instalado no Android ou no iOS, conforme o sistema operacional do seu telefone.
Ainda assim, acho que você deveria recorrer a algum amigo que disponha de um computador e realizar o trabalho nos moldes sugeridos na postagem.
Para mais detalhes sobre esse assunto, reveja as postagens http://fernandomelis.blogspot.com.br/2016/05/de-volta-exclusao-segura-de-arquivos-no.html e http://fernandomelis.blogspot.com.br/2016/06/exclusao-definitiva-de-arquivos.html.
Espero ter ajudado. Abraços, volte mais vezes e escreva sempre que quiser.

Anônimo disse...

E qual seria o nome do APP que faz isso?

Fernando Melis disse...

Oi de novo, anônimo.
Além dos que eu citei nesta postagem e nas duas outras cujo link eu sugeri que você consultasse, sugiro o FoneEraser, que destrói os dados de forma simples e rápida, torando-os irrecuperáveis até mesmo pelos bisbilhoteiros mais obstinados. Para mais informações e link para download do aplicativo, acesse minha postagem do último dia 4 (http://fernandomelis.blogspot.com.br/2016/10/dicas-para-usar-seu-iphone7.html).
Há uma infinidade de apps que destroem os dados de maneira irrecuperável, tanto pagos quanto gratuitos, e ainda que a maioria rode no Windows, alguns têm versões portáteis (que dispensam instalação e podem ser executadas diretamente de um pendrive) e outros, versões para dispositivos ultraportáteis, tanto com sistema iOS quanto Android.
Aliás, eu disse isso na resposta anterior, bem como sugeri que você fizesse uma busca na Apple Store ou no Google Play - já que não sei qual é o sistema do seu smartphone.
Volto a dizer que acho mais recomendável (além de ser bem mais fácil) realizar o procedimento a partir de um PC, mas isso fica a seu critério, naturalmente.
Bom domingo, abraços, e até mais ler.

Anônimo disse...

bom dia Fernando, por favor me esclareça uma dúvida, passei umas fotos confidenciais do celular para o pc, pois, desejo excluir definitivamente, quero utilizar o revo installer, depois de executado quais as chances de alguém recuperar essas fotos, por favor agradeço!

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.

Esse tema voltou a ser abordado em postagens mais recentes. Para acessar a última que eu publiquei, siga o link
http://fernandomelis.blogspot.com.br/2016/05/de-volta-exclusao-segura-de-arquivos-no.html.

No mais, leia os comentários deixados nesta e naquela postagem, e as respostas que eu ofereci aos leitores, já que a maioria das dúvidas eram bastante parecidas (com a sua, inclusive).
Obrigado por participar, volte sempre e escreva quando quiser.

Arthur disse...

Boa tarde...Por favor,preciso de ajuda...Todos os vídeos,fotos que eu apago no meu moto g3...Se eu desligar o celular,quando ligo novamente...Tudo que eu apaguei no celular,volta novamente...Fico com pastas duplicadas de fotos e vídeos por causa disso...O que eu faço...Aguardo instruções... Obrigado.

Fernando Melis disse...

Oi, Arthur.
Esse assunto foi abordado em detalhes em pelo menos mais duas postagens - que você pode ler seguindo os links:

http://fernandomelis.blogspot.com.br/2015/06/como-apagar-definitivamente-os-dados-no.html

http://fernandomelis.blogspot.com.br/2016/05/de-volta-exclusao-segura-de-arquivos-no.html

Além dos textos propriamente ditos, leia os comentários e as respostas que eu lhes ofereci. Acho que as informações serão suficientes para dirimir suas dúvidas.

Via de regra, a melhor maneira de excluir todas as modificações que você fez na configuração do smartphone, aí incluídos os arquivos que salvou (imagens, mensagens, vídeos, músicas, etc.) é restaurando o aparelho às configurações originais de fábrica (consulte a documentação do seu aparelho e/ou oriente-se pelas informações publicadas nas postagens).

Não sendo o caso de você pretender passar seu smartphone adiante, ou seja, se quiser apenas apagar definitivamente seus arquivos pessoais, recomendo utilizar um dos programinhas igualmente sugeridos nas postagens (e/ou nos comentários) e realizar a exclusão pelo computador (conectando o celular ao PC através de uma portinha USB, você poderá acessar a memória do aparelho como se fosse uma unidade lógica do próprio PC). O procedimento é relativamente simples, prático e seguro.

Para concluir, caso seu telefone suporte um cartão de memória, o melhor a fazer é configurá-lo para que seus arquivos sejam gravados no SD Card, e não na memória interna do dispositivo. Assim, basta você remover o cartãozinho de memória para ter consigo os dados (e acessá-los de outro celular, por exemplo), ou simplesmente apagar o cartãozinho (ou destruí-lo) para eliminar definitivamente essas informações.

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Bom dia!
Acabei conectando meu celular ao computador do meu serviço e exclui umas fotos mais estou preocupada pois fui na lixeira e elas não estavam lá pra aonde foram gostaria de apagar isso tudo para não ter problemas depois aqui na empresa você poderia me ajudar?

Fernando Melis disse...

Oi, anônimo.

Eu precisaria de mais detalhes para dizer alguma coisa mais consistente. Mas posso lhe adiantar que, dependendo da configuração do sistema, os arquivos que você deleta não passam pela Lixeira. Mas nada garante que eles não possam ser recuperados com programas específicos. Todavia, assim que o espaço que eles ocupavam for sobrescrito por novos arquivos, essa possibilidade deixa de existir.
Sugiro que, numa próxima oportunidade, você não use o computador da empresa para isso. Faça em casa ou baixe um aplicativo no próprio celular. Há uma porção de programinhas que apagam "definitivamente" os arquivos dos telefoninhos, tanto para a plataforma Android quanto para o sistema da Apple.
Qualquer coisa, volte a escrever.
Obrigado pela participação, abraços e até uma próxima vez.