segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MS WORD - SUTILEZAS

Não sei se devido ao calor senegalês ou à aproximação das festas natalinas, a audiência aqui do Blog caiu barbaramente neste final de semana. As visualizações de páginas do sábado e do domingo (somadas) ficaram aquém das de sexta-feira - cuja postagem, aliás, mal contabilizou três dezenas de visitantes. Diante desse quadro, não é difícil imaginar como será nas semanas do Natal e do Réveillon...

Passando ao que interessa, muita gente usa o Word regularmente, mas desconhece muitas das “sutilezas” que ele esconde em suas configurações avançadas. Confira algumas delas: 

1.    Para “replicar” a formatação de um parágrafo em outro sem recorrer à ferramenta Pincel, use e abuse dos atalhos Ctrl+Shift+C e Ctrl+Shift+V (para copiar e colar a formatação, respectivamente).
2.    Você pode mover palavras, parágrafos ou blocos de texto selecionando-os e arrastando para a nova posição no documento, mas, se mantiver a tecla Ctrl pressionada durante a operação, verá que o objeto original será preservado e uma cópia será criada no local de destino.
3.    Selecione um parágrafo e, mantendo pressionada a combinação de teclas Shift+Alt, você poderá movê-lo para cima ou para baixo usando as teclas de seta.
4.    Mantenha a tecla Shift pressionada ao abrir o menu Arquivo do Word e repare que os comandos Salvar e Fechar serão substituídos por Salvar tudo e Fechar tudo – o que é útil para quem trabalha com vários documentos abertos ao mesmo tempo.
5.    Todo usuário do Word sabe selecionar uma porção de texto no sentido horizontal, mas poucos sabem que é possível fazê-lo também na vertical, bastando posicionar o cursor na coluna inicial e, mantendo pressionada a tecla Alt, arrastar até completar a seleção desejada.

Diversos comandos úteis não aparecem nos menus e barras de ferramentas do Word, mas você pode adicioná-los facilmente clicando em Ferramentas/Personalizar/aba Comandos. Feito isso, selecione a opção Todos os comandos na lista à esquerda (Categorias), localize o item desejado na lista à direita (Comandos) e arraste-o para uma barra de ferramentas ou menu. (Veja mais dicas em TechRepublic).

Abraços e até amanhã.