quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DICAS SOBRE ARQUIVOS .PDF

Não tenciono chover no molhado repetindo o que já disse sobre o PDF em diversas postagens (basta pesquisar o Blog para conferir), mas apenas relembrar a grande popularidade desse formato (criado pela ADOBE), cujos arquivos podem ser lidos através de programinhas bem mais leves e menos visados pelos cibercriminosos do que o READER Xcomo é o caso do FOXIT.

ObservaçãoNão me lembro se o FOXIT tenta nos enfiar goela abaixo o V9.com, o Ask ou ambos, de modo que é melhor pecar por ação do que por omissão: no caso do V9, clique em Iniciar > Todos os Programas, dê um clique direito na entrada referente ao INTERNET EXPLORER, selecione Propriedades e apague tudo que vem depois do sinal de fechar aspas no campo Destino da aba Atalho. Em seguida, clique em Aplicar e em OK e recorra às opções do browser para reconfigurar sua página inicial. No caso do Ask, depois de desinstalá-lo (preferencialmente usando o REVO UNISTALLER ou o IOBITUNINSTALLER) e certificar-se de que ele realmente desapareceu da lista de programas instalados, abra o Editor do Registro, clique em Editar > Localizar, digite Start Page e substitua o endereço http://br.ask.com?o=101687&l=dis por outro de sua preferência (como o daqui do Blog, por exemplo).

Existem dezenas de leitores de PDF gratuitos e muito bons, como o NITRO READER 3 e o SUMATRA PDF, por exemplo. Para criar arquivos nesse formato, experimente o PDF CREATOR ou recorra a serviços online como os oferecidos em www.expresspdf.com www.pdfonline.com;  para transformá-los em documentos .DOC (que podem ser editados no MS Word), use o PDF-TO-WORD-CONVERTER. 

ObservaçãoCaso você tente copiar o conteúdo de um arquivo .PDF (todo ou em parte) e o botão direito do mouse e o comando Ctrl+C não funcionarem, clique aqui para criar uma versão desbloqueada do arquivo protegido (depois é só salvá-la no seu HD e editá-la como quiser, a qualquer momento e sem qualquer restrição – só não se esqueça de marcar a caixinha ao lado de I accept the terms and conditions).

Abraços a todos e até amanhã.