quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LIMPEZA E MANUTENÇÃO – SEU WINDOWS NOVO DE NOVO (final)


Da mesma forma que os freewares sugeridos no post de anteontem superam o desinstalador nativo do Windows, suítes de manutenção como o CCleaner e o Advanced System Care dentre outras já analisadas aqui no Blog – não só proporcionam resultados superiores ao das ferramentas nativas do Windows como oferecem uma vasta gama de funções adicionais (vale a pena conferir).
Para desfragmentar o HD, eu sugiro o PuranDefrag, o Auslogics Disk Defrag e o Defraggler, que são gratuitos e fazem seu trabalho de maneira rápida e eficaz.
Para desfragmentar o Registro do Windows, o Free Registry Defrag/Compact é uma excelente opção (melhor ainda se usada em conjunto com o Registry Clean Expert, do mesmo fabricante, mas, nesse caso, findo o prazo (15 dias), você precisa gastar uns trocados para ter acesso ao Life Time Free Upgrade, de modo que talvez prefira ficar com uma alternativa gratuita, como o Easy Cleaner).
Já para dispor de um verdadeiro "canivete suíço" gratuito, reveja minha análise do TweakNow PowerPack 2012 – que, dentre diversos recursos, conta com módulos que tanto limpam quanto desfragmentam o Registro.
Antes de dar o trabalho por encerrado, assegure-se de que seu sistema esteja devidamente atualizado (para programas “não Microsoft”, sem prejuízo do serviço online e do software residente oferecido pela Secunia, você encontrará outras opções interessantes clicando aqui.
Não deixe também de conferir o nível de proteção oferecido pelo seu antivírus com o SPYCAR e de obter uma segunda (ou terceira, ou quarta) opinião com serviços online como os oferecidos pelo HouseCall, ActiveScan ou Kaspersky (dentre diversas outras opções já sugeridas aqui no Blog).
Agora que seu software está “nos trinques”, providencie um pacote de Perfex, um aspirador portátil, um pincel de cerdas macias, uma solução de água e detergente neutro, e siga as dicas publicadas nos posts de 29.03.07 (e seguinte) e de 04.11.08 (e seguinte).

Boa diversão.