quarta-feira, 13 de março de 2013

WINDOWS 7 - PROGRAMAS PADRÃO


Já vimos o que são “extensões” de arquivos, como associá-las aos respectivos aplicativos a partir da janela Abrir com... e o que fazer quando o Windows não consegue abrir um determinado arquivo (para mais detalhes, clique aqui). No post de hoje, abordaremos a opção Programas Padrão, presente no Windows 7, que pode ser convocada via menu Iniciar (basta clicar no comando correspondente).

Observação: O Windows vem configurado para ocultar as extensões comuns de arquivos (para evitar que usuários iniciantes façam alterações indevidas), mas é possível modificar esse ajuste pressionando as teclas Windows + E, clicando em Organizar/Opções de pasta/Modo de Exibição e desmarcando a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos.

Enfim, indo direto ao ponto:
  • Definir os programas padrão permite-nos eleger qualquer programa da lista para manipular todos os arquivos e protocolos que ele suporta.
  • Associar um tipo de arquivo ou um protocolo a um programa, como o próprio nome indica, significa fazer associações específicas (basta escolher a opção e clicar em Alterar Programa na parte superior da tela).
  • Alterar configurações de Reprodução Automática permite-nos escolher o que fazer com arquivos de mídia – reproduzi-los automaticamente, abri-los usando o Windows Explorer, executá-los com algum aplicativo específico ou mesmo não adotar qualquer ação.
  • Em Definir Acesso a Programas e Padrões do Computador, modificamos aplicativos usados para determinadas atividades, como navegar na Web, enviar email, reproduzir arquivos de áudio e vídeo, por exemplo.
Tenham todos um ótimo dia.