segunda-feira, 6 de maio de 2013

MÚSICA, LETRA, MELODIA e CIA. LTDA.


Quase todo mundo gosta de música, embora o que alguns consideram como tal faz de penico os ouvidos alheios, sem mencionar os sacripantas que andam com o som “no último”, alta madrugada, impondo à vizinhança sua variante auditiva de coprofagia, mas isso já é outra história.
Menos detestável – mas igualmente desagradável – é o hábito que muita gente tem de aborrecer parentes e amigos assoviando (ou cantarolando) trechos de canções cujo título, letra, nome do autor ou do intérprete lhes foge à memória. Nessas circunstâncias, a Web pode ser a solução (ainda que não sejam 100% infalíveis, as dicas que eu relembro a seguir funcionam na maioria dos casos e, quando não funcionam, ao menos evitam que as pessoas fujam de você feito o Diabo da Cruz):

Sabendo alguns trechos da canção, você já tem um ponto de partida: caso a letra seja em português, pesquise no Google por +letra+“trecho da música – exemplo: +letra+“vi tanta areia andei”+“rosas vou levar”, por exemplo, para encontrar “Andança” (se a letra for em inglês, o caminho é +lyrics+“trecho da música).

No site MIDOMI você pode tentar descobrir o nome de uma música cantarolando um trechinho dela, e se você souber o nome do intérprete, a coisa fica mais fácil, pois muitos sites que vendem CDs têm amostras de músicas. Em http://www.amazon.com, por exemplo, basta pesquisar por MP3 Music – e digitar o nome do cantor ou da banda – para visualizar o acervo disponível e até ouvir a reprodução de alguns trechos.

Outras opções interessantes são o TUNATIC (muito competente e extremamente rápido, embora costume acertar o nome da música e trocar o nome do artista), o NAME MY TUNE (onde você cantarola a canção cujo nome não se lembra e aguarda até que alguém a ouça e tire sua dúvida) e o MUSIPEDIA (que oferece um piano virtual para você tocar trechos da melodia, além de ser capaz até de “ler” partituras em .PDF).

Um ótimo e melodioso dia a todos.