segunda-feira, 13 de maio de 2013

SERVIÇOS ONLINE EM VEZ DE APLICATIVOS


O Windows não provê todos os recursos de que precisamos para realizar nossas tarefas – até porque sua função é oferecer suporte aos demais programas e não executar o trabalho deles –, de modo que a instalação de softwares complementares é mais do que natural. No entanto, embora seja possível encontrar na Web miríades de freewares que pouco ou nada ficam devendo aos seus correspondentes pagos, entupir o HD de inutilitários é uma péssima ideia: ainda que seja possível remover o entulho a qualquer tempo, o mais indicado é evitar acumulá-lo.

Observação: Previna-se contra o SPYWARE baixando aplicativos somente dos sites de seus respectivos fabricantes ou de páginas de download confiáveis, como as do Baixaki e do Superdownloads e acompanhe atentamente a instalação para eliminar de plano quaisquer caronistas indesejáveis (barras de ferramentas para o navegador, motores de busca e outros que tais), já que fazê-lo posteriormente pode ser bastante trabalhoso (para saber mais sobre instalação de softwares, clique aqui  

Para manter o acúmulo de aplicativos em patamares aceitáveis, recorra sempre que possível a serviços baseados na Web, que podem ser rodados a partir do navegador (desde que você tenha uma conexão com largura de banda razoável, naturalmente). Você pode localizá-los através do seu motor de busca (digitando “editor de imagens online” em vez de simplesmente “editor de imagens”, por exemplo). Outra opção é recorrer a websites que centralizam esses serviços, como o SPOON. Basta instalar o plug-in, criar sua conta e escolher o software desejado – há de navegadores a games, passando por comunicadores, programinhas de conversão, plataformas de emails, editores, diagramadores, e muito mais. Ao final, basta fechar a caixa respectiva; como tudo roda virtualmente, nenhum resquício ficará armazenado em seu computador.

Até a próxima.