quarta-feira, 5 de junho de 2013

CUIDADO COM O PHISHING SCAM

CAUTELA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM!

Problema que afeta qualquer um que disponha de um endereço eletrônico, o  SPAM – nome dado às mensagens de email não solicitadas, enviadas em massa e geralmente com conteúdo comercial – ocupa espaço em nossas caixas postais e toma tempo para ser identificado e devidamente defenestrado, mas o aborrecimento que ele causa nem se compara ao de sua variação maliciosa, conhecida como PHISHING SCAM.
Essa modalidade de vigarice chega através de emails aparentemente provenientes de órgãos públicos, instituições financeiras ou empresas acima de qualquer suspeita (tais como Intel, Microsoft, Symantec, etc.). O conteúdo varia conforme a “isca”, podendo ir de uma simples chamada publicitária a golpes bastante rebuscados, mas o objetivo quase sempre consiste na obtenção de senhas, dados bancários e informações confidenciais que possam proporcionar lucro ao cibercriminoso.
Normalmente, as mensagens são bastante semelhantes às enviadas pelas empresas de cuja confiabilidade o cracker pretende se aproveitar, podendo até mesmo conter links para sites que são cópias fiéis dos verdadeiros. No entanto, embora haja exceções, a maioria delas peca por deslizes ortográfico/gramaticais em seus textos, como se pode ver na reprodução que ilustra esta postagem (as marcações são minhas).
Então vamos combinar: jamais abra anexos de emails ou clique em links sem antes conferir a autenticidade da mensagem. Lembre-se: não é difícil substituir o verdadeiro remetente por alguém de quem você não tem por que desconfiar. Aproveite o embalo e reveja esta postagem.

Abraços e até mais.