quarta-feira, 26 de junho de 2013

INTERNET – LARGURA DE BANDA, VELOCIDADE DE CONEXÃO e afins...

Será que todos os que dizem o que querem estão preparados para ouvir a verdade?

Por mais “poderoso” que seja o seu computador, a “velocidade” de navegação na Web depende de
diversas variáveis, dentre as quais as limitações previstas no contrato celebrado com seu provedor (que geralmente garante apenas 10% da largura de banda nominal), além das condições da Internet, que, em momentos de pico, fica tão congestionada quanto rodovias paulistas em véspera de feriado prolongado (são 19 h de uma quinta-feira; acabei de fazer uma medição e obtive o resultado que você pode conferir na figura ao lado).

Observação: Quem utiliza banda larga há alguns anos talvez nem se lembre do handshake – aquele som característico que a gente ouvia quando o modem analógico conectava o computador à Rede – e custa crer que, nos primórdios do acesso “rápido”, a velocidade de conexão ficava entre 128 e 256 Kbps (quilobits por segundo), já que a maioria dos planos atuais parte de 10 Mbps (Megabits por segundo).

Seja lá como for, não deixe de monitorar seu sinal em diversas situações (durante o dia, à noite, de madrugada, nos finais de semana, e por aí vai). Encerre qualquer aplicativo que possa influenciar o resultado do teste (navegador, servidor de emails, etc.), clique no botão speedtest.net/, na coluna à direita aqui do Blog, e siga as instruções. Diante de discrepâncias muito acentuadas, entre em contato com seu provedor ou  acesse www.abusar.org.br/ para registrar sua reclamação.

Observação: Roteadores wireless distribuem o sinal pela casa inteira e permitem que você acesse a Internet com seu laptop, tablet ou smartphone do quintal, da varanda, do dormitório ou mesmo do banheiro, mas tenha em mente que quanto mais usuários disputarem o sinal, mais lenta ficará a conexão. Para evitar pingentes não autorizados, proteja sua rede com uma senha forte (abra a Central de Rede e Compartilhamento e clique em Gerenciar redes sem fio).  

Um ótimo dia a todos e até a próxima.