segunda-feira, 3 de junho de 2013

SENHA DE LOGON NO WINDOWS 7 – COMO REMOVER

Nunca me sinto só. Gosto de estar comigo mesmo. Sou a melhor forma de entretenimento que jamais consegui encontrar.

SENHAS, como a maioria dos leitores certamente já sabe, são códigos alfanuméricos que funcionam como “chaves virtuais” (para saber mais, clique aqui), permitindo-nos fazer logon no Windows e acessar uma vasta gama de serviços online (Webmail, Orkut, Netbanking, Facebook, etc.).
Quem compartilha o PC com outras pessoas deve criar contas individuais protegidas por senha, de modo a resguardar a privacidade de cada usuário e evitar reconfigurações inadvertidas ou exclusões acidentais de arquivos alheios, por exemplo. Antes do XP, a política de contas de usuário e senhas da Microsoft não oferecia segurança alguma (bastava teclar ESC para burlar a tela de logon), mas nas versões mais recentes a história é outra – aliás, sei de gente que reinstalou o sistema por ter esquecido a senha de logon, o que está longe de ser a melhor solução (para saber mais, clique aqui).
Se ninguém além de você usa seu PC, a senha de logon pode ser desabilitada, até porque aquele estratagema para evitar a inicialização do XP em duas etapas não se aplica ao Windows 7. No entanto, tenha em mente que qualquer pessoa que tiver acesso físico ao computador (como o filho da faxineira, por exemplo) poderá ligá-lo e acessar o sistema sem restrição alguma.
No XP:

1. Na caixa Executar do menu Iniciar, digite “control userpasswords2” (sem aspas) e clique em OK.
2. Na guia Usuários, desative o item “Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
3. Quando o sistema pedir um nome de usuário e senha, informe o usuário padrão, digite uma senha (não deixe este campo em branco) e clique em OK.
4. Abra o Painel de Controle e, em Contas de Usuários, clique em “Alterar o modo como usuários fazem Logon ou Logoff” e desative os itens “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.
   
No Seven, basta acessar o Painel de Controle, clicar em Contas de Usuário, selecionar a conta desejada, inserir a senha atual e clicar em Remover Senha. Simples assim.

Observação: Quanto mais forem as senhas, mais difícil será memorizá-las, e da feita que não é recomendável usar a mesma palavra secreta para duas ou mais finalidades, o jeito é recorrer a gerenciadores como o LastPass, o KeePass ou o Roboform – dentre diversas outras opções já analisadas aqui no Blog. Assim, será preciso memorizar somente a senha de logon do sistema e a senha do gerenciador, que se encarregará de administrar as demais.

Um ótimo dia a todos. 

8 comentários:

Lu Cidreira disse...

É isso aí mestre, aqui após a instalação do Sevem fizemos isso mesmo, e cada um dos usuário tem suas senhas.
Já aconteceu quando no XP esquecer a senha que era uma só aí foi o maior rebuliço até meu filho desvendar o mistério e normalizando tudo.
Abraço

Carlos disse...

Olá Fernando !
O que são gadgets ?

Fernando Melis disse...

Oi, Luizão.
Essa é a melhor maneira de evitar problemas decorrentes do compartilhamento do uso do computador. Em tese, cada qual canta de galo no seu próprio terreiro sem "acordar" os demais.
Abraços, meu rei.

Fernando Melis disse...

Oi, Carlos.
Numa tradução livre, o termo Gadget significa “geringonça", mas, no léxico da informática, ele é usado para designar dispositivos como celulares, smartphones, tablets, câmeras digitais e quaisquer outros aparelhos (especialmente portáteis) que fazem a alegria dos aficionados por tecnologia.
Abraços e até mais ler.

Gordo disse...

Forte mesmo é a senha que você bota no BIOS. Abelhudos nunca mais.

Anônimo disse...

Mestre;
No antigo XP, cujos despojos estão aqui no HD sobre escrivaninha, não consigo acesso.
Tentei uma restauração do sistema e ele pede senha do administrador.
Eu mesmo instalei o S.O e não defini senha. Ninguém mais tocou nele.
Que pode ser ?

PS: Continuo sofrendo com o Seven e drivers de dispositivos.

Fernando Melis disse...

Oi, Gordo.
Mesmo assim, basta remover a bateria para limpar a memória CMOS e eliminar a senha. Enfim, nada é perfeito.
Abraços.

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Sugiro ler as sugestões que eu publiquei em http://fernandomelis.blogspot.com.br/2013/04/esqueceu-senha-de-logon-do-windows-e.html. Resguardadas as devidas proporções entre o tema dessa postagem e o problema que você denuncia, talvez alguma delas lhe ajude a contornar a dificuldade.
Se nada funcionar, leia este artigo http://www.hardware.com.br/comunidade/resetando-senha/286642/#post2185050 e depois me conte o resultado.
Abraços e até mais ler.