segunda-feira, 3 de junho de 2013

SENHA DE LOGON NO WINDOWS 7 – COMO REMOVER

Nunca me sinto só. Gosto de estar comigo mesmo. Sou a melhor forma de entretenimento que jamais consegui encontrar.

SENHAS, como a maioria dos leitores certamente já sabe, são códigos alfanuméricos que funcionam como “chaves virtuais” (para saber mais, clique aqui), permitindo-nos fazer logon no Windows e acessar uma vasta gama de serviços online (Webmail, Orkut, Netbanking, Facebook, etc.).
Quem compartilha o PC com outras pessoas deve criar contas individuais protegidas por senha, de modo a resguardar a privacidade de cada usuário e evitar reconfigurações inadvertidas ou exclusões acidentais de arquivos alheios, por exemplo. Antes do XP, a política de contas de usuário e senhas da Microsoft não oferecia segurança alguma (bastava teclar ESC para burlar a tela de logon), mas nas versões mais recentes a história é outra – aliás, sei de gente que reinstalou o sistema por ter esquecido a senha de logon, o que está longe de ser a melhor solução (para saber mais, clique aqui).
Se ninguém além de você usa seu PC, a senha de logon pode ser desabilitada, até porque aquele estratagema para evitar a inicialização do XP em duas etapas não se aplica ao Windows 7. No entanto, tenha em mente que qualquer pessoa que tiver acesso físico ao computador (como o filho da faxineira, por exemplo) poderá ligá-lo e acessar o sistema sem restrição alguma.
No XP:

1. Na caixa Executar do menu Iniciar, digite “control userpasswords2” (sem aspas) e clique em OK.
2. Na guia Usuários, desative o item “Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
3. Quando o sistema pedir um nome de usuário e senha, informe o usuário padrão, digite uma senha (não deixe este campo em branco) e clique em OK.
4. Abra o Painel de Controle e, em Contas de Usuários, clique em “Alterar o modo como usuários fazem Logon ou Logoff” e desative os itens “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.
   
No Seven, basta acessar o Painel de Controle, clicar em Contas de Usuário, selecionar a conta desejada, inserir a senha atual e clicar em Remover Senha. Simples assim.

Observação: Quanto mais forem as senhas, mais difícil será memorizá-las, e da feita que não é recomendável usar a mesma palavra secreta para duas ou mais finalidades, o jeito é recorrer a gerenciadores como o LastPass, o KeePass ou o Roboform – dentre diversas outras opções já analisadas aqui no Blog. Assim, será preciso memorizar somente a senha de logon do sistema e a senha do gerenciador, que se encarregará de administrar as demais.

Um ótimo dia a todos. 
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