segunda-feira, 10 de junho de 2013

WINDOWS 7 - PLANO DE FUNDO (ou WALLPAPER, ou PAPEL DE PAREDE)


Chi da pecora si fa, il lupo se la mangerà

Quem vê o PC como simples ferramenta de trabalho tem o plano de fundo na conta de mera frescura cosmética – o que, a rigor, até é compreensível. No entanto, se você fosse taxista e pudesse cumprir sua long jornada diária ao volante de um popular “pelado” ou de um modelo Premium com ar, direção, câmbio automático e outros mimos, qual seria a sua opção?

Observação: Quando eu dividia meu tempo entre Sampa e Rio, e, lá, o terraço exibia toda manhã o céu azul e o mar verdinho do Leblon com o morro Dois Irmãos ao fundo, dizia a mim mesmo que um dia como aquele jamais poderia ser totalmente ruim. 

Talvez uma foto paradisíaca não tenha o condão de afastar nuvens escuras ou cessar uma chuva torrencial que o fustiga, mas experimente contemplá-la durante alguns minutos com os olhos da imaginação e veja a diferença (eu, particularmente, que sempre achei isso pura bobagem, venho trocando meu wallpaper a cada dois ou três dias).
Tecnicamente, qualquer imagem publicada na Web pode decorar seu Desktop: basta dar um clique direito sobre ela, selecionar Definir como Plano de Fundo – ou Papel de Parede – e salvar a alteração. Caso seu navegador não ofereça essa opção, salve a foto em sua área de trabalho (ou na pasta que você preferir), dê um clique direito sobre ela e clique em Definir como plano de fundo da área de trabalho (devido a questões de formato e resolução, você obterá melhores resultados com os wallpapers disponíveis em websites especializados; basta pesquisar no Google).
Nas edições mais recentes do Windows, escolher o plano de fundo da área de trabalho exige apenas que você dê um clique direito num ponto vazio do Desktop, escolha Personalizar/Plano de Fundo da Área de Trabalho/Procurar, selecione o arquivo desejado e defina a Posição da Imagem. Caso queira alternar as fotos armazenadas na pasta como numa projeção de slides, basta ajustar o intervalo em Alterar Imagem a Cada: e confirmar em Salvar Alterações.
Por alguma razão que eu desconheço, a Dona Microsoft excluiu a troca do plano de fundo do rol de personalizações do Windows 7 SE, e ainda que seja possível burlar essa restrição através da edição manual do Registro, é mais fácil e seguro recorrer ao freeware StarterBackground Changer (para instruções em inglês sobre como utilizar o programinha, clique aqui).
Já na versão Home Basic, clicar com o botão direito do mouse num ponto vazio da área de trabalho não permite alterar o wallpaper ou proceder a outras configurações de aparência. Para tanto, é preciso acessar o Painel de Controle e clicar em Aparência/Vídeo/Plano de Fundo da Área de Trabalho. Já se a ideia for configurar a troca de imagens em intervalos pré-definidos, será preciso recorrer a programas de terceiros, como os freewares Any-Wallpaper e OceanisChange Background.
Um bom dia a todos e até amanhã, se Deus quiser.