terça-feira, 13 de agosto de 2013

SPYWARES, KEYLOGGERS e afins - MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR

Ele queria ser pobre um dia, porque ser pobre todo dia é duro...

Quem nos acompanha regularmente sabe que o keylogger é um tipo de spyware que se instala sub-repticiamente no sistema com o fito de registrar senhas e outras informações confidenciais que a você digita ao operar o computador – mesmo em teclados virtuais, onde os dados são inseridos com o uso do mouse.
Como os vírus tradicionais, essas pestes pegam carona em anexos de email, arquivos compartilhados via programas P2P e links maliciosos disseminados via correio eletrônico ou em salas de chat, programas de mensagens instantâneas e assemelhados. Uma vez coletados, os dados são enviados para o cracker de plantão, que acessa o site do banco, por exemplo, e faz um rombo no orçamento do infeliz.
Sem prejuízo daquelas velhas – conquanto ainda eficazes – recomendações que a gente vem repisando nas centenas de postagens já publicadas sobre segurança digital (para saber mais, use o campo de buscas, na parte superior esquerda da tela), abria o Editor de configuração do sistema (tecle Windows+R, digite msconfig na respectiva caixa de diálogo e pressione Enter), clique na aba Inicializar e cheque os executáveis que aparecem na lista (como nem sempre é fácil associá-los aos programas que os puseram ali, recorra à base de dados do Liutilities.com). Melhor ainda é instalar o ProcessQuickLink ou o Process Explorer, por exemplo (já analisados aqui no Blog), que são uma mão na roda para verificar se aqueles nomes estranhos remetem a programas legítimos ou não. Aliás, como o que abunda não excede, não deixe de recorrer também a programas que detectam e eliminam a maioria dos malwares do seu computador, como o Spyware Terminator, o SuperAntiSpyware ou o SpyCatcher Express, dentre tantos outros.

EM TEMPO: HOJE É DIA DE PATCH TUESDAY. NÃO DEIXE DE ATUALIZAR SEU SISTEMA.

Boa sorte a todos e até mais ler.
Postar um comentário