quarta-feira, 14 de agosto de 2013

WINDOW 7 - HORA NA INTERNET - SERVIDOR DE HORÁRIO - WIDGETS (relógio e meteorologia)

Ninguém é tão sábio que nada tenha a aprender, nem tão ignorante que nada tenha a ensinar.

Quem é fã de pontualidade deve se mudar para Londres, para a Suíça, ou para um bucólico município interiorano, já que é quase impossível cumprir compromissos de horário numa cidade como São Paulo, onde 7,5 milhões de veículos disputam uma malha viária obsoleta, planejada para a década de 70 (e olhe lá). Mesmo assim, acertar o relógio pelo horário do Windows é uma providência pra lá de recomendável, já que, uma vez sincronizado com um Time Server da Internet, o relógio do sistema oferece precisão similar à de um relógio atômico (cerca de 1 segundo por milhão de anos). Para tanto, basta abrir o miniaplicativo Data e Hora do Painel de Controle, clicar na aba Horário na Internet, em Alterar configurações, e então marcar a caixa de verificação respectiva.

Observação: Não é preciso se ater aos servidores de horário disponibilizados pela Microsoft, pois um acordo entre o ON (Observatório Nacional), que é responsável pela Hora Legal Brasileira, e o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), assegura que a hora certa seja distribuída gratuitamente via Internet por meio do NTP.br.

Devido ao espaço acanhado da Área de Trabalho, especialmente nos portáteis, é comum o usuário configurar a Barra de Tarefas para se auto-ocultar, o que dificulta a visualização do relógio. A alternativa natural seria habilitar o gadget nativo do Windows (talvez fosse mais apropriado dizer widget), mas como a própria Microsoft vem alertando para possíveis falhas que põem em risco a segurança do computador (para saber mais clique aqui, e para implementar automaticamente a correção do problema, aqui), sugiro acessar o
site http://www.respectsoft.com, cujos relógios, dentre outros recursos, oferecem cronometro, alarme, contador regressivo e sinal sonoro (semelhante ao de um sino, que tocam a cada hora cheia).
Se você faz questão de ter acesso rápido às condições do tempo, temperatura e previsão para os próximos dias, a área de links aqui do Blog inclui o Climatempo. No entanto, nada como ter um widget permanente na tela, com informações atualizadas em tempo real. Interessado? Experimente o http://www.accuweather.com/, que talvez ofereça informações mais acuradas no país de origem, mas não deixa de causar um efeito muito legal quando fixado no cantinho superior esquerdo do desktop (minha opção; você pode arrastar o seu para onde achar melhor).

Um grande abraço e até a próxima. 
Postar um comentário