quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CELULARES DE VÁRIAS OPERADORES - DICAS, VANTAGENS E QUE TAIS

No Brasil, tudo que o governo controla funciona mal e/ou é deficitário.

Já pensou em desembolsar o equivalente ao preço de um carro popular para ter uma linha telefônica? Pois chegamos a esse despautério com o malsinado Sistema Telebrás, criado em 1966, durante os “anos de chumbo” da ditadura militar. Mas se o tal plano de expansão (vinculado à aquisição de ações de uma coligada do Sistema Telebrás) ao qual éramos obrigados a aderir expandia alguma coisa, certamente não eram as redes, já que a instalação dos terminais raramente era feita no prazo previsto (24 meses). Então, quem não podia “se dar ao luxo” de esperar indefinidamente acabava recorrendo ao mercado negro, onde o preço das linhas flutuava conforme a famosa lei da oferta e da procura. No entanto, bastou o então presidente FHC privatizar as Teles – sob um dilúvio de protestos da oposição – para desemperrar o mecanismo: a título de ilustração, uma segunda linha que eu solicitei em 2001 foi instalada em 72 horas, e sua transferência para outro endereço, em 2004, foi efetuada em apenas 24 horas.
Observação: “Felizes” devem ter ficado aqueles que adquiriram dezenas de linhas para alugar ou revender (e reinvestir o lucro em mais linhas), já que, com ampla oferta e instalação imediata no mercado oficial, a existência do paralelo deixou de fazer sentido.

A quebra do monopólio estatal rendeu bons frutos também no âmbito da telefonia celular, propiciando rápida expansão da área de cobertura – que hoje abrange quase todo o território nacional – e o aumento significativo do número de linhas habilitadas – segundo a ANATEL, o número de celulares ativos no Brasil chega a 264 milhões, o que equivale a 1,3 aparelho por habitante.
Utilizar SIM CARDS de duas ou mais operadoras permite aproveitar as promoções oferecidas por cada uma delas (veja os exemplos das figuras abaixo), e se você acha desconfortável andar de um lado para outro carregando dois ou mais aparelhos, saiba que existem opções com suporte para 3 chips – caso do excelente LG A290 Tri Chip, que custa pouco mais de 200 reais.
Para usufruir plenamente dessas vantagens, é preciso inicialmente identificar a qual operadora pertence cada número da sua agenda (ou pelo menos aqueles para os quais você liga mais amiúde) para então decidir quais SIM CARDs você deverá adquirir (prefira os pré-pagos, para não ter aborrecimentos se e quando for dispensar o serviço). Para vincular os números às respectivas operadoras, recorra ao http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero.    
Embora a maioria dos planos inclua uma determinada quantidade SMS para envio gratuito ou por preço promocional, você pode economizar mandando seus “torpedos” gratuitamente a partir do site http://www.enviatorpedos.com/, para números das principais operadoras, bastando para tanto informar seu telefone, o número de destino, escrever a mensagem (até 120 caracteres), digitar o captcha e aguardar a confirmação do envio.
Um ótimo dia a todos e até mais ler. 
Postar um comentário