quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DICA – LAPTOP: CONEXÃO CABEADA vs. WIRELESS

O mundo precisa de fazedores e não de idealistas. Embora todo fazedor seja um idealista.

Quem usa um notebook como substituto do PC de mesa deve preferir a conexão cabeada, pois, além de mais estável, ela proporciona taxas de transferência de dados bem mais elevadas do que as redes wireless.
Para tirar a dúvida, clique no botão SPEEDTEST.NET (na coluna à direita da homepage aqui do Blog, logo abaixo do selo VEJABLOG), clique em Iniciar Teste e, ao final, anote os valores do ping, do download e do upload. Em seguida, desative a conexão wireless, conecte o PC ao roteador com um cabo Ethernet (aquele azul, com conectores RJ-45), refaça as medições e compare os resultados.

Observação: Quanto maiores as taxas de transferência – expressas em Megabits por segundo (Mbps) –, melhor a sua conexão, lembrando sempre que, nos serviços ADSL, os números do upload são significativamente inferiores aos do download. Já o PING corresponde ao tempo que o computador leva para enviar/receber pacotes de dados para/de outro computador (nesse caso, quanto menor o valor, melhor a conexão). Ao fazer as medições, encerre os demais programas que acessem a Web e procure repetir os testes em diferentes horários, inclusive durante a madrugada.

No teste que eu fiz, às 10h50min da manhã de um sábado, obtive 7ms, 15,87 Mbps e 3,57 Mbps com conexão Wi-Fi e 5ms, 38,85 Mbps e 7,63 Mbps com a cabeada.

Um ótimo dia a todos e até mais ler.