quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SONS DO WINDOWS, ARQUIVOS DE ÁUDIO E QUESTÕES AFINS

Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar a menor dúvida.

Aqueles tradicionais acordes que o Windows toca durante sua inicialização e encerramento tornaram-se uma espécie de marca registrada do sistema. No entanto, como diz um velho ditado,o que seria do verde se todos só gostassem do amarelo? Caso você não aprecie os sons atribuídos à inicialização, ao encerramento e a outros eventos do sistema, saiba que é fácil emudecê-los ou substituí-los por algo mais a seu gosto. Para tanto:

1.   Dê um clique direito no ícone que representa um pequeno alto-falante, na Área de Notificação, ao lado do relógio, e selecione a opção Sons.

2.   Na janelinha que irá se abrir com aba Sons selecionada, clique na setinha à direita da caixa Esquemas De Som, escolha um dos esquemas pré-definidos e clique em Aplicar > OK).

Note que isso fará com que todos os eventos aos quais o Windows atribui efeitos sonoros sejam modificados. Se a ideia for alterar (ou emudecer) somente os acordes da inicialização ou os sons associados a alguns eventos específicos, role a janela de Eventos de Programas para localizar o item desejado, selecione nenhum ou atribua o novo som, conforme o caso, pressione o botão Testar para conferir e, se estiver satisfeito com o resultado, clique em Aplicar > OK.

Observação: Você não precisa ficar atrelado às opções sonoras disponibilizadas pelo sistema: clique no botão Procurar para localizar e atribuir a um evento específico qualquer arquivo .WAV armazenado no PC (caso o arquivo esteja em outro formato, recorra ao Online-convert). Vale lembrar, por oportuno, que pode ser preciso editar o arquivo para extrair somente a porção desejada (não faz sentido atribuir à inicialização do Windows um faixa musical de quase quatro minutos, por exemplo). Para mais detalhes clique aqui.

Um ótimo dia a todos e até mais ler.