segunda-feira, 23 de setembro de 2013

WINDOWS 7 – COMO ACELERAR O BOOT E A INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA

A PUNIÇÃO PARA QUEM NÃO SE INTERESSA POR POLÍTICA É SER GOVERNADO POR QUEM SE INTERESSA.

Uma queixa recorrente dos usuários de PCs é a lentidão na inicialização do sistema – coisa que, ao que tudo indica, somente será solucionada quando os HDs eletromecânicos forem substituídos por drives de memória flash e o BIOS, pelo UEFI .
Como a evolução em questão não deve ocorrer da noite para o dia, manter o tempo de boot e carga do sistema em patamares aceitáveis exige a adoção de providências como:

1.   Manter o PC livre de crapware;
2.   Rodar a Limpeza de disco semanalmente;
3.   Desfragmentar o HD e a memória RAM a cada 15 dias;
4.   Manter o Registro do Windows limpo e compactado;
5.   Instalar programinhas como o StartupDelayer e o Bootvis (opcional).

Convém também revisar os aplicativos que pegam carona na inicialização do sistema e manter somente aqueles que são estritamente necessários – se você não se sentir à vontade para usar o msconfig, o gerenciador de inicialização do Advanced System Care e o startup optimizer do System Mechanic são opções pra lá de interessantes.
Usuários do Seven podem configurar mais núcleos do processador para agilizar o boot e os felizardos que dispõem das versões “top” do sistema, configurar os caronistas para carregar antes da tela de logon, o que deixa a inicialização ainda mais rápida. Para tanto:

·        Abra o Bloco de Notas, digite WScript.CreateObject("WScript.Shell").Run("rundll32 user32.dll,LockWorkStation") na janelinha e salve o arquivo como LockWorkStation.vbs.
·        Digite "control.exe userpasswords2" (sem as aspas) na linha de comando e confirme a operação.
·        Na aba Usuários, selecione a conta desejada, desmarque a opção Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador e clique em Aplicar.
·        Na mesma tela, selecione a aba Avançado, pressione o botão Avançado, clique em Usuários, dê um clique direito na conta desejada e selecione Propriedades.
·        Na aba Perfil, digite o nome do arquivo criado na primeira etapa deste tutorial (LockWorkStation.vbs) no campo Script de Logon.
·        No diretório onde você salvou o arquivo LockWorkStation.vbs, dê um clique direito sobre ele e selecione Propriedades.
·        Vá até a aba Compartilhamento e clique em Compartilhamento avançado.
·        Na telinha que se abrir, selecione Compartilhar pasta e troque Nome do compartilhamento por NetLogon.
·        Em Limite o número de usuários simultâneos a, defina o valor como 1, clique em Permissões.
·        Na tela com a lista dos usuários que possuem permissão para compartilhar a pasta em questão, remova todos – incluindo Todos, caso essa opção esteja presente.
·        Pressione o botão Adicionar, digite o nome do usuário cuja inicialização você pretende acelerar, confirme em OK e reinicie o computador.

Abraços e até amanhã.
Postar um comentário