segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CONFIGURAÇÃO DO BOTÃO POWER DO PC.

É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade.


Até por volta da virada do século, quando o padrão AT para gabinetes, placas-mãe e fontes de alimentação reinava absoluto, o desligamento do computador exigia que o usuário abrisse o Menu Iniciar, selecionasse a opção Desligar, esperasse que a mensagem reproduzida na imagem à esquerda fosse exibida e só então mudasse a posição do Power Switch (interruptor de energia do gabinete) para a posição “desligado”.
Mais adiante, com o advento do padrão ATX, bastava comandar o desligamento por software, já que o fornecimento de energia era suspenso tão logo o Windows fosse finalizado e desligado, mas muitos usuários faziam exatamente o contrário, ou seja, ignoravam o Menu Iniciar e simplesmente pressionavam o Power para desligar o PC.
Como tal procedimento equivalia a remover o cabo de força da tomada, o sistema não tinha como se preparar adequadamente para o desligamento, o que não raro resultava em perda de dados, corrupção de arquivos e até mesmo danos físicos ao disco rígido – note que os modelos de então eram bem mais susceptíveis que os atuais a interrupções abruptas no fornecimento de energia.
Como diz um velho ditado, “o uso consagra a regra”, e a Microsoft acabou “oficializando” esse procedimento ao lançar o Windows XP, onde tanto a opção Desligar do Menu Iniciar quanto o botão Power produzem o mesmo efeito, ou seja, finalizam o Windows adequadamente antes de desligar o computador. No Seven, esse recurso foi aprimorado, de maneira a permitir que o usuário personalize o resultado que ele pretende obter ao pressionar o botão Power do gabinete (as opções são as mesmas oferecidas pela setinha à esquerda do botão Desligar do Menu Iniciar – para saber mais sobre elas, clique aqui).
Enfim, fazer essa personalização é um procedimento bastante simples: primeiramente, damos um clique direito num ponto vazio da Barra de Tarefas e clicamos em Propriedades. Na janelinha que irá se abrir, clicamos na
aba Menu Iniciar e, em Ação do botão de energia, selecionamos através da setinha a opção desejada. Feito isso, é só confirmar em OK e conferir o resultado.

Observação: Qualquer que seja a opção escolhida, o botão Power continuará sendo capaz de desligar o computador “na marra” sempre que necessário – em caso de travamentos ou quando o mouse e o teclado param de responder, por exemplo –, bastando para isso que você o mantenha pressionado por cerca de 5 segundos.

Um ótimo dia a todos.
Postar um comentário