sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MAPA DE CARACTERES DO WINDOWS (continuação) e HUMOR...

Honestidade e política são conceitos mutuamente excludentes.


LAMENTO PELO ATRASO, MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA.

Ainda que a maioria dos teclados para PCs tenha de 101 a 104, inserir símbolos ou outros caracteres requer a ajuda do Mapa de Caracteres do Windows. Para acessá-lo, pressionamos Windows+R, digitamos charmap.exe na caixa de pesquisas do menu Executar e teclamos Enter. Na tela do Mapa, movemos a barra de rolagem até localizar a opção desejada, clicamos sobre ela e arrastamos sua versão ampliada para o ponto do documento no qual tencionamos inseri-la.

Observação: Esse procedimento pode não funcionar em arquivos criados por determinados aplicativos. Nesse caso, a solução é clicar no símbolo desejado, pressionar o botão Selecionar, clicar no ponto de inserção no documento e teclar Ctrl+V.

Nem sempre é fácil localizar itens específicos vasculhando a janela do Mapa. Para facilitar, podemos clicar em Fonte, selecionar a fonte desejada, marcar a opção Modo de exibição avançado, clicar na lista Conjunto de caracteres e selecionar o conjunto que desejamos pesquisar (se o conjunto desejado não for exibido, podemos escolher uma fonte diferente na lista). Para procurar uma letra grega, por exemplo, digitamos Grego; quando o resultado for exibido, seguirmos os mesmo passos sugeridos parágrafos atrás para inseri-lo em nosso documento. Note que alguns caracteres, quando selecionados, exibem no canto inferior direito do mapa seus respectivos atalhos de teclado. Decorá-los, no entanto, é uma história bem diferente.

Observação: Para visualizar o nome de um determinado caractere e seu código hexadecimal, apontamos para o caractere ou clicamos sobre ele – nesse caso, as informações são exibidas na barra de status, na parte inferior da janela do Mapa, e serve como exemplo de termos para utilizarmos em pesquisas adicionais.

Para evitar que este texto se estenda demais, vamos passar ao nosso humor de sexta-feira e deixar para discutir a criação de caracteres personalizados na semana que vem. 






Bom f.d.s. a todos e até segunda, se Deus quiser.