terça-feira, 1 de outubro de 2013

PACOTES BANDA LARGA / TV A CABO - PROBLEMAS, ARMADILHAS, DESRESPEITO COM OS CONSUMIDORES


No post anterior, eu dizia que era possível obter vantagens renegociando o contrato de banda larga e TV por assinatura com as respectivas operadoras, mas que era preciso tomar cuidado, pois prestação de serviço, no Brasil, é uma m****.  Hoje, para reforçar essa assertiva, transcrevo a mensagem que enviei para a VIVO, dias atrás, cujo teor dispensa maiores explicações:

À VIVO TELEFONICA BRASIL S/A

Prezados senhores.

Em 29/08/13 eu aceitei uma proposta de migração da TV digital para FIBRA, que reduziria o valor da mensalidade (TV e Internet) e aumentaria a velocidade do meu SPEEDY FIBRA de 30 para 50 Kbps. A instalação, programada para o dia 03/09, só foi realizada em 05/09, embora meu sinal de Internet tenha sido cortado em 30/08.

Com a migração, os pacotes HBO e CINEMAX desapareceram. Depois de dezenas de ligações ao longo de três semanas – e de horas a fio ouvindo a musiquinha da VIVO – colecionei dúzias de protocolos e informações das mais desencontradas: de problemas na rede (com promessa de retorno em 12 ou 24 horas), falta da baixa na ordem de serviço (que o instalador havia dado na minha presença, dias antes), entrega de um gravador (que nunca me foi oferecido nem tampouco solicitado), até a pura e simples inexistência dos canais em questão no meu cadastro – embora eu tivesse solicitado o plano FULL.  

Na tarde de 27/09, um atendente me guiou numa reconfiguração (envolvendo o desligamento e religamento do modem, roteador e decodificadores), mas o sinal só foi restabelecido em três dos quatro pontos e, mesmo assim, sem a inclusão dos canais que eu queria reincluir. Para piorar, o decodificador do ponto principal travou e só voltou a funcionar depois que eu desliguei e religuei tudo de novo.

Na manhã seguinte, a atendente JENIFER, do Depto. Comercial (protocolo 20131860468334), cancelou meu pacote FULL e reincluiu o FLEX2 – ainda que me custasse mais caro pagar em separado pelos pacotes Telecine, HBO e Cinemax, eu esperava ao menos por um ponto final nessa comédia, que já assumia ares de tragédia. Leda pretensão.

Na segunda-feira, 02/09, os canais não haviam subido, e outro atendente agendou uma visita técnica para o dia seguinte. O funcionário compareceu no horário avençado e, mesmo não entendendo a razão da chamada (já que o problema teria de ser resolvido com a central), intermediou o contato com o bendito Depto. Comercial e em poucos minutos os pacotes HBO e Cinemax reapareceram. Já o Telecine, segundo a atendente FÁTIMA, não estava incluído do meu cadastro, de modo que ela sugeriu contratar o pacote FULL (coisa que, aliás, era minha intenção desde o começo). No entanto, diante desse imbróglio monumental, eu achei melhor deixar a coisa como estava.

CONCLUSÃO DOS FATOS: Nada do que me foi prometido foi cumprido, os valores informados quando da proposta de migração não foram mantidos, acabei sendo obrigado a pagar em separado por canais que faziam parte do plano anterior (e abrir mão do plano FULL, que me custaria menos). Demais disso, no mesmo dia da visita do técnico, recebi uma fatura de R$ 116,64 (sendo R$ 35,82 referentes a “aluguel de equipamento”) em nome da minha esposa (titular da linha), com um novo código de cliente e vencimento em 09/10 (as faturas anteriores venciam todo dia 13). Mais uma vez, ninguém me informou da alteração nem explicou como ficaria o SPEEDY, que até agora vinha sendo cobrado na conta do telefone, e considerando que as informações fornecidas pelo pessoal do 10615 não são lá muito confiáveis, para se dizer o mínimo, eu me sinto “no mato sem cachorro”.

Em face de todo o exposto, considerando os mais de quatro anos de bons serviços prestados pela TVA e os quase oito do SPEEDY, achei por bem lhes submeter essa resenha antes de pedir socorro à ANATEL ou recorrer à INFO, à PROTESTE, ao RECLAME AQUI e a outros veículos de comunicação em que, na condição de jornalista e articulista de TI, eu tenho alguma penetração.
Sem outro particular e na expectativa de sua habitua atenção, apresento-lhes minhas cordiais

Saudações.

Bom dia a todos e até mais ler.
Postar um comentário