quinta-feira, 17 de outubro de 2013

WINDOWS PRÉ-INSTALADO - COMO REVERTER... (CONTINUAÇÃO)

Pior que a oposição dos que DESAPROVAM é a letargia dos que são a favor.

Vimos que PCs de grife trazem o sistema pré-instalado e os arquivos de restauro gravados numa pequena partição oculta no HD (ou numa mídia personalizada pelo fabricante, em alguns casos), a partir da qual é possível a reverter o software às condições originais a qualquer tempo, bastando seguir as instruções constantes do manual do usuário (sugiro imprimir a versão em .PDF, que costuma ser mais completa do que o folheto que acompanha a documentação do computador).

Observação: Se você comprar um PC (ou outro aparelho com o qual não esteja familiarizado) e não obtiver as informações desejadas no manual do usuário, visite o site do fabricante ou recorra ao suporte online. Caso não disponha do manual, clique aqui para saber como obtê-lo.

Claro que não se deve confiar cegamente na partição em questão, que pode se tornar inacessível devido a algum problema de software ou pane física no HD, razão pela qual é importante copiar os arquivos de predefinição em CDs, DVDs ou num pendrive, de maneira a tornar o computador novamente funcional sem adquirir uma nova cópia do Windows. A propósito, a maioria dos fabricantes recomenda criar esses "discos de resgate" antes mesmo de o aparelho ser posto em uso, e fornecem ferramentas que facilitam esse trabalho (como veremos na próxima postagem), embora seja possível obter resultados semelhantes com "imagens do sistema" criadas com programas de terceiros (como o MacriumReflectFree) ou com  recursos do próprio Windows.

Observação: imagem é uma cópia fiel do sistema, programas, configurações e arquivos que permite restaurar o computador ao "status quo" vigente no momento em que ela foi criada. Você pode salvá-la num HD (interno ou externo) ou num pendrive de alta capacidade, desde que esses dispositivos sejam formatados em NTFS. Para tanto, acesse o Painel de Controle, clique em Sistema e Manutenção>Backup e Restauração>Criar uma imagem do sistema e siga as instruções do Assistente. Caso precise restaurar o PC a partir dessa cópia, acesse o Painel de Controle, clique em Fazer backup do computador > Recuperar configuração do sistema ou o computador > Métodos de recuperação avançados > Usar uma imagem de sistema criada anteriormente e siga as instruções nas telas. Note, porém, que isso fará com que tudo volte a ser como era no momento em que a imagem foi gravada, razão pela qual você deve manter backups atualizados de seus arquivos importantes. Aliás, como medida de extrema cautela, faça o mesmo com os drivers de chipset e dispositivos (sugiro utilizar o freeware DriverMagician).

Amanhã a gente conclui. Abraços e até lá.