quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COTAS DE ESPAÇO NO WINDOWS 7 - O QUE SÃO E COMO CONFIGURAR

A gordura localizada não é uma coisa ruim, desde que esteja localizada no corpo dos outros.

Caro e barato são conceitos subjetivos, mas convenhamos: com PCs de mesa ou portáteis custando menos de mil reais (com pagamento não raro facilitado) e o progressivo barateamento dos smartphones e tablets, é mais que natural que a figura anacrônica do “computador da família”, tão comum até poucos anos atrás, esteja com os dias contados. Mesmo assim, há quem insista em compartilhar sua máquina com parentes e afins e, pior, ignorando solenemente a política de contas de usuário e senhas que a Microsoft vem aprimorando a cada nova versão do Windows.

Observação: O Seven disponibiliza três opções de contas: AdministradorPadrão, e Convidado. A primeira garante plenos poderes ao usuário; a segunda, mais restritiva, limita o acesso a determinados arquivos do sistema e impede a instalação de drivers e a realização de modificações que afetem os demais usuários; e a terceira, ainda mais limitada, é destinada a pessoas que precisam usar esporadicamente o computador.

Na condição de dono e senhor do PC, é natural que você reserve para si uma conta de Administrador e limite os poderes dos demais usuários. Assim, além de resguardar a privacidade geral, você previne reconfigurações indesejáveis e reduz sensivelmente o risco de ter o sistema danificado pela ação de malwares ocultos em anexos de email ou links maliciosos. No entanto, é enfaticamente recomendável que você crie uma conta padrão para si mesmo e a utilize em seu dia a dia. Caso precise realizar tarefas que exijam privilégios de Administrador, dê um clique direito sobre o programa, arquivo ou item em questão, escolha a opção Executar como, selecione sua conta de Administrador, digite sua senha e dê OK.
Tudo isso já foi discutido em outras postagens, de modo que eu estaria chovendo no molhado se não incluísse aqui uma dica inédita sobre um recurso herdado pelo Seven de seu malsinado predecessor. Assim, caso você insista em compartilhar seu PC com outras pessoas, poderá estabelecer também um limite de espaço no HD para cada uma delas, evitando que a dona patroa lote o disco com receitas que jamais irá preparar e os filhotes, com vídeos e arquivos de música que jamais irão assistir ou ouvir.
Para estabelecer as tais cotas:

1.   Acesse o Menu Iniciar, clique em Computador e dê um clique direito sobre a unidade que deseja gerenciar.
2.   Selecione Propriedades, vá até a guia Cota e habilite a opção Ativar gerenciamento de cota.
3.   A tela que se abre em seguida oferece diversas opções para você configurar o recurso em questão.
4.   Habilite a opção Negar espaço em disco para limites de cota excedidos para evitar algum usuário exceda o seu limite de espaço em disco para a gravação de arquivos.
5.   Na opção Limitar espaço em disco a, você deverá inserir qual o limite máximo de espaço a ser destinado para os demais usuários. Insira o valor no campo Definir nível de notificação como, para que o sistema notifique o usuário de que seu espaço livre em disco está chegando ao fim.
6.   Concluídas as configurações, clique em Aplicar para que as alterações entrem em vigor e em OK para fechar a janela de gerenciamento de cotas de espaço em disco.


Um ótimo dia a todos.
Postar um comentário