terça-feira, 26 de novembro de 2013

WINDOWS – Correção de problemas com o PARAGON RESCUE KIT


O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO.

Inúmeros problemas podem deixar o PC inoperante, e ainda que o âmbito do software proporcione farta
gama de soluções possíveis, nem sempre é fácil encontrar a mais adequada, ou mesmo uma que funcione.
Via de regra, diante de um probleminha qualquer, muitos usuários cogitam da reinstalação do sistema, que é um processo trabalhoso e demorado – não a reinstalação propriamente dita, mas as atualizações, reconfigurações, personalizações, ajustes, adição de aplicativos e por aí afora, de modo que essa opção só deve ser levada a efeito se e quando tudo o mais falhar.
Sem prejuízo do que já discutimos sobre esse tema aqui no Blog – para conferir, digite deu pau, backup, disco de reparo, imagem do sistema ou termos afins no campo de pesquisas (vide ilustração)
–, vale lembrar que as soluções variam conforme a versão do sistema, e a possibilidade de elas funcionarem ou não depende da natureza do problema.

Observação: Quando o velho Win 98/ME empacava na inicialização, a gente forçava o modo de segurança e tentava reverter o quadro com o SCANREG (utilitário do DOS que exibia uma lista de backups do registro, organizadas por data e hora). No XP, que não conta com o SCANREG, o jeito era reiniciar o PC no modo seguro com prompt de comando, digitar windows\system32\restore\rstrui.exe, teclar Enter e tentar reverter o sistema a uma configuração anterior capaz de funcionar normalmente. No Seven, a restauração do sistema continua presente e não deixa de ser uma opção válida (caso ela não solucione o problema, clique aqui para conhecer outras soluções alternativas).

Com a possível exceção da pura e simples restauração do sistema, todas as demais ações – baseadas em ferramentas nativas ou atreladas ao disco de instalação do Windows ou a mídias de recuperação e outras que tais – são pouco amigáveis, e acabam levando o usuário a reinstalar o Windows ou a procurar ajuda especializada. Para piorar, visando ganhar tempo e poupar trabalho, muitos técnicos optam igualmente pela formatação do HD e reinstalação do sistema, sem nem mesmo criar um backup dos arquivos pessoais da vítima – digo, do cliente. Então, se perspectivas como essas lhe causam arrepios, não deixe de conhecer o freeware Paragon Rescue Kit.
Durante o processo de instalação, você deverá preencher um cadastro para receber por email o serial que ativa o programinha (não deixe de verificar se a mensagem não foi barrada pelo seu filtro anti-spam). De posse dos dados em questão, cole-os no campo correspondente, clique em Avançar e então grave o disco de recuperação ou crie um arquivo ISO para gravá-lo posteriormente (caso seu sistema esteja inacessível, realize esse procedimento em outro computador para queime a mídia e utilizá-la no seu).
O disco criado é inicializável, de modo que basta colocá-lo na gavetinha da leitora, ligar o PC e escolher a opção desejada. A primeira permite criar cópias de segurança de seus dados (sem iniciar o Windows). Teclando Enter, você terá acesso à estrutura de diretórios do seu HD, a partir da qual poderá copiar os arquivos que deseja salvar. A opção Boot Corrector serve para corrigir problemas nos arquivos de inicialização, registro e outros; Undelete Partition permite resgatar partições excluídas acidentalmente e Log Saver, para gravar relatórios de erros que podem ajudar um técnico ou usuário avançado a resolver o problema da sua máquina.

Boa sorte a todos e até mais ler.
Postar um comentário