quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANO NOVO, ANTIVÍRUS NOVO - SUGESTÕES

QUANDO O GOVERNO É COMPOSTO POR HOMENS JUSTOS E HONESTOS, O POVO VIVE FELIZ.

O crescimento exponencial das pragas digitais e sua vasta gama de propósitos maliciosos levaram os fabricantes de softwares de segurança a ampliar os recursos de seus produtos, mesmo nas versões gratuitas.
Supondo que você não esteja satisfeito com seu antivírus, opções para substituí-lo não faltam. Aliás, os antimalwares das empresas Kaspersky Lab, BitDefender, Avast e Panda foram aprovados com louvor pelo o AV-TEST, tanto pela proteção em tempo real quando pela capacidade de reparar sistemas infectados.
No que me concerne, com o devido acatamento à opinião dos especialistas – mas agregando a ela minha experiência pessoal –, arrisco-me a fazer as seguintes considerações e sugestões:

  • Para quem procura proteção gratuita, o AVAST FREE 2014 – velho conhecido da maioria dos internautas experientes – é a escolha ideal, tanto pela interface enxuta e intuitiva quanto pela eficácia e pelos recursos, que vão bem além dos de um simples antivírus. 
  • Clique aqui para mais informações e download, mas não se decida sem antes experimentar as opções pagas, que podem ser testadas sem ônus por 30 dias.
  • O AVG Antivírus – outro veterano – continua bem cotado, ainda que sua versão freeware peque pela ausência de diversas funções existentes nas pagas. Seu preço é mais salgado que o do Avast e a possibilidade de instalá-lo em até 3 PCs só interessa a quem realmente for levar isso a efeito. Para mais informações e download, clique aqui; para testar gratuitamente o AVG INTERNET SECURITY por 30 dias, clique aqui.
  • O Bitdefender foi eleito pela conceituada PC MAG o melhor antivírus de 2013. Clique aqui para baixar a versão gratuita, ou aqui para avaliar (por 30 dias) as opções pagas, que suportam até 3 PCs. A despeito do preço camarada, a empresa ainda oferece o segundo ano de licença grátis.
  • Embora não entusiasme, o Microsoft Security Essentials – gratuito para quem dispõe de uma versão oficial do Windows – não chega a decepcionar. Caso você venha a adotá-lo, não deixe de ativar também o Windows Firewall e o Windows Defender.
Observação: Manter dois antivírus com proteção pró-ativa instalados no PC deixa o sistema mais lento e dá margem a conflitos e vulnerabilidade, a não ser que você os configure de modo que apenas um seja carregado de cada vez, durante a inicialização.

Para aumentar a segurança, uma boa ideia é instalar o Malwarebytes Anti-Malware FREE, que não oferece proteção em tempo real, mas costuma localizar, em suas varreduras sob demanda, pragas que muitos antivírus renomados deixam passar batidas. Outra opção interessante é o Emsissoft Emergency Kit, que conta com um mecanismo de busca elogiado pelos especialistas e inclui ferramentas que ajudam usuários mais experientes a remover malwares manualmente. Já se você quiser obter uma segunda opinião sobre a saúde do sistema, recorra ao  Housecall.Trendmicro ou ao Kaspersky – que também removem as ameaças identificadas durante a varredura.

Observação: Se você quiser saber mais sobre esse tema, acesse minha sequência de postagens ANTIVÍRUS - A HISTÓRIA. 

Boa sorte a todos.