quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

DOWNGRADE DO WINDOWS 8 PARA O SEVEN.

O CONCEITO DE DECIDIR, MAIS DO QUE ESCOLHER UMA OPÇÃO, É ABANDONAR AS DEMAIS. 

Vimos no post anterior que é possível solicitar o downgrade do Eight para o Seven na aquisição de um computador novo. No entanto, caso o revendedor ou o fabricante não se mostrem propensos a atender seu pedido, você pode resolver o problema por conta própria, desde que seja um usuário medianamente experiente. Para tanto, é preciso que o SO tenha vindo pré-instalado e traga a mídia de recuperação com o Windows 7 (caso negativo, entre em contato com o suporte técnico do fabricante).

Observação: Se for necessário adquirir um DVD original da Microsoft para reinstalar o sistema, o molho pode sair mais caro que o peixe, a menos que você compre um PC a seu gosto sem SO ou com uma versão do Linux ou outra opção gratuita qualquer. Note que será preciso instalar os drivers de chipset e dispositivos, coisa que pode dar um bocado de trabalho. Se você gosta de desafios, vá em frente.

Caso tenha usado o computador por alguns dias (ou semanas) e só então concluído que prefere o Seven ao Eight, é provável que você já tenha atualizado e personalizado o sistema e instalado seus aplicativos preferidos. Nesse caso, não deixe de criar um backup dos arquivos importantes, além de uma imagem do sistema e de um disco de resgate, de maneira a poder retornar ao Windows 8 sem perder nada se vier a mudar de ideia (esses procedimentos já foram abordados aqui no Blog, e embora tenhamos tomando como base o Seven, as ferramentas são basicamente as mesmas no Eight, bastando, portanto, inserir as palavras-chave adequadas no campo de buscas e realizar a pesquisa).
Tomados esses cuidados, acesse o CMOS Setup e assegure-se de que o seu drive óptico preceda o HD na sequência de boot. Se necessário, proceda a esse ajuste, salve, encerre o Setup e aguarde a reinicialização do computador. Insira a mídia de recuperação com o Seven na gavetinha e torne a reiniciar a máquina. Ao final, selecione a opção de recuperação completa (ou destrutiva), siga as instruções na tela e aguarde a conclusão do processo (que não é exatamente rápido).

Observação: Concluída a instalação, se surgir uma mensagem dando conta de que A INSTALAÇÃO ESTÁ PREPARANDO SEU COMPUTADOR PARA O PRIMEIRO USO e o Seven não sair dessa tela, nem adianta recorrer ao modo de segurança. O jeito é tornar a instalar o sistema a partir do zero e torcer para que a mensagem não volte a ser exibida.


Boa sorte a todos e até mais ler.

Em tempo: Não deixe de assistir a esse vídeo: