terça-feira, 11 de março de 2014

WINDOWS 7 - DICAS, TRUQUES E MACETES (2ª PARTE)

QUASE TODO MUNDO É CAPAZ DE SUPORTAR ADVERSIDADES, MAS SE VOCÊ QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE O PODER.

Prosseguindo com o que vimos no post anterior:
  • Se você não gosta da maneira como os ícones são exibidos na Área de Notificação da sua Barra de Tarefas, clique sobre cada um deles e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste-o para a posição desejada.
  • Insatisfeito com as cores exibidas no seu monitor? Tecle Windows+R, digite dccw e tecle Enter para acessar o Assistente de Calibragem das Cores do Vídeo. Clique então em Próximo e siga as instruções na tela.
Observação: Antes de seguir as dicas abaixo, não deixe de fazer um backup do Registro e criar um Ponto de Restauração do Sistema.

·        Para desabilitar a organização automática das janelas, abra o Editor do Registro (tecle Windows+R, digite regedit e tecle Enter), localize a chave HKEY_CURRENT_USER\ContralPanel\Desktop e mude o valor da opção WindowArrangmentActive para 0.

·        Para agilizar a exibição dos itens do Menu Iniciar, navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop e, no painel da direita, clique com o botão direito em MenuShowDelay, escolha a opção Modificar, reduza o valor padrão (400ms) para algo em torno de 100 e reinicie o computador (convém não definir um valor inferior a 50,  pois se os menus de contexto se abrirem muito rapidamente, será difícil apontar para um submenu).

·        Se seu PC demora a inicializar, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\ContentIndex, dê duplo clique sobre o valor StartupDelay (no painel à direita), mude Base de Hexadecimal para Decimal e, em Dados do Valor, reduza o valor padrão (480000) para 40000. Reinicie o sistema e veja a diferença.

·        Algumas atualizações do Windows só são validadas após a reinicialização do computador, mas não é sempre que você está disposto a interromper seu trabalho (especialmente se estiver envolvido numa tarefa importante) ou ficar adiando o reboot automático de tempos em tempos. Para minimizar esse desconforto, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows, clique com o botão direito no painel direito da janela, selecione Novo/Chave, nomeie a pasta que será criada no painel esquerdo como WindowsUpdate, selecione-a, torne a dar um clique direito na porção direita da janela, selecione Novo/Valor DWORD (32 Bits) e dê a esse valor o nome NoAutoRebootWithLoggedOnUsers. Dê duplo clique sobre ele, mude o campo Dados do Valor para 1 e clique em OK. Feito isso, reinicie o computador e pronto.

·        Se você costuma ir tomar um café enquanto espera seu sistema inicializar, experimente fazer o seguinte: Abra o Editor do Registro, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\ContentIndex, dê duplo clique sobre o valor StartupDelay (no painel à direita), mude Base de Hexadecimal para Decimal e, em Dados do Valor, reduza o valor padrão (480000) para 40000. Reinicie o computador e note a diferença. 

Amanhã tem mais. Abraços e até lá.