segunda-feira, 10 de março de 2014

WINDOWS 7 – DICAS, TRUQUES E MACETES.

DE TANTO VER TRIUNFAR NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS E INCOMPETENTES, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO. 

As funções básicas do sistema operacional são servir de “ponte” entre o hardware e o software, gerenciar os programas, definir os recursos destinados a cada processo e criar uma interface amigável com o usuário. O Windows, todavia, vai bem além disso, embora muitos usuários subutilizem seus recursos por simples desconhecimento – aliás, a Dona Microsoft tem o hábito de dificultar o acesso dos iniciantes às configurações avançadas do sistema, embora haja recursos ocultos úteis que podem ser utilizados sem risco de dano algum, como se verá no transcurso desta postagem e nas subsequentes.    

·        Para modificar a posição dos ícones na Barra de tarefas, basta você dar um clique esquerdo sobre cada um deles e arrastá-lo até a posição desejada. Já para acessá-los rapidamente sem usar o mouse, tecle Windows+1 para o primeiro da lista, Windows+2 para o segundo, e assim por diante.

·        Para abrir outra instância de um programa que está em execução, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica sobre o ícone respectivo na Barra de Tarefas. Caso queira encerrar os programas minimizados sem reabrir as janelas, pouse o mouse sobre cada ícone e clique no X vermelho, no canto superior direito da janelinha de visualização. Já para minimizar todas as janelas abertas, menos a ativa, experimente pressionar Windows+Home; se quiser minimizar todas elas, clique na extremidade da Barra de Tarefas, à direita do relógio do sistema.

·        Existem diversas maneiras de modificar o tamanho e a posição de uma janela aberta, mas a mais simples é pressionar a tecla Windows em conjunto com uma seta direcional (para cima, maximiza, para baixo, minimiza, para os lados, faz a janela em questão ocupar a metade direita ou esquerda da tela). Você não precisa redimensionar manualmente duas janelas abertas para cada qual ocupar metade da tela; basta clicar sobre uma delas, manter o botão esquerdo do mouse pressionado, puxá-la para a esquerda e então fazer o mesmo com a outra, mas puxando-a para o lado oposto.  

·        Em ambiente “hostil”, deixar o computador dando sopa enquanto você você se ausenta por alguns minutos – para ir ao banheiro, por exemplo – pode ser considerado procedimento de risco. Pressione o atalho Windows+L para bloquear o sistema até que você (ou outro usuário legítimo) insira a senha de logon.

Abraços e até mais ler.