terça-feira, 22 de abril de 2014

CONTAS DE USUÁRIO NO SEVEN - COMPLEMENTANDO.

A VERDADE NÃO ESTÁ (NECESSARIAMENTE) DO LADO DE QUEM GRITA MAIS ALTO.

No par de postagens publicadas a partir do último dia 10 eu procurei evidenciar as vantagens de usar uma conta limitada no dia a dia e deixar a de administrador para momentos de real necessidade, mas um comentário da Martha (no post do dia 11) e um par de emails que recebi de outros leitores me levaram a concluir que escolhi mal as palavras no parágrafo que reproduzo a seguir:

“Se você se sentir incomodado com as constantes mensagens do UAC, acesse o Painel de Controle, clique em Contas de Usuário > Alterar configurações de Conta de Usuário, mova o controle deslizante para a posição Nunca notificar, dê OK e reinicie o computador (para reativar o recurso, siga os mesmos passos e mova a barra deslizante para a posição anterior)”.

Com efeito, o texto dava a impressão de que eu estava recomendando o ajuste em questão, quando na verdade a ideia era dar conta dessa possibilidade e enfatizar as vantagens de criar uma nova conta de administrador e rebaixar a que foi criada durante a instalação do sistema (pelas razões expostas nas postagens).
Desfeito esse mal-entendido, cumpre lembrar que, ao executar tarefas que podem ser feitas por um usuário padrão, como ler emails, ouvir música ou criar documentos, você terá as permissões de um usuário padrão – mesmo que logado como administrador. Já as alterações que exijam permissões administrativas serão notificadas pelo UAC. Se você estiver logado como administrador, bastará clicar em Sim para continuar, mas se estiver usando uma conta limitada, o acesso só será liberado mediante uma senha de administrador, e mesmo assim temporariamente – ou seja, seu status voltará a ser de usuário padrão tão logo a tarefa em questão seja concluída, de modo a evitar que malwares infectem e façam modificações no PC.
Por outro lado, diversos aplicativos podem ser liberados sem mais aquela, como é o caso do UltraDefrag, do Malwarebytes Anti-Malware, do Advanced System Care e de outros programinhas afins. Para tanto, basta fazer seguinte:

·        Clique em Iniciar > Todos os Programas e dê um clique direito no aplicativo em questão.
·        Clique então em Propriedades e na aba Compatibilidade.
·        No pé da janelinha que irá se abrir, pressione Alterar configurações de todos os usuários, em a janelinha seguinte, em Nível de Privilégio, marque a caixa Executar esse programa como administrador (oriente-se pela imagem à direita).

Um ótimo dia a todos e até a próxima.
Postar um comentário