segunda-feira, 16 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - SEU VIZINHO GRITA GOL ANTES DE VOCÊ VER A BOLA ENCHER A REDE?

OCUPE-SE DE POUCO PARA SER FELIZ. 

Impossível esquecer a expressão do Marcelo ao abrir o placar da Copa de 2014 com um gol contra, aos 11 minutos do primeiro tempo. Mas isso só serviu para que a Croácia não perdesse de zero, pois Neymar fez o gol de empate aos 29 minutos e outro aos 23 do segundo tempo – cobrando um pênalti que só o árbitro japonês viu acontecer –, e Oscar fechou com chave de outro quando faltavam apenas 2 minutos de tempo regulamentar. Placar: Brasil-3, Croácia-1.
Mas o mote desta postagem é o atraso que pode fazer com que alguns telespectadores ouçam o espocar dos fogos antes mesmo de ver a bola encher a rede. Aliás, isso aconteceu comigo e eu inicialmente pus a culpa no meu televisor da sala, que é um  monstruoso LG Flatron de tela plana, mas de tecnologia CRT e sem suporte ao HDMI.
No entanto, ao ligar a TV LCD do quarto e constar que o delay não se alterava, resolvi pesquisar o assunto e descobri que o problema ocorre tanto com TVs de tubo quanto LCD, independentemente de a conexão ser RCA ou HDMI, pois a transmissão digital requer um processamento adicional (tanto na transmissão quanto na recepção) que a tecnologia analógica dispensa, gerando um retardo que pode chegar a mais de 7 segundos.
Então, se gritar GOL antes do seu vizinho é mais importante para você do que a qualidade da transmissão, desconecte seu decodificador digital na hora do jogo e assista à partida em algum canal aberto, usando a antena coletiva do prédio (que costuma ser analógica, notadamente em edifícios mais antigos). Na impossibilidade, ressuscite o bom e velho radinho de pilha, com o qual o intervalo entre a transmissão e a recepção de áudio fica em torno de 1 segundo.

Para não perder o pique, veja mais este clipe (http://youtu.be/ZfgxkuJLI7o):


Abraços e até mais ler.