quinta-feira, 14 de agosto de 2014

HD SAUDÁVEL, PC FUNCIONAL

O BRASIL É UMA NAÇÃO DE ESPERTOS QUE, REUNIDOS, FORMAM UMA MULTIDÃO DE IDIOTAS. 

GOSTARIA DE REGISTRAR AQUI MINHA CONSTERNAÇÃO PELO LAMENTÁVEL EPISÓDIO OCORRIDO NA MANHÃ FRIA E CHUVOSA DE ONTEM, NA CIDADE DE SANTOS (LITORAL PAULISTA), ONDE EDUARDO CAMPOS, NETO DE MIGUEL ARRAES E UM DOS CANDIDATOS À SUCESSÃO PRESIDENCIAL TUPINIQUIM, MORREU TRAGICAMENTE NUM ACIDENTE DE AVIÃO, CUJAS CAUSAS AINDA NÃO FORAM DEVIDAMENTE ESCLARECIDAS. 
CURIOSAMENTE, TANTO ELE QUANTO SEU FINADO AVÔ, O FESTEJADO "CORONEL" PERNAMBUCANO MIGUEL ARRAES, FALECIDO EM 2005 AOS 88 ANOS, DEIXARAM ESTE MUNDO NO DIA 13 DE AGOSTO. SUPERSTIÇÕES À PARTE, TERIA O PT COMEÇADO A DERRUBAR SEUS ADVERSÁRIOS? 

A despeito de o processador ser o “cérebro” de um sistema computacional, tanto as memórias quanto o HD têm importância fundamental no desempenho global da máquina, como você pode inferir da analogia transcrita abaixo:

Além de um regente competente, uma boa apresentação requer que todos os músicos sejam igualmente qualificados, afinados e integrados entre si. Bons músicos podem até suprir - ou disfarçar - as limitações de um maestro chinfrim, mas o contrário não é possível.
Resguardadas as devidas proporções, o mesmo se dá em relação ao micro, que depende de uma configuração equilibrada, com componentes adequados e bem dimensionados. Uma CPU de ponta pode até esbanjar poder de processamento, mas irá perder ciclos e ciclos de clock aguardando que os dados sejam liberados por um subsistema de memória lento (pior ainda se a quantidade de RAM for insuficiente, porque aí o sistema terá de recorrer à memória virtual - swap file -, e como o HD é milhares e milhares de vezes mais lento que RAM, não é difícil prever o resultado).

Houve tempo em que o PC não dispunha de disco rígido – O primeiro HD de que se tem notícia foi construído pela IBM em 1956, e embora fosse composto por 50 pratos de 24 polegadas de diâmetro cada e custasse cerca de US$ 30 mil, essa monstruosidade armazenava míseros 4.36 MB (5 milhões de caracteres, com 7 bits cada um), o que equivale a pouco mais do que uma faixa musical em MP3.
Ainda que tenha diminuído substancialmente de tamanho e aumentado astronomicamente o espaço disponibilizado para a gravação de dados, o HD continua sendo um frágil dispositivo eletromecânico, sensível a impactos e interrupções inesperadas no fornecimento de energia. Para manter a eficiência e prolongar a vida útil desse componente, é preciso remover arquivos inúteis e temporários, localizar e corrigir eventuais erros nos discos e desfragmentar regularmente os dados neles armazenados. Isso pode ser feito com as ferramentas nativas do Windows ou com suítes de manutenção de terceiros, tais como os excelentes TuneUp Utilities, System Mechanic, Advanced System Care, CCleaner, etc. (todas elas já foram analisadas aqui no Blog, de maneira que basta você digitar o nome em nossa caixa de pesquisas para ter acesso às resenhas e links para downloads).
Enfim, volta agora ao assunto para sugerir o DAYU DISK MASTER FREE – suíte de manutenção com foco no disco rígido, que integra um conjunto de ferramentas para criação e restauração de backups,.
backups, clonagem de discos inteiros, criação de drives de memória virtual e muito mais. O programinha é compatível com as edições XP, Vista, 7, 8 e 8.1.



QUE DEUS NOS AJUDE A TODOS!
Postar um comentário