terça-feira, 7 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – PERÍODO PROPÍCIO PARA A AÇÃO DE CIBERCRIMINOSOS

MAIS DO QUE DE BONS POLÍTICOS, O BRASIL PRECISA DE BONS ELEITORES.

A ENGENHARIA SOCIAL é um estratagema que a bandidagem digital utiliza para levar os incautos a abrir as portas de seus sistemas a programinhas que capturam senhas bancárias, números de cartões de crédito e informações afins.
Para tanto, os crackers costumam inserir anexos ou links maliciosos com mensagens atraentes em emails – afinal, você pega mais moscas com mel do que com vinagre – ou se valer de redes sociais, banners, janelas pop-up e até mesmo webpages maliciosas para ilaquear a boa fé dos desavisados.
Como cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, é fundamental dispor de um sólido arsenal de defesa (com antivírus, antispyware, firewall, etc.) e manter o sistema operacional e demais aplicativos devidamente atualizados (para mais detalhes, insira “segurança” ou outros termos-chave adequados na caixa de buscas, no canto superior esquerdo da página).
Vale lembrar que o perigo aumenta em determinadas épocas do ano – tais como a Páscoa, o Dia dos Namorados, as Festas Natalinas, etc. – ou por ocasião de eventos chamativos – como o acidente que causou a morte do político pernambucano Eduardo Campos, sem mencionar o próprio período eleitoral, quando são comuns mensagens falsas de cancelamentos de título, convocação para mesário, recadastramento de dados, e por aí vai. E como teremos segundo turno (felizmente!), é bom por as barbichas de molho.

Não deixe de assistir ao clipe abaixo. Muito divertido, para variar.
Abraços e até a próxima.

Postar um comentário