terça-feira, 25 de novembro de 2014

WINDOWS 7 – MONITOR DE DESEMPENHO E DE CONFIABILIDADE

A DESONESTIDADE É ALTAMENTE CONTAGIOSA, ESPALHA-SE COMO PRAGA, EM “EFEITO MANADA”.

Depois de abordar o Monitor de Recursos, vale dar uma vista d’olhos no Monitor de Desempenho e de Confiabilidade, que também são ferramentas-padrão do Windows 7. Acompanhem:
O Monitor de Desempenho é um complemento de Microsoft Management Console que utiliza contadores para medir a atividade e/ou o estado atual do sistema, permitindo-nos analisar em tempo real a performance dos aplicativos e do hardware, personalizar a coleta de dados em logs, definir limites para alertas e ações automáticas, gerar relatórios e visualizar uma vasta gama de informações em diversos formatos. O Conjunto de Coletores de Dados organiza vários pontos de coleta em um único componente – que você pode usar para controlar ou registrar o desempenho do Windows – e pode gerar Relatórios que ajudam a interpretar as informações coletadas (para saber mais, clique aqui).
Para convocar a ferramenta em questão, digite Monitor de Desempenho no campo de pesquisas do Menu Iniciar e tecle Enter, clique em Desempenho do Sistema (no canto esquerdo da tela) e analise o gráfico como o da imagem que ilustra este post – picos altos e/ou frequentes sugerem que a máquina esteja sendo usado a fundo e susceptível, portanto, a problemas de desempenho. Note que é possível visualizar essas informações com uma conta limitada, mas eventuais modificações exigem prerrogativas de administrador.

Observação: Você pode configurar o gráfico para que mais aspectos sejam monitorados clicando no sinal de adição (+) em verde, no alto da janela, mas como essa análise exige certa expertise, sugiro consultar os tópicos da Ajuda ou e seguir este link para mais detalhes.   

Por último, mas não menos importante, o Monitor de Confiabilidade. Para convocá-lo, digite confiabilidade na caixa de pesquisas do Menu Iniciar e selecione Exibir histórico de confiabilidade.
Na tela que se abre em seguida você verá um gráfico com uma escala de zero até 10, sendo ideal que a linha azul fique o mais próximo possível da pontuação máxima. As quedas geralmente são precedidas por eventos que você pode visualizar no painel inferior (Falhas de aplicativos, Falhas do Windows, Falhas variadas, Informações). Selecione cada uma delas para obter mais informações e peça ajuda ao Windows para buscar as respectivas soluções.
Vale ainda clicar nos links Exibir todos os relatórios de problemas e Verificar soluções para todos os problemas, ao pé da tela, que ampliam o leque de informações e as chances de obter as devidas soluções..
Abraços a todos e até mais ler.
Postar um comentário