sexta-feira, 28 de novembro de 2014

GERENCIADO DRIVERS COM O IOBIT DRIVER BOOST

MAIS VALEM AS LÁGRIMAS DA DERROTA DO QUE A VERGONHA DE NÃO TER LUTADO.

Concluído o extenso preâmbulo que ocupou os dois últimos posts, passemos ao DRIVER BOOSTER 2, da festejada IOBIT, que é o mote desta sequência. 
O programinha integra o ADVANCED SYSTEM CARE 8 (tanto na versão paga quanto na gratuita), mas também pode ser instalado isoladamente a partir deste link. Concluída a instalação, basta executá-lo e aguardar até que ela conclua a varredura e liste os componentes que demandam atenção.

ObservaçãoCaso você não tenha selecionado o idioma durante a instalação, clique no ícone Mais configurações, na porção direita da barra superior da janela (conforme figura ao lado), em Configurações, no menu suspenso, e, em Languages, escolha a opção Português.

Pressione o botão Update all para que o DB2 faça as atualizações em lote (o que é mais rápido) ou marque um por um os componentes que você deseja atualizar (o que é mais seguro). Em qualquer caso, bastam poucos minutos para que os novos drivers sejam baixados e instalados. Ao final, o PC tanto pode permanecer ligado quanto ser reiniciado ou desligado, dependendo da opção que você selecionar. E nem é preciso se dar ao trabalho de criar um ponto de restauração, já que isso é feito isso automaticamente antes de cada atualização. O único senão, por assim dizer, é que a cobertura de dispositivos oferecida pela versão gratuita, embora abrangente, não seja tão completa quanto sua correspondente comercial; enfim, nada é perfeito.

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:

Após cortar o cabelo, o florista perguntou ao barbeiro quanto devia pelo serviço.
- Não posso aceitar seu dinheiro - respondeu o barbeiro. - Estou prestando serviço comunitário nesta semana.
No dia seguinte, o barbeiro encontrou um buquê com uma dúzia de rosas na porta da barbearia, acompanhado de uma nota de agradecimento do florista. Nesse mesmo dia veio um padeiro cortar o cabelo. Ao final do corte, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro. Nesse mesmo dia, um deputado veio cortar o cabelo.
Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
Não posso aceitar seu dinheiro porque esta semana eu estou prestando serviço comunitário.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, o barbeiro deparou com uma dúzia de deputados fazendo fila para cortar cabelo.
Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão."  
Eça de Queiroz

Bom final de semana a todos e até segunda, se Deus quiser.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

AINDA SOBRE INSTALAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE DRIVERS (CONTINUAÇÃO)

A SORTE FAVORECE A MENTE BEM PREPARADA

Basta conhecer a marca e o modelo dos dispositivos de hardware instalados no PC (ou somente da placa-mãe e chipset, no caso de sistemas onboard) para garimpar os sites dos respectivos fabricantes em busca de edições mais recentes de seus drivers. No entanto, o gerenciamento manual desses programinhas pode não ser uma boa ideia, já que exige o download manual, caso a caso, a criação de um ponto de restauração do sistema – a despeito de o Gerenciador de Dispositivos do Windows contar com o botão Reverter Driver (veja figura) –, a instalação propriamente dita – que nem sempre é um primor de simplicidade – e a reinicialização do computador, necessária para validar cada modificação.

Observação: No caso de uma reinstalação do sistema num PC de grife, os drivers pré-carregados pelo fabricante são automaticamente restaurados durante o processo, que, como já comentamos em outras postagens, é feito a partir dos arquivos de recuperação gravados numa partição criada no HD para esse fim (note que isso não significa que não existam edições mais recentes). Já nas integrações independentes, a reinstalação do Windows a partir do DVD oficial repõe os drivers nativos (genéricos), que devem ser substituídos o quanto antes pelas últimas edições, nas quais os fabricantes corrigem bugs e ampliam os recursos de seus produtos.     

Drivers obtidos por download costumam ser fornecidos como arquivos executáveis – basta dar duplo clique sobre eles, seguir as instruções do Assistente e, ao final, reiniciar o sistema para que o processo surta efeito – caso em que é preciso clicar no executável install.exe ou setup.exe para disparar a instalação (na ausência desses arquivos, procure um que tenha a extensão .inf, dê um clique direito sobre ele e selecione Install). Há ainda drivers que vêm em pastas compactadas e não raro trazem diversas versões, inclusive para 32 ou 64 bits – nesse caso, é preciso examiná-los cuidadosamente para localizar a opção adequada antes de comandar a instalação.
O lado bom de toda essa história é que existem ferramentas (Gerenciadores de Drivers) capazes de analisar o hardware e corrigir irregularidades, sugerir links para atualizações e por aí vai, mas a maioria dos freewares deixa por conta e risco do usuário a instalação propriamente dita, que é justamente a parte mais delicada do processo. Dos diversos gerenciadores gratuitos que eu testei para embasar esta matéria, o Driver Max foi o que melhor se saiu, mas somente por fazer o serviço de cabo a rabo, já que ele é pouco intuitivo (o tutorial do Baixaki ajuda um pouco) e limita o download a dois drivers por dia (limitação que deixa de existir na versão comercial do programinha). Já o Drive Pack Solution me desanimou pelo tamanho – 2,3 GB – e o Device Doctor, por não conseguir completar o download de alguns drivers, além de não remover da lista os componentes que foi capaz de atualizar. Além disso, o driver que ele indicou para o meu mouse tornou o dispositivo inoperante, forçando-me a recorrer ao teclado para comandar a restauração do sistema – que, infelizmente, também não funcionou.
Amanhã a gente conclui; abraços a todos e até mais ler.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DRIVERS DA PLACA-MÃE, CHIPSET E DISPOSITIVOS – IOBIT DRIVER BOOSTER 2

A CIÊNCIA SEM A RELIGIÃO É MANCA, A RELIGIÃO SEM A CIÊNCIA É CEGA.

Inicialmente, cumpre alertar os neófitos que os termos drive e driver designam coisas distintas. Aliás, isso e muito mais foi visto numa sequência de quatro postagens publicadas há pouco mais de três anos (começando por esta aqui), e se volto agora ao assunto, faço-o para dedicar algumas linhas ao Driver Booster, da conceituada IObit, que se destaca com louvor entre as demais ferramentas gratuitas para gerenciamento de drivers.

Observação: Drives são dispositivos usados para a leitura de algum tipo de mídia – como é o caso dos drives de DVD, drives de HD, etc. –, ao passo que drivers (ou controladores) são programinhas de baixo nível que servem como “ponte” entre o software e o hardware. Sem eles o Windows não saberia, por exemplo, qual a versão da impressora, em qual porta ela está conectada, se está ou não funcional, se existe papel na bandeja, tinta nos cartuchos, e daí por diante.

Todo hardware precisa de drivers para funcionar, e ainda que o Windows seja capaz de instalar e operar a maioria dos componentes existentes no mercado a partir de sua formidável coleção de controladores nativos, é recomendável instalar as versões mais recentes disponibilizadas pelos fabricantes da placa-mãe, chipset e demais dispositivos (preferencialmente nessa ordem), visando incorporar novos recursos e aprimorar o desempenho e estabilidade do computador.
Então, tenha seu PC poucos meses ou vários anos de estrada, seja ele um modelo de grife ou um Frankenstein integrado a partir de peças do mercado cinza, vale abrir o Menu Iniciar, dar um clique direito em Computador, selecionar Propriedades, clicar no link Gerenciador de Dispositivos e verificar a lista em busca de algum sinal de alerta (para tanto, convém expandi-la clicando na setinha à esquerda de cada item).

Observação: Um ponto de exclamação preto sobre fundo amarelo indica anormalidades; um “X” em vermelho dá conta de que o dispositivo está desabilitado ou não possui driver instalado; um “i” em azul sinaliza que o componente está usando uma configuração manual de recursos; um ponto de interrogação amarelo remete a hardware detectado que não possui driver instalado, e por aí vai (procure mais detalhes no quadro de propriedades).

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

WINDOWS 7 – MONITOR DE DESEMPENHO E DE CONFIABILIDADE

A DESONESTIDADE É ALTAMENTE CONTAGIOSA, ESPALHA-SE COMO PRAGA, EM “EFEITO MANADA”.

Depois de abordar o Monitor de Recursos, vale dar uma vista d’olhos no Monitor de Desempenho e de Confiabilidade, que também são ferramentas-padrão do Windows 7. Acompanhem:
O Monitor de Desempenho é um complemento de Microsoft Management Console que utiliza contadores para medir a atividade e/ou o estado atual do sistema, permitindo-nos analisar em tempo real a performance dos aplicativos e do hardware, personalizar a coleta de dados em logs, definir limites para alertas e ações automáticas, gerar relatórios e visualizar uma vasta gama de informações em diversos formatos. O Conjunto de Coletores de Dados organiza vários pontos de coleta em um único componente – que você pode usar para controlar ou registrar o desempenho do Windows – e pode gerar Relatórios que ajudam a interpretar as informações coletadas (para saber mais, clique aqui).
Para convocar a ferramenta em questão, digite Monitor de Desempenho no campo de pesquisas do Menu Iniciar e tecle Enter, clique em Desempenho do Sistema (no canto esquerdo da tela) e analise o gráfico como o da imagem que ilustra este post – picos altos e/ou frequentes sugerem que a máquina esteja sendo usado a fundo e susceptível, portanto, a problemas de desempenho. Note que é possível visualizar essas informações com uma conta limitada, mas eventuais modificações exigem prerrogativas de administrador.

Observação: Você pode configurar o gráfico para que mais aspectos sejam monitorados clicando no sinal de adição (+) em verde, no alto da janela, mas como essa análise exige certa expertise, sugiro consultar os tópicos da Ajuda ou e seguir este link para mais detalhes.   

Por último, mas não menos importante, o Monitor de Confiabilidade. Para convocá-lo, digite confiabilidade na caixa de pesquisas do Menu Iniciar e selecione Exibir histórico de confiabilidade.
Na tela que se abre em seguida você verá um gráfico com uma escala de zero até 10, sendo ideal que a linha azul fique o mais próximo possível da pontuação máxima. As quedas geralmente são precedidas por eventos que você pode visualizar no painel inferior (Falhas de aplicativos, Falhas do Windows, Falhas variadas, Informações). Selecione cada uma delas para obter mais informações e peça ajuda ao Windows para buscar as respectivas soluções.
Vale ainda clicar nos links Exibir todos os relatórios de problemas e Verificar soluções para todos os problemas, ao pé da tela, que ampliam o leque de informações e as chances de obter as devidas soluções..
Abraços a todos e até mais ler.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MONITOR DE RECURSOS DO WINDOWS SEVEN

O PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE É QUE PESSOAS INTELIGENTES ESTÃO CHEIAS DE DÚVIDAS E PESSOAS IDIOTAS ESTÃO CHEIAS DE CERTEZAS.

Como vimos na semana passada, o Índice de Experiência do Windows atribui pontos aos principais subsistemas do PC e permite cotejar sua configuração com o perfil do usuário. No entanto, mesmo uma máquina parruda tem suas limitações, de modo que convém checar regularmente os recursos consumidos pelos processos/serviços que rodam no background do sistema. Para auxiliá-lo nesse mister, você pode convocar o Monitor de Recursos – digite recursos na caixa de pesquisas do Menu Iniciar e clique em Monitor de Recursos, no alto da coluna (campo Programas). Sua janela conta com cinco abas que dão acesso a diversas informações:

Visão geral, como o nome sugere, exibe os processos abertos em cada uma das categorias;

CPU informa quantos threads (linhas de instrução) cada um deles utiliza no momento e quais estão, ou não, em execução;

Memória mostra a quantidade de RAM reservada para cada aplicativo, quanto ele utiliza no momento e quanto pode ser compartilhado;

Disco informa sobre a gravação e leitura dos processos no HD;

Rede apresenta as conexões, os endereços conectados e a quantidade de dados enviados e recebidos por cada processo.

Convém ter em mente que usar  o Monitor de Recursos sem ler atentamente os tópicos da Ajuda e buscar informações complementares na base de dados da Microsoft é uma tarefa árdua. Então, se você não quer ficar limitado ao espartano Gerenciador de Tarefas, o Process Hacker e o Process Explorer são boas alternativas, tanto pelos recursos oferecidos quanto pela interface um pouco mais amigável.

Abraços e até mais ler.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

INTERNET MÓVEL 3G/4G. NOVAS REGRAS e triste humor de sexta-feira

EXISTEM SITUAÇÕES EM QUE ATÉ OS IDIOTAS PERDEM A MODÉSTIA.

Aviso aos navegantes:
Neste feriado de quinta-feira, a Claro enviou mensagens de texto a seus clientes pré-pagos dando conta do fim da internet “ilimitada”.
Segundo o comunicado, a partir do dia 28 de dezembro, sempre que o limite da franquia for ultrapassado, a conexão será cortada - em vez de ter a velocidade reduzida, como ocorre atualmente.
Para piorar, medidas semelhantes vêm sendo apregoadas por outras operadoras, como a VIVO e a OI, que mudaram as regras para o acesso ilimitado em seus planos pré-pagos.
Enfim, o link que a Claro exibe no SMS dá conta de que 10 MB, 20 MB e 40 MB continuarão disponíveis para clientes pré-pagos e controle, mas valendo “até 23:59:59 do dia ou até que a franquia seja consumida”, o que, convenhamos, é uma miséria.
Depois de ligar para o 1052 e ficar “pendurado” por quase uma hora, eu achei por bem submeter o caso à PROTESTE e voltar ao assunto assim que tiver novidades.

Vamos rir para não chorar:

Na época da 'chamada' ditadura, podíamos namorar dentro do carro até tarde da noite sem perigo de sermos mortos por assaltantes ou traficantes. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Podíamos ter o INPS como único plano de saúde sem morrer a míngua nos corredores dos hospitais. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Podíamos comprar armas e munições à vontade, pois o governo sabia quem era cidadão de bem, quem era bandido e quem era terrorista. Mas não podíamos falar mal do Presidente.
Podíamos paquerar a funcionária, a menina das contas a pagar ou a
recepcionista sem correr o risco de sermos processados por "assédio
sexual". Mas não podíamos falar mal do Presidente.
Não usávamos eufemismos hipócritas para fazer referências a raças (ei!
negão!), credos (esse crente aí!) ou preferências sexuais (fala, sua
bicha!) e não éramos processados por "discriminação" por isso. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Podíamos tomar nossa redentora cerveja no fim do expediente e dirigir para casa sem o risco de sermos jogados à vala da delinqüência por estarmos "alcoolizados". Mas não podíamos falar mal do Presidente.
 
Podíamos cortar a goiabeira do quintal, empesteada de taturanas, sem
que isso constituísse crime ambiental. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Podíamos ir a qualquer bar ou boate, em qualquer bairro da cidade, de
carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé, sem nenhum medo de sermos
assaltados, sequestrados ou assassinados. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Hoje, no entanto, a única coisa que podemos fazer é...

Falar mal do presidente!

Bom f.d.s. a todos.   

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ÍNDICE DE EXPERIÊNCIA DO WINDOWS 7


TER MEDO É BOM, O QUE MATA É O PÂNICO. 

Quer saber que nota a Microsoft atribui ao seu computador? Então clique no botão Iniciar do Seven, digite experiência na caixa de pesquisas e, na lista de sugestões, clique em Verificar o Índice de Experiência do Windows (pode ser necessário inserir sua senha de administrador).
Repare que Processador, RAM, Elementos gráficos, gráficos de jogos e HD podem receber (curiosamente) notas de 1.0 a 7.9 – por que não de 1 a 10, por exemplo? – e que a pontuação global (também curiosamente) espelha o menor desses subtotais? Enfim, como dizia o saudoso Mestre Morimoto, todo PC é tão rápido quanto seu componente mais lento.
Passando ao que interessa, uma nota 2 costuma ser suficiente para tarefas elementares, como processamento de texto, gerenciamento de emails, navegação na Web, e por aí vai. Executar o Aero requer, no mínimo, uma nota 3, e programas que usam muitos recursos gráficos, nota 4 ou superior. Já para executar recursos avançados do sistema, jogar games radicais e gravar/reproduzir vídeos em alta definição, o mínimo desejável é uma nota 6.
Descontente com a avaliação do seu PC? Então repita a análise após uma faxina em regra. Se não bastar, siga as sugestões exibidas na coluna à esquerda da janela que exibe as pontuações.
Abraços e até mais ler.  

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CAPTURA DE TELA – OPÇÃO NATIVA (PrtSc) E ALTERNATIVA (Shotty)

SABEDORIA É A ARTE DE TORNAR A VIDA MAIS AGRADÁVEL E FELIZ POSSÍVEL.

Aqueles que acompanham este Blog sabem que a tecla PrtSc (PrintScreen) permite capturar um screenshot do conteúdo exibido na tela, que, se pressionada em conjunto com tecla Alt (Alt+PrtSc), ela cinge esse “instantâneo” àquilo que está sendo exibido em primeiro plano (como um menu aberto ou uma janela ativa), e que a imagem pode ser colada diretamente num arquivo do Word, por exemplo, ou ser previamente editada com o auxílio de um software de edição gráfica como o Paint.
A partir do Seven, todavia, o Windows incorporou uma Ferramenta de Captura mais versátil, com recursos e funções equivalentes aos dos freewares dedicados disponíveis na Web. Com ela é possível, por exemplo, capturar uma janela inteira, uma seção retangular da tela, ou mesmo fazer um contorno à mão livre com o mouse (ou com o dedo, se você estiver usando um computador com tela sensível ao toque), e em seguida poderá anotar, salvar ou enviar por email a imagem usando botões diretamente na janela da Ferramenta de Captura.

Cumpre salientar que essa ferramenta não está disponível nas edições Starter e Home Basic. Em sendo o caso, ou você se conforma com os recursos espartanos do PrintScreen, ou recorrer ao Shotty, por exemplo, que é gratuito, mas competente e fácil de usar (para mais informações e download, clique aqui).

Observação: Antes que alguém pergunte, o tal SysRq grafado na tecla PrtSc é a abreviação de System Request e serve para alterar o Alto Contraste da tela (é preciso pressioná-la em conjunto com Alt+Shift). Já no Linux, ela funciona como atalho no sistema em modo de console.

Antes de encerrar, leia isto:

09 de novembro de 2014 • 09h42 • atualizado às 10h02

PAÍS SERÁ RESSARCIDO EM HISTÓRICOS R$ 500 MILHÕES NA OPERAÇÃO LAVA JATO. VALOR É O MAIOR JÁ DEVOLVIDO AOS COFRES PÚBLICOS NA HISTÓRIA DO PAÍS.

Pelo menos R$ 500 milhões devem retornar aos cofres públicos do País devido a acordos de delação premiada e colaboração, formalizados entre o Ministério Público Federal e os réus da operação Lava jato, que investiga o esquema de corrupção, desvios de recursos e pagamento de propinas na Petrobrás.
O valor, que corresponde a 11 vezes tudo o que já foi ressarcido desde 2004, quando o MJ criou um órgão especifico para tratar da recuperação de ativos, é o maior já devolvido aos cofres públicos na história do País. Nessa conta não entra o montante que os políticos a quem o esquema beneficiava teriam recebido de propina. Segundo o depoimento de Paulo Roberto Costa, a maior parte do dinheiro desviado era dividida entre três partidos políticos: PT, PP e PMDB. O PT ficava com até 3% do valor dos contratos de obras superfaturadas (leia mais em http://bit.ly/1uNOcT6).

E tem gente que ainda vota nesse bando de canalhas!
Um ótimo dia a todos.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

WHAT'S MY COMPUTER DOING?


Adicionar legenda
PERDER FAZ PARTE DO JOGO. SÓ NÃO PODE VIRAR HÁBITO.

Seu PC fica lento sem motivo aparente? O LED do disco rígido pisca insistentemente, mesmo com todas as janelas fechadas? Será que o sistema foi infectado?
Antes de arrancar os cabelos, tenha em mente que sintomas como esses sugerem a ação de malware, mas também podem decorrer de “causas naturais”, como uma varredura antivírus ou a desfragmentação do HD em segundo plano, por exemplo.
O Gerenciador de Tarefas pode ajudá-lo a analisar os processos e serviços que rodam em segundo plano, mas como ele os lista pelos nomes dos executáveis ou por abreviações enigmáticas – como csrss.exe ou IMF.exe, por exemplo –, fica difícil descobrir o que cada um faz e se realmente deveria estar ali, razão pela qual eu recomendo os freewares Process Explorer e Process Hacker, que são mais fáceis de usar e mais pródigos em informações do que a ferramenta nativa do Windows. Mesmo assim, não abro mão do What’s my Computer Doing (para mais informações e download, clique aqui).
Esse simpático aplicativo gratuito roda no XP, Vista, 7 e 8 e monitora em tempo real tudo que acontece no background do sistema. Basta selecionar um item para obter informações – nome, local de instalação, data e horário da criação, instalação e inicialização, versão, detalhes sobre o fabricante, problemas conhecidos, etc. – ou usar os botões da coluna à direita para acessar as propriedades do elemento suspeito, submetê-lo ao Kaspersky ou ao VirusTotal, e por aí vai.
Abraços e até mais ler.

Em tempo: Os processos csrss.exe e IMF.exe não são malwares, mas sim parte integrante do Windows e do IObit Malware Fighter, respectivamente.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DICAS WINDOWS 7 – Comando Enviar para

MUITAS VEZES É A FALTA DE CARÁTER QUE DECIDE UMA PARTIDA. NÃO SE FAZ LITERATURA, POLÍTICA E FUTEBOL COM BONS SENTIMENTOS…

Clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer arquivo ou pasta, é-nos apresentada uma série de atalhos para diversas ações. Selecionando Enviar para, por exemplo, surgem opções como criar um atalho no Desktop, enviar o item a um destinatário de email, criptografá-lo, compactá-lo, e por aí vai.

Para incluir novos atalhos a essa lista, basta digitar shell:sendto na caixa do comando Executar (que é convocado pelo atalho Windows+R), pressionar Enter, dar um clique direito num ponto vazio da janela Sendto, clicar em Novo > Atalho e especificar o caminho do atalho desejado – caso você ache esse procedimento muito trabalhoso, experimente primeiro arrastar ou copiar e colar o arquivo ou pasta em questão para dentro da pasta Sendto. Outra maneira é recorrer ao aplicativo gratuito Send To Toys, mas leia atentamente o review do Baixaki antes de instalar o programinha.

Tenham todos um ótimo dia.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

MS CONFIG NO SEVEN (conclusão)

SE FOR TECLAR O QUE NÃO DEVE, NÃO SE DESCUIDE DA PORTA! 

Resta dedicar algumas linhas às abas Serviços e Ferramentas do Utilitário de Configuração do Seven, já que as demais foram focadas nos posts de ontem e anteontem.
Serviços são programinhas destinados a auxiliar o sistema operacional a executar inúmeras tarefas. Muitos deles são carregados durante a inicialização do Windows e permanecem rodando em segundo plano até o encerramento da sessão, enquanto outros são iniciados somente quando convocados pelo usuário ou pelo próprio sistema – o Seven reduziu para cerca de 70 os mais de 130 itens que o Vista Ultimate inicializava por padrão, mas ainda é possível melhorar o tempo de boot e o desempenho do PC customizando os serviços à luz de nosso perfil de usuário. Note, porém, que o MSCONFIG é uma ferramenta de diagnóstico. Ainda que sua aba Serviços liste esses programinhas, informe seus fabricantes, status e data de eventual desabilitação, além de permitir desativá-los e reativá-los – tanto individualmente quanto em lote –, sua função é auxiliar o usuário na identificação de problemas de inicialização do sistema (veremos isso em detalhes mais adiante).

Observação: Para convocar o Utilitário de Configuração do Sistema, tecle Windows+R, digite msconfig no campo do Menu Executar, clique em OK e, na tela das configurações do sistema, clique na aba Serviços, em Desativar tudo > Aplicar > OK, reinicie o computador, reabilite o primeiro item da lista e torne a reiniciar o PC. Se o a inicialização ocorrer normalmente, o suspeito será o próximo item da lista, e assim sucessivamente, até que o programinha mal-comportado dê o ar da sua graça (vale lembrar que esse procedimento exige prerrogativas de Administrador).

A aba Ferramentas, por sua vez, agrupa e dá acesso à maioria das ferramentas avançadas do sistema – que também podem ser alcançadas por outros caminhos, mas enfim... Para executá-las, basta selecionar uma por vez e pressionar o botão Iniciar.

Já para customizar o modo como os serviços são iniciados, tecle Windows+R, digite services.msc na caixa de diálogo respectiva e confirme em OK. A tela que se abre em seguida apresenta cinco colunas – configuráveis via menu Exibir > Adicionar/Remover colunas – com o nome, uma descrição resumida da função, o status, o tipo de inicialização e o tipo de logon dos serviços, estejam eles carregados ou não (inicializados ou em branco na coluna Status). Na maioria dos casos a coluna Fazer Logon como exibe a informação Sistema Local, indicando que o serviço foi convocado pelo próprio SO – e assim roda com todos os privilégios habilitados, o que pode comprometer sua segurança, mas isso já é uma história que fica para outra vez.

Observação: Quando um serviço está rodando, ele aparece como Iniciado na coluna de Status. Se o status está vazio, é porque o serviço não está rodando.

Muitos serviços são totalmente inúteis à luz do seu perfil de usuário, mas são carregados com o sistema e permanecem rodando em segundo plano, consumindo recursos que podem ser canalizados para tarefas importantes. Todavia, antes de parar um serviço ou modificar sua modalidade de inicialização, não deixe de criar um ponto de restauração do sistema e exportar a lista das configurações atuais (abra o menu Ação, clique em Exportar Lista e salve a dita cujo no desktop ou outro local de sua preferência).
Feitas essas considerações:

1.         Pouse o cursor sobre o item que você tenciona modificar e leia o resumo exibido à esquerda (caso precise de mais informações, clique aqui; se seu sistema não for o Seven SP1, clique na aba HOME e selecione a versão correta) ou aqui

2.         Dê um clique direito no serviço que deseja configurar para visualizar as opções disponíveis no menu suspenso; selecione Propriedades para ter acesso a mais opções e, em Tipo de Inicialização, escolha a que melhor lhe atenda – Automático (Atraso na Inicialização), Automático, Manual e Desativado.

Observação: Repare que, apesar do nome, as duas primeiras provocam resultados distintos: Automático (Atraso na Inicialização) retarda a inicialização do serviço por um tempo pré-definido, visando agilizar o boot, ao passo que Automático convoca o serviço assim que o Windows é inicializado. Já na opção Manual o serviço é iniciado e parado por iniciativa do sistema ou demanda do usuário, enquanto que, em Desativado, ele nunca roda.

3.         Se fizer alterações e encontrar um problema ao religar o computador, reinicie o Windows no modo de segurança e restaure a configuração padrão.

4.         Se você se sentir inseguro para fazer esses ajustes, experimente freeware PURAN SERVICE MANAGER (para mais informações e download, clique aqui).

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:

Texto verídico de um gajo que não queria ir à tropa:

Exmo. Ministro da Defesa,
Venho explicar-lhe uma situação delicada que tem vindo a ocorrer, de maneira a poder obter um eventual apoio vindo de Vossa Exª:
Tenho 24 anos e fui esta semana chamado para ir à tropa. Sou casado com uma viúva de 44 anos, mãe de uma jovem de 25, da qual sou o padrasto. Meu pai, por sua vez, casou-se com a jovem em questão, tornando-se meu genro, e fazendo da minha filha, ou enteada, minha madrasta.
No mês passado, minha esposa e eu tivemos um filho, que se tornou irmão da mulher do meu pai e, além de seu cunhado, meu tio, posto que irmão da minha madrasta. Já a mulher do meu pai teve no Natal um rapaz, que é ao mesmo tempo meu irmão (por ser filho do meu pai) e meu neto (por ser filho da minha enteada, filha da minha esposa), o que faz de mim irmão do meu neto! E como o marido da mãe de uma pessoa é o pai da mesma, acabei sendo pai da minha esposa, irmão do meu filho e avô de mim mesmo.
Rogo a Vossa Excelência estudar cuidadosamente este caso, pois a lei não permite que pai, filho, e neto sejam chamados à tropa na mesma altura.
Agradecendo antecipadamente sua obsequiosa atenção, mando-lhe meus melhores cumprimentos.

Bom f.d.s. a todos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MS CONFIG NO SEVEN... (segunda parte)

NEM SEMPRE O MELHOR JOGADOR GANHA O JOGO; ÀS VEZES, GANHA QUEM SIMPLESMENTE JOGOU MELHOR.

O Utilitário de Configuração do Sistema foi criado para ajudar na solução de problemas na inicialização do Windows, mas é amplamente usado como Gerenciador de Inicialização, já que muitos desenvolvedores não oferecem soluções nativas para ativar/desativar a inicialização automática de seus produtos. Sua tela conta com cinco abas: Geral, Inicialização do Sistema, Serviços, Inicialização de Programas e Ferramentas.
A aba Inicialização de programas foi contemplada na postagem anterior, de modo que na de hoje vamos tecer alguns comentários sobre Geral e Inicialização do Sistema. Acompanhem:
  • Geral permite escolher entre as opções de inicialização Normal, de Diagnóstico e Seletiva (a primeira carrega todos os drivers e aplicativos configurados para iniciar com o sistema, a segunda, apenas os drivers e serviços básicos, enquanto a terceira personaliza a inicialização e se torna padrão quando a lista exibida na aba Inicialização de Aplicativos é modificada – para mais detalhes, reveja o post anterior).
  • Em Inicialização do Sistema, o campo Opções de Inicialização serve para reiniciar o PC no modo de segurança e customizar os recursos disponíveis. A opção Mínima carrega somente os serviços críticos do sistema; Shell Alternativo abre o prompt de comando; Reparo do Active Directory abre a interface gráfica com serviços críticos habilita o Active Directory, e Rede dá acesso à interface gráfica e habilita recursos de rede.
  • As opções à direita (veja figura ao lado) destinam-se, pela ordem, a ocultar a tela de boas vindas, salvar as informações da inicialização num arquivo específico, abrir a interface gráfica em modo VGA mínimo, exibir os drivers carregados na inicialização, temporizar o menu de inicialização e gerenciar a reversão das alterações.

Observação: Como a coisa é um tanto nebulosa, sugiro acessar o modo de segurança nos moldes convencionais, ou seja, pressionando intermitentemente a tecla F8 durante o boot e usando as teclas de seta para selecionar a opção desejada.

O botão Opções avançadas de inicialização permite ajustar o número de processadores usados na inicialização – ou de núcleos, no caso de CPUs multicore -  mas essa questão divide a opinião dos analistas: alguns afirmam que o Windows utiliza todos os núcleos durante o boot, e que a ferramenta serve apenas para limitá-los (como o botão de TURBO dos PCs de antigamente, que, ao contrário do que se costumava pensar, servia para reduzir a frequência de operação da CPU, de modo a permitir a execução de programas ainda mais antigos), mas a tela das opções avançadas de inicialização do meu PC mostra apenas um núcleo habilitado por default. Para adicionar o segundo, eu marquei a caixa Número de processadores, cliquei na setinha à direita e escolhi a opção 2 e, conforme visto nesta postagem, e a partir daí observei uma redução de aproximadamente 10% no tempo de inicialização.
Vale lembrar que esse tempo pode variar devido a uma série de fatores. Quando reiniciamos o PC depois de uma limpeza e compactação do Registro, por exemplo, notamos que o Windows demora mais para nos entregar o comando da máquina, mas os boots subsequentes passam a ser mais rápidos. Em última análise, nada se perde em tentar, até porque basta desfazer o ajuste para que tudo volte a ser como antes no Quartel de Abrantes.    
As demais opções avançadas são simular uma configuração de pouca memória, Bloquear PCI, Depurar e Ajustar as Configurações Globais de Depuração. Detalhá-las foge ao escopo desta postagem (quem sabe numa próxima oportunidade). Nesse entretempo, só promova quaisquer alterações se você realmente souber o que está fazendo.

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MSCONFIG - MELHORANDO O DESEMPENHO DO PC SEM REINSTALAR O WINDOWS

COMPREENDER A VIDA EXIGE QUE SE OLHE PARA TRÁS, MAS PARA VIVÊ-LA É PRECISO OLHAR ADIANTE.

Depois de alguns meses de uso, o PC começa a dar sinais de perda de fôlego: a inicialização demora, os programas mais “pesados” custam a abrir e o sistema “congela” quando roda vários aplicativos ao mesmo tempo. Claro que isso tende a ser mais recorrente em máquinas de baixo preço e configuração modesta, mas mesmo as de topo de linha não desobrigam o usuário de reinstalar o Windows de tempos em tempos.
É certo que a reinstalação do Seven dispensa quase que totalmente a interação do usuário, mas isso não torna as etapas subsequentes (atualização, reconfiguração e personalização do sistema, resgate de backups, reinstalação de aplicativos, remoção de crapware etc.) menos aborrecidas e trabalhosas, razão pela qual é fundamental investir em manutenções preventivo-corretivas e assim espaçar ao máximo o intervalo entra as reinstalações.
Se lhe incomoda o tempo que o PC vem levando para inicializar, tenha em mente que quanto mais enxuto o sistema, melhor seu desempenho e menor o risco de incompatibilidades. Entupir o HD com inutilitários apenas porque eles são gratuitos é uma péssima ideia, já que a maioria pega carona na inicialização do Windows e fica consumindo recursos valiosos (tais como processamento e memória) sem oferecer qualquer contrapartida de ordem prática. Então, use o Iobit Unistaller, o Revo Uninstaller ou o Comodo Programs Manager para remover o crapware pré-carregado e os inutilitários que você instalou. Ao final, rode o CCleaner (ou outra suíte de manutenção de sua preferência) para eliminar quaisquer resquícios deixados para trás durante a desinstalação.
Depois de “enxugar” a lista de aplicativos, convoque o Utilitário de Configuração do Sistema (pressione as teclas Win+R, digite msconfig na caixa do Menu Executar, tecle Enter e forneça seus dados de administrador, se solicitado), clique na aba Inicialização de Programas e confira a lista de aplicativos que são executados quando o computador é inicializado. Via de regra, o arranque pode ser configurado durante a instalação do programa, ou mesmo a posteriori, via Ferramentas ou Configurações. No entanto, há casos em que o usuário precisa desmarcar as caixas de seleção respectivas para desabilitar a inicialização automática no próximo boot. Note que isso não remove os programas do computador, apenas evita que eles sejam carregados com o Windows (para reverter o quadro, se necessário, é só tornar a marcar as caixas e reiniciar o computador).

Observação: antivírus e o firewall são exemplos de aplicativos que devem ficar em alerta permanente, mas manter o Adobe Reader, o iTunes, o Windows Media Player e outros que tais em stand-by é desperdiçar recursos do sistema.

Claro que é mais fácil e seguro fazer ajustes dessa natureza com o Gerenciador de Inicialização do Advanced System Care, o Startup Optimizer do System Mechanic ou o Soluto, dentre tantos outros utilitários de terceiros (alguns permitem até retardar a inicialização do aplicativo, de modo a agilizar o carregamento do sistema). Note ainda que inibir a inicialização automática de um programa não impede sua utilização, embora faça com que ele demore um pouco mais para abrir quando for convocado.

Amanhã a gente continua; abraços e até  lá.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

INFECÇÃO POR MALWARE VIA CLIPES DE VÍDEO NO YOUTUBE

NÃO BEBO, NÃO FUMO E NÃO CHEIRO. SÓ MINTO UM POUCO...

Até pouco tempo atrás eu achava que assistir a clipes de vídeo no YouTube não demandava grandes preocupações do ponto de vista da segurança, até porque os filmes não são baixados para o computador, e sim exibidos em streaming a partir dos confiáveis servidores do Google.
Recentemente, no entanto, uma pesquisa divulgada pelo CitizenLab dá conta de que algumas empresas que vendem soluções de monitoramento a governos usam táticas para interceptar tráfego não protegido de páginas do YouTube e da Microsoft, por exemplo, e injetam nele programinhas para monitorar as atividades de um determinado alvo. Dessa forma, o simples ato de assistir a um inocente vídeo pela internet pode fazer com que a máquina do usuário-alvo seja infectada como demonstra este diagrama elaborado para o estudo. Barbas de molho, pessoal.

Observação: O alerta foi publicado originalmente pelo site da INFO. Para acessar o conteúdo completo, siga o link http://abr.ai/1zEmA4y.

Mas perigo maior nos espreita ao vivo em em cores:



Antes de encerrar, leiam isto:

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que jamais havia reprovado um único aluno, embora tivesse reprovado uma classe inteira que insistia em ver benesses no socialismo, já que ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
Em vista disso, disse o mestre:
- Vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas, que serão concedidas com base na média da classe, e portanto, “mais justas”.
Assim, ninguém tirou um A, nem tampouco recebeu um zero. A média da classe foi “B”, como também a nota individual de cada aluno. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os que não se esforçaram ficaram satisfeitos com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Só que aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram embarcar no trem da alegria, ainda que agindo contra suas tendências. Como resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém ficou feliz, especialmente após a divulgação da média da terceira prova (“F”), que levou as desavenças e inimizades a fazer parte do cotidiano da classe. E como ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala, todos os alunos repetiram o ano.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado, eis que baseado na Lei do menor esforço. Preguiça fora sua causa, e desavenças o seu resultado.
- Quando a recompensa é grande – disse ele – o esforço também o é, pelo menos para alguns de nós. Mas se o governo elimina as recompensas forçando-nos a pagar pelo bem estar daqueles que nada fazem para prosperar, o fracasso é inevitável.


É impossível melhorar a situação dos pobres através de medidas que punem os ricos por serem ricos. Cada um que recebe sem trabalhar leva outra a trabalhar sem receber, e quando metade da população opta pela ociosidade, a outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentá-la, e aí se chega ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.

Bom dia a todos e até mais ler.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS, WINDOWS UPDATE, UPGRADE, DOWNGRADE, PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

ATÉ MESMO AS PEDRAS MAIS PESADAS PODEM SER REMOVIDAS.

Quem acompanha este Blog sabe que é fundamental manter o Windows, seus componentes e demais aplicativos devidamente atualizados, e que para tanto o próprio sistema oferece as ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS (para saber mais, clique aqui), embora você possa rodar o WINDOWS UPDATE a qualquer momento – no Seven, clique em Iniciar > Painel de Controle > Windows Update > Procurar Atualizações.
Ao final do processo, depois que o sistema for reiniciado, volte à tela do Windows Update, acesse o Histórico de atualização e verifique na coluna Status se a instalação de algum dos itens falhou. Caso afirmativo, volte ao Painel de Controle, selecione Programas e Recursos e, na coluna à esquerda, clique no link Exibir atualizações instaladas, insira o número (KB) correspondente à falha, clique no resultado com o botão direito e proceda à desinstalação. Feito isso, reinicie o computador, torne a rodar o Windows Update e instale novamente o(s) item(ns) que lhe for(em) oferecido(s).
Atualizações incompletas ou corrompidas podem provocar instabilidades ou travamentos. Sendo o caso:

2.   Pressione Windows+R, digite services.msc no menu Executar e tecle Enter;
3.   Dê um clique direito em Atualizações Automáticas, selecione Propriedades > Parar;
4.   Abra o Windows Explorer, navegue até C:/Windows, mude o nome da pasta SoftwareDistribution para SoftwareDistribution.old;
5.   Volte à tela das Propriedades, restabeleça o serviço de Atualizações Automáticas, reinicie o computador e torne a rodar o Windows Update. Se tudo correr bem, seu sistema receberá os arquivos completos e livres de problemas.

Observação: Em algumas situações pode ser preciso reiniciar o PC no modo de segurança, escolher a opção Modo de segurança com rede, acessar o site www.microsoft.com.downloads, inserir a referência da atualização em questão na caixa de pesquisa, baixá-la manualmente e dar duplo clique sobre ela para proceder à instalação “na marra”.

Volto a lembrar que o WU não contempla aplicativos de terceiros, mas nem por isso você precisa garimpar atualizações e/ou novas versões nos sites dos respectivos fabricantes, pois diversas ferramentas se propõem a fazer o trabalho pesado (para mais informações, clique aqui). Note que novas versões costumam corrigir erros/falhas de segurança e implementar novas funções e aprimoramentos aos softwares, mas há casos em que eles se tornam menos amigáveis, excluem menus e opções com as quais o usuário já estava habituado, ou mesmo se transformam em monstruosos consumidores de recursos. Para piorar, nem sempre é fácil fazer o downgrade, já que a maioria dos fabricantes costuma manter em seus servidores apenas as últimas versões. Por isso, não deixe de incluir os sites http://www.oldversion.com/ e http://www.oldapps.com/ em seus favoritos, já que lá é possível encontrar versões antigas de um vasto leque de freewares.

Antes de encerrar, só uma pergunta: Você acha que conhece o Paraguai?



Um ótimo dia a todos e até mais ler.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

COPIAR ARQUIVOS COM O TERACOPY

CADA QUAL TECE SEU DESTINO, COLHE O QUE SEMEIA.

Uma das queixas mais comuns dos usuários do Windows é a lerdeza na cópia de arquivos, notadamente quando a transferência é feita em lotes – o que não raro acarreta erros capazes de pôr todo o trabalho a perder.
Para evitar esse balaio de gatos, experimente o TeraCopy, que acelera a transferência, integra-se ao Explorer, permite pausar e retomar as cópias a qualquer momento e “pular” os arquivos com erros, em vez de abortar a transferência completa ou interromper o processo enquanto faz uma nova tentativa.
Para mais informações e download, clique aqui

Passemos agora ao nosso tradicional humor de final de semana:

Num comício, dizia o prefeito: 
- Queridos cidadãos e cidadãs, durante todo o meu mandato, coloquei minha honestidade acima de qualquer interesse político. Vocês podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do paletó com uma das mãos - nunca entrou dinheiro do povo. 
Então alguém grita: 
- Paletó novo, hein?

Para encerrar:
Onze dias após a reeleição da presidente Dilma, a Petrobras anunciou reajustes de 3% para a gasolina e 5% para o óleo diesel. Nesse entretempo, a taxa Selic e as tarifas de energia elétrica também subiram.
Como bem disse (escreveu, melhor dizendo) em VEJA o colunista Reinaldo Azevedo, “É crescente nas ruas a constatação de que o governo enganou os eleitores sobre a real situação do país. Mais do que isso: medidas corretivas foram postergadas ao máximo e eram urgentes, daí que não puderam esperar nem pelo segundo mandato. Pois é… Tão logo o aumento chegue ao bolso do consumidor, seria interessante o Datafolha indagar em quem o eleitorado votaria hoje".
Leia a íntegra do artigo em http://abr.ai/1smKYQo.

Vejam que curioso:


BOM FINAL DE SEMANA A TODOS.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

WINDOWS 7 - PASTAS COMPACTADAS - 7-ZIP

COMIDA GORDUROSA É ROMÂNTICA: VAI DIRETO PRO CORAÇÃO.

O WINDOWS é capaz de manipular arquivos zipados através de um recurso nativo (Pastas Compactadas), que costuma “desaparecer” quando um aplicativo independente – como o popular WinZip – e instalado e assume as funções de compactador/descompactador padrão do sistema.
Note que as “Pastas Compactadas” servem também como ferramenta de segurança, pois permitem manter informações confidenciais longe de olhos curiosos. Para tanto:

1.   Dê um clique direito num ponto vazio do Desktop, selecione Novo > Pasta;
2.   Recolha para dentro da nova pasta todos os documentos que você deseja proteger.
3.   Dê um clique direito sobre a pasta e selecione Enviar para... > Pasta compactada.
4.   Abra a pasta compactada, clique no menu Arquivo, clique em Adicionar Senha, defina uma senha, confirme e clique em OK.

Observação: A partir daí, o conteúdo dessa pasta só poderá ser acessado por quem conhecer sua senha. No entanto, conforme a importância dos arquivos protegidos, não deixe de fazer um backup em mídia óptica ou pendrive – não só para o caso de esquecer a senha, mas também para prevenir uma possível exclusão acidental da pasta.

Vale lembrar também que o ZIP é apenas um dos muitos formatos para compressão – e não necessariamente o melhor –, e que o 7-Zip (gratuito e de código aberto) lida tanto com arquivos ZIP (e outros formatos como RAR, ARJ, CAB, BZ2, 7z, etc.). Se preferir, faça o download a partir do Baixaki, que oferece mais informações e dá dicas importantes sobre o uso do programa.

De passagem, vejam isto:


Um ótimo dia a todos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ACCOUNT KILLER - COMO REMOVER SEU PERFIL EM REDES SOCIAIS

SABER E NÃO FAZER É O MESMO QUE NÃO SABER. É FUNDAMENTAL MUDAR OS PLANOS QUANDO A SITUAÇÃO ASSIM O EXIGE.

Redes sociais e outros webservices afins são como o casamento. Você entra de peito aberto e, se e quando se arrepende, se vê em palpos de aranha para sair do imbróglio.
Criar um perfil no Facebook, Skype ou Twitter, por exemplo, não requer prática nem tampouco habilidade, mas desfazer essa ação já são outros quinhentos, pois o processo não costuma ser um primor de simplicidade e a ajuda do site nem sempre é esclarecedora.
O lado bom da história é que o AccountKiller oferece informações circunstanciadas sobre como excluir contas em redes sociais e serviços afins, bem como disponibiliza uma “lista negra” de sites catalogados conforma o grau de dificuldade na remoção do perfil, permitindo que você avalie conscientemente os prós e os contras.
Para descobrir como excluir uma conta, basta localizar e clicar sobre o nome do serviço no AccountKiller e acompanhar o tutorial passo a passo exibido na tela.

Antes de encerrar, vejam mais esta;


Abraços a todos e até mais ler.