quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

GOOGLE - MAIS DO QUE UM MECANISMO DE BUSCAS

DEVE-SE APRENDER SEMPRE, MESMO COM UM INIMIGO.

Quando se trata de pesquisas na Web, é natural que o Google seja o primeiro nome a nos vir à mente, já que conta com 90,08% da preferência dos internautas do mundo inteiro (o segundo colocado é o Yahoo!Search, que fechou 2014 com menos de 4% de participação no mercado de mecanismos de busca).
No entanto, a empresa fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin dispõe de sistemas operacionais, redes sociais, serviços de webmail e armazenamento de dados, apps para os mais variados fins, e por aí vai, o que a leva a disputar com a Apple o primeiro lugar no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo.
Para efeito desta postagem, todavia, o que nos interessa é o 
além do festejado Google Search Engine, que realiza mais de 3 bilhões de pesquisas por dia e vem sendo alvo de constantes aprimoramentos – segundo o supervisor de qualidade de pesquisas da empresa, foram 890 melhorias somente em 2013.
Para se ter uma ideia, o serviço é capaz de prever as palavras e frases mais prováveis e oferecer resultados antes mesmo que o você termine de digitar os parâmetros desejados, buscar trechos completos de livros e notícias, fazer pesquisas por voz em 38 idiomas, dar início às buscas a partir de imagens, localizar vídeos e weblogs, artigos acadêmicos, e muito mais.

Observação: Para iniciar uma pesquisa por voz no Android, abra o Google App (clique no botão azul com o “g” do Google em branco), diga “Ok Google” – ou toque no ícone do microfone – e então formule a pergunta desejada. No PC de casa, abra o Google Chrome, acesse www.google.com.br, faça login e então diga “Ok Google” – ou clique no ícone do microfone – e faça sua pergunta. Se o ícone em questão não estiver visível, atualize o Chrome para a versão mais recente e/ou configure o microfone no seu computador via Painel de Controle > Som > Gravação.

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.