quarta-feira, 22 de abril de 2015

INSTALAÇÃO/REMOÇÃO DE APLICATIVOS NO MODO DE SEGURANÇA - CONCLUSÃO

O GOVERNO GRÁTIS É O ESTÁGIO MAIS AVANÇADO DA DOENÇA DO POPULISMO. AS PESSOAS PASSAM A ACREDITAR QUE OS GOVERNANTES PODEM CONCEDER VANTAGENS EXTRAORDINÁRIAS PARA TODOS SEM CUSTO PARA QUEM QUER QUE SEJA, E QUANDO ESSA IDEIA TRIUNFA COLETIVAMENTE, SOBRAM PARA TODOS LÁGRIMAS E CONTAS A PAGAR.

Embora haja programas cuja instalação/remoção independa do Windows Installer   componente nativo do sistema que fornece uma base padrão para a instalação e desinstalação de software , isso não é a regra, mas sim a exceção. E se o componente em questão não é carregado quando o PC é iniciado no Modo de Segurança, tentar instalar/remover aplicativos irá resultar nas mensagens de erro que vimos no post anterior. No entanto, não é difícil contornar esse problema.

O SafeMSI é um utilitário gratuito que inclui o Windows Installer nos itens carregados na inicialização do computador em Modo de Segurança. Como ele dispensa instalação, basta gravá-lo num Pendrive, por exemplo, ou fazer o download no próprio PC (caso o Windows não seja capaz de carregar normalmente, inicialize-o no Modo de Segurança com Rede). Para utilizá-lo, é só dar um duplo clique sobre o ícone que o representa; se tudo correr bem, será exibida uma telinha  como a que decora esta postagem  dando conta de que o Safe Mode Windows Installer foi devidamente habilitado, tornando possível a instalação/remoção de aplicativos em modo seguro.

Outra maneira de se obter esse resultado consiste em criar uma chave no registro informando ao Windows que o Windows Installer deve ser iniciado também no Modo de Segurança. Para tanto, tecle WIN+R, digite regedit na caixa do menu Executar, clique em OK, localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/SafeBoot/Minimal, crie uma chave com o nome de MSIServer e atribua o valor Service para REG_SZ.

Observação: Por motivos óbvios, não faça quaisquer modificações no Registro do Windows sem antes fazer um Backup da chave envolvida e criar um Ponto de Restauração do Sistema.

Era isso, pessoal. Abraços e até a próxima.