segunda-feira, 18 de maio de 2015

HIJACKER BINKILAND – SEQUESTRADOR DE HOME PAGE E MECANISMO DE BUSCAS

DIZER A VERDADE NEM SEMPRE NOS LEVA PELO CAMINHO QUE GOSTARÍAMOS DE SEGUIR.

Quando eu relatei as dificuldades que tive para desinstalar a suíte McAfee Internet Security, em fevereiro passado, comentei também que o antivírus chinês Baidu emergiu do underground dos aplicativos – onde certamente residem aqueles que buscam alcançar o maior número possível de usuários, pouco importando se os métodos utilizados são legais, éticos ou morais, para atazanar nossa paciência. Ontem, quem assomou das profundezas foi hijacker BINKILAND, cuja remoção nem sempre é simples como deveria. Vejamos isso melhor:

O Binkiland não disponibiliza uma opção direta para download. No mais das vezes, ele é distribuído em
conjunto com freewares cujos desenvolvedores não hesitam em ganhar uns trocados a mais incluindo PUPs (programinhas potencialmente indesejados) e infernizando a vida dos usuários que não tomam o cuidado de excluí-los durante o processo de instalação do aplicativo legítimo.

Observação: Ao instalar softwares descarregados da Web, recorra sempre que possível à instalação personalizada – assim você poderá desmarcar os acréscimos indesejados e evitar muita dor de cabeça.
Para os mais distraídos, o NINITE e o UNCHECKY são sopa no mel. No primeiro, você acessa o site, marca as caixas correspondentes aos programas desejados e clica em Get Installer para baixar os respectivos instaladores livres de penduricalhos indesejáveis. Já o segundo é um programinha gratuito residente que a ajuda a prevenir instalações casadas desmarcando as caixas respectivas e alertando-o caso o instalador tente embutir sub-repticiamente quaisquer códigos potencialmente indesejáveis.

Os sintomas que denunciam o Binkiland são o sequestro da página inicial e a alteração do motor de busca do navegador. Note que você pode “contraí-lo” visitando sites suspeitos ou descarregando arquivos de instalação de freewares a partir da Web, e que ele costuma vir acompanhado de outras pragas afins, como o DealKeeper, o MyPCBackup, o Optimizer e outras aplicações igualmente indesejadas.
As modificações não autorizadas promovidas pelo Binkiland não seriam um grande problema se ele realmente prestasse um serviço de busca confiável. No entanto, o que ele faz é redirecionar as vítimas para a página us.yhs4.search.yahoo.com. grupo ou para sites parceiros, visando engordar a arrecadação dos responsáveis, que são remunerados via pay-per-click. Cumpre salientar que, quando por mais não seja, o simples fato de se aboletar em nossos sistemas sem ser solicitado ou autorizado a tanto torna sua remoção enfaticamente recomendável. Veja a seguir como proceder no Windows Vista e Seven:

1.   Abra o Painel de Controle, clique em Recursos e Programas e remova o Binkiland pelas vias convencionais.
2.   Clique com o botão direito do mouse no atalho do seu browser (ou de cada um dos navegadores afetados), selecione Propriedades, clique na aba Atalho, localize a linha de destino, apague tudo o que estiver fora das aspas e pressione OK.

No Internet Explorer, abra o navegador, pressione Alt+T, selecione Opções de Internet, e clique em Reiniciar, marque Excluir configurações pessoais e torne a clicar no botão Reiniciar.

No Firefox, abra o navegador, pressione Alt+H, selecione Informação de resolução de problemas, clique em Reiniciar Firefox e, na caixa de diálogo que será exibida, torne a clicar em clique em Reiniciar Firefox .

No Google Chrome, abra o navegador, pressione Alt+F, selecione Configurações, role a página para baixo, clique em Mostrar configurações avançadas > Reiniciar configurações do navegador e pressione o botão Reiniciar.


Mesmo que não haja quaisquer dificuldades em seguir os passos supracitados, o uso de uma ferramenta específica, com o SpyHunter, pode proporcionar melhores resultados, mas tenha em mente que a versão freeware dessa ferramenta simplesmente identifica possíveis ameaças no seu computador; limpá-las, só mesmo fazendo o respectivo registro – o que significa desembolsar US$ 40.

Tenham todos um ótimo dia.
Postar um comentário