segunda-feira, 4 de maio de 2015

IMPRIMINDO PÁGINAS DA WEB SEM DESPERDÍCIO DE PAPEL E TINTA.

DE ONDE MENOS SE ESPERA... É QUE NÃO VEM MESMO!

Atire o primeiro mouse quem nunca precisou imprimir uma página da Web e acabou insatisfeito com os diversos elementos dispensáveis que a deixaram com aparência poluída (sem mencionar o desperdício de papel e tinta). Até algum tempo atrás, a maioria das webpages disponibilizava uma versão de impressão, bem mais enxuta, mas, por alguma razão incerta e não sabida, esse serviço deixou de ser oferecido, e a despeito de os navegadores tentarem suprir essa lacuna, nem sempre os ajustes que eles proporcionam são suficientes.

Observação: O browser que mais se esforça nesse sentido é o IE; como você pode conferir abrindo o menu Arquivo e clicando em Visualização de Impressão.

Uma maneira simples de limitar a impressão ao texto da página consiste em selecioná-lo, copiar e colar num documento de texto (.TXT), fazer os ajustes desejados e comandar a impressão a partir dali. Note, porém, que os sites www.printwhatyoulike.com e o www.printrfriendly.com permitem selecionar apenas as áreas úteis das páginas, suprimir imagens, excluir parágrafos, e até salvar o arquivo no formato PDF (para ler num e-Reader, por exemplo).

Abraços e até mais ler.
Postar um comentário