quarta-feira, 20 de maio de 2015

MAIS MITOS E VERDADES SOBRE INFORMÁTICA

SE VOCÊ NÃO TEM CORAGEM, DE NADA ADIANTA TER VONTADE.

FAT32 OU NTFS?

O sistema de arquivos NTFS é claramente superior aos baseados no FAT, como o FAT16 e o FAT32. Ao contrário do que muita gente pensa, utilizar o FAT32 para melhorar o desempenho do sistema não traz benefícios palpáveis, e ainda anula recursos interessantes, como compressão de arquivos, encriptação, quotas de disco, maior tolerância a falhas (ao desligar o computador incorretamente, por exemplo) e economia de espaço. Para saber mais, clique aqui.

REDUZIR OS VALORES-PADRÃO DE HUNGAPPTIMEOUT (5000 ms) e WAITTOKILLAPPTIMEOUT (20000 ms) ACELERA O DESLIGAMENTO DO COMPUTADOR?

Sim, mas esses valores-padrão não foram estabelecidos à toa. Eles definem o tempo que o sistema espera os programas salvarem seus dados antes de encerrar, e reduzi-los pode provocar a corrupção de arquivos e a perda de dados. Para evitar problemas, deixe essa configuração do jeito que está.

MANTER O DESKTOP ATOPETADO DE ÍCONES IMPACTA O DESEMPENHO DO COMPUTADOR?

Depende do tipo de ícones e da configuração de hardware do PC. Quando nada, essa prática seria desaconselhável por poluir a área de trabalho, mas há quem afirme que ela também impacta negativamente o desempenho do sistema, especialmente em máquinas com vídeo onboard sem GPU ou memória dedicada. Então, quando baixar aplicativos da Web, defina a área de trabalho como o local de salvamento dos arquivos de instalação (para facilitar os procedimentos), mas apague os ditos-cujos assim que concluir o trabalho. Lembre-se também de desmarcar a opção Criar atalho na área de trabalho que a maioria dos aplicativos oferece (ou então exclua o atalho manualmente).
Já os ícones exibidos na área de notificação do sistema (Systray) são mais preocupantes, pois remetem aos aplicativos executados em segundo plano, que, embora "transparentes", estão consumindo memória e ciclos de processamento do sistema). Então, mantenha ativos somente aqueles que forem indispensáveis (antivírus, antispyware, firewall, medidor de carga da bateria em notebooks, etc.), dê um clique direito sobre cada um dos demais e escolha a opção PARAR, FECHAR, ENCERRAR, ou coisa parecida.

Tenham todos um ótimo dia.