terça-feira, 26 de maio de 2015

NOVIDADES SOBRE O WINDOWS 10

OS PIONEIROS SÃO RECONHECIDOS PELA FLECHA ESPETADA NO PEITO

Segundo Joe Belfiore, vice-presidente para sistemas operacionais da Microsoft, a versão comercial do Windows 10 deve ser lançada oficialmente no próximo verão (no hemisfério norte), de modo que deve chegar também por aqui até meados de setembro. No entanto, convém não ir com muita sede ao pote, até porque algumas das novidades serão implementadas mais adiante, através de atualizações (aliás, como eu venho dizendo há mais de uma década, uma nova edição do Windows só está pronta para ser adotada depois da liberação do seu primeiro Service Pack.

A Microsoft tem a irritante mania de liberar informações em doses homeopáticas, exigindo uma paciência de Jó de quem quer montar o quebra-cabeça, e isso me desestimula a publicar novas postagens sobre seu mais novo rebento enquanto ele está em fase gestacional. Mas como essa gestação não deve terminar com parto, já que a empresa tenciona eliminar os designativos nas versões posteriores (tipo Vista, 7, 8, etc.), que futuramente não passarão de simples atualizações, aí a coisa se complica.

Observação: Note que esse esquema vem funcionando bem com o Chrome e o Firefox, por exemplo, que são atualizados "na surdina", sem que a gente sequer se dê conta disso. No caso do Windows, todavia, é mais provável que seja adotado um esquema como o do Office 365, onde o usuário adquire o direito de usar o programa mediante o pagamento de licenças anuais. A conferir.

Semanas atrás, a mãe da criança liberou mais uma versão beta do seu rebento (que agora atende pelo nome de Insider Preview), com diversas novidades interessantes. Se você já vem usando a versão de testes anterior, poderá atualizá-la através do Windows Update, caso contrário, obtenha mais informações a partir deste link.

Observação: Tenha em mente que essa é uma versão de testes, e, portanto, sujeita a toda sorte de problemas – aliás, as versões de testes servem justamente para ajudar o desenvolvedor a identificar possíveis falhas em seus produtos e disponibilizar a respectiva correção. Um bug do Insider Preview 10122, que causava travamentos recorrentes em computadores com aceleradoras gráficas da AMD, foi corrigido recentemente, mas nada garante que não haja outras encrencas pela frente. Como eu sempre digo, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Um ótimo dia a todos.
Postar um comentário