quarta-feira, 10 de junho de 2015

DE VOLTA AO WINDOWS 10 ─ SEU PC É COMPATÍVEL COM O UPGRADE?

SEM A RELIGIÃO, A CIÊNCIA É MANCA; SEM A CIÊNCIA, A RELIGIÃO É CEGA.

Vimos recentemente que o Windows 10 deve chegar ao mercado no dia 29 do mês que vem, e que usuários de dispositivos qualificados já podem reservar sua atualização gratuita. Para tanto, se você dispõe de uma cópia licenciada do Windows 7 SP1 ou 8.1 (exceto na versão Enterprise) e de hardware compatível com o novo sistema, dê um clique direito no ícone do Windows criado na sua área de notificação e selecione a opção "Baixe o Windows 10". Feito isso, aguarde a notificação com as instruções de atualização (se quiser acompanhar o andamento do processo,  clique de tempos em tempos na opção Verificar o status da atualização).

Observação: Se o ícone do aplicativo Get Windows 10 não estiver visível na sua área de notificação, verifique se as atualizações automáticas estão habilitadas e se sua conexão com a Internet está ativa. Note que nem todos os dispositivos qualificados estão recebendo as notificações ao mesmo tempo, e que a atualização liberada via Windows Update contempla somente computadores e tablets (nos smartphones com o Windows Phone 8.1, o upgrade será proporcionado pelo fabricante do aparelho ou pela operadora de telefonia móvel celular).

Para identificar eventuais problemas de hardware e/ou de software que possam inviabilizar o upgrade (tais como limitações de drivers ou de firmware, por exemplo), clique com o botão esquerdo no ícone do GW10 e no botão representado por três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da telinha e, no campo "Acesso à atualização", selecione a opção "Verifique seu computador" (oriente-se pela figura à direita). Segundo a Microsoft, no entanto, a possibilidade de que isso ocorra é mínima, pelo menos em máquinas fabricadas nesta década.

Observação: Incompatibilidade de aplicativo significa que algum programa instalado no seu computador pode não funcionar no Windows 10 (pode ser preciso desinstalar o aplicativo para fazer a atualização sem interferências). Já incompatibilidade de dispositivo significa que um ou mais componentes podem não funcionar corretamente no novo sistema (problema que no mais das vezes se deve à ausência de drivers adequados).

De modo geral, os programas instalados no seu computador devem sobreviver à atualização do sistema, embora alguns possam sofrer modificações ou mesmo ser removidos. No caso do software antivírus, o Windows irá verificar se ele está atualizado, memorizar as informações respectivas, desinstalar o dito-cujo e reinstalá-lo após a conclusão o upgrade (para mais detalhes sobre a compatibilidade da sua máquina com a nova edição do Windows, clique aqui).

Por último, mas não menos importante, se por algum motivo você desistir do upgrade, pode cancelar a reserva dando um clique direito no ícone do GW10, selecionando a opção Verificar status da atualização e clicando em Cancelar reserva.

Abraços e até mais ler.
Postar um comentário