quarta-feira, 3 de junho de 2015

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CHROMECAST

O PRAZER DÁ O QUE A SABEDORIA PROMETE. 

O texto a seguir é uma contribuição do Bondfaro para este humilde Blog. Ficam aqui consignados, portanto, meus agradecimentos.

O Chromecast é um dispositivo criado pelo Google para que qualquer TV se torne uma smart TV. Ele se conecta via HDMI e passa a exibir as imagens na tela da sua TV assim que estiver sincronizado com um smartphone, tablet ou notebook. O Chromecast é revolucionário e abre novas possibilidades para o uso da sua televisão.

Primeiramente é necessário entender o que é o Chromecast. Ele é o que chamamos de dongle ou hardlock, um aparelho para restringir o uso de algum aparelho. Normalmente esse tipo de dispositivo é utilizado para bloquear dados ou manter a segurança de aparelhos. Ele funcionava com portas paralelas ou seriais, mas hoje a maioria utiliza USB, por ser uma entrada mais comum.

Voltando ao Chromecast, sua função é espelhar na TV a tela de outros dispositivos. Mas esse é apenas o início da sua experiência. Você poderá utilizar todos os serviços de streaming diretamente na TV: seja música, vídeo ou mostrar fotos de viagem para sua família sem ficar passando o computador de mão em mão. Além disso, uma de suas maiores vantagens é a possibilidade de levá-lo para qualquer lugar. Se tiver uma entrada HDMI, você poderá usá-lo.

Para quem gosta de games no celular, o Chromecast oferece a possibilidade de jogar tudo na sua TV, de Angry Birds a FIFA, nas versões mobile. Não é um videogame de última geração, mas para esses jogos mais família é um tiro certeiro. Outra vantagem é que você pode fazer streaming apenas do vídeo e ficar com o áudio no fone, assistindo a filmes sem atrapalhar ninguém. Seu aparelho móvel se torna um controle remoto e você controla tudo na tela.

Mas nem tudo são flores. O streaming às vezes tem um certo delay em relação à tela do celular. Para exibição de filmes isso é imperceptível, mas para sites fica mais complicado. A rolagem no celular ou tablet acontece em uma velocidade que o Chromecast não consegue acompanhar. Além disso, ele não tem senhas, o que permite que qualquer um que esteja conectado à mesma rede e tenha o aplicativo correto consiga enviar ordens ao aparelho.

O Chromecast transforma sua TV em uma smart TV, apresenta seus aplicativos em uma tela maior, sem precisar de projetor. Tem suas falhas ainda, mas é um dispositivo sem igual e o sucesso é tanto que o Google já planeja o segundo aparelho da linha, com melhorias na velocidade de internet, armazenamento e uma interface nova feita só para ele.


Você usa o Chromecast? Conte para a gente sua experiência com ele nos comentários.

Bom feriado de Corpus Christi a todos e até sexta-feira, se Deus quiser.