sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ABRA ARQUIVOS DESCONHECIDOS MAIS FACILMENTE COM O OPENWITH ENHANCED

QUEM TOMA CERVEJA SEM ÁLCOOL NÃO GOSTA VERDADEIRAMENTE DE BEBER, MAS SIM DE URINAR.

No jargão da Informática, o termo arquivo (ou ficheiro, como dizem os lusitanos) designa um conjunto de informações representadas por um ícone e identificadas por um nome, um ponto (.) e uma extensão (.DOC, .DOCX, .JPG, .EXE, e assim por diante).

Embora você possa nomear e renomear os arquivos como bem entender ─ de modo a diferenciá-los dos demais e facilitar sua organização no seu PC ─, é preciso tomar cuidado para não modificar suas extensões (ou formatos), pois são elas que determinam o aplicativo a ser usado para manipulá-los.

ObservaçãoQuando você clica com o botão direito sobre um arquivo que deseja renomear e escolhe a opção respectiva, só o nome aparece realçado, visando preservar o formato, mas se tiver certeza do que quer modificá-lo, basta estender a seleção aos caracteres exibidos depois do ponto. Note que, por padrão, o Windows não exibe extensões de arquivos conhecidos, mas é recomendável modificar essa configuração. Para tanto, abra uma pasta qualquer, clique no menu Organizar, selecione Opções de pasta e pesquisa e, na aba Modo de Exibição, desmarque a caixa de verificação ao lado de Ocultar extensões dos tipos de arquivos conhecidos e dê OK.

Via de regra, basta um duplo clique sobre um arquivo para fazer o Windows abri-lo com o aplicativo adequado (que geralmente é o mesmo com o qual o arquivo foi criado). No entanto, é possível explorar outras opções clicando com o botão direito e selecionando a opção Abrir com... > Escolher programa padrão (nesse caso, não deixe de desmarcar a caixinha de verificação ao lado de Sempre usar o programa selecionado para abrir esse tipo de arquivo, evitando com isso que uma associação indevida impeça a abertura de arquivos daquele formato enquanto a associação correta não for redefinida).

Por padrão, os ícones que representam os arquivos remetem aos programas com os quais eles foram criados (desde que ninguém tenha modificado essa configuração, naturalmente, mas isso já é outra história). Um ícone genérico ─ como uma folha em branco ou semelhante à imagem à direita ─ indica que o arquivo não está associado a qualquer dos programas instalados e, portanto, o Windows não será capaz de abri-lo. Nesse caso, o duplo fará exibir uma caixa de diálogo como a da figura à esquerda, através da qual você poderá selecionar o programa a partir da lista de aplicativos disponíveis ou recorrer à Web para
descobrir qual a associação adequada. Mas como isso nem sempre produz os resultados esperados, o melhor é recorrer ao site www.openwith.org/, que dá acesso a uma vasta gama de programas capazes de lidar com os mais diversos formatos. Se preferir, baixe e instale o OpenWith Enhancedque amplia a lista de opções do menu Abrir com... e destaca em vermelho as que não correspondem a aplicativos instalados no seu PC.

E como hoje é sexta-feira:



Bom f.d.s. a todos.