quarta-feira, 19 de agosto de 2015

COMO REDUZIR O CONSUMO DE MEMÓRIA DO GOOGLE CHROME


É MUITO PERIGOSO VIVER. AQUELE QUE VIVE MORRE.

A dica de hoje provém do Blog da minha amiga Andrea, que sempre aborda assuntos de grande interesse, embora venha espaçando suas postagens, ultimamente, devido à lufa-lufa cotidiana que apoquenta a maioria de nós.

Observação: Neste contexto, o termo lufa-lufa remete à agitação, pressa, correria, e nada tem a ver com uma das casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts ─ fundada pela bruxa Helga Hufflepuff, dirigida por Pomona Sprout e habitada pelo fantasma do Frei Gorducho ─, cujas cores são o amarelo e o preto e animal símbolo, o texugo (se você não é fã de Harry Porter, repare na imagem que capeia esta matéria).

Como a maioria dos usuários do Chrome pode atestar, uma das idiossincrasias desse excelente navegador é a lentidão decorrente do seu alto consumo de memória, notadamente quando a gente resolve abrir várias abas simultaneamente. Visando minimizar esse aborrecimento, o Google disponibiliza uma extensão gratuita chamada THE GREAT SUSPENDER, que monitora em tempo real as abas abertas e coloca em animação suspensa as que estão ativas. Quando quiser que a aba seja reativada, é só clicar novamente sobre ela e escolher a opção respectiva (também é possível adicioná-la à Whitelist, para que não seja mais afetada pela extensão enquanto você não reverter essa configuração).

Observação: Trata-se (e aqui vai uma opinião minha) de um recurso semelhante ao proporcionado pela excelente suíte de manutenção AVG PC TUNEUP ─, que reduz a prioridade e o consumo de recursos dos aplicativos abertos que não estejam sendo utilizados intensamente.

Segundo a Andy, os ganhos são representativos e, portanto, justificam a instalação do add-on, cujo download você pode fazer simplesmente clicando no botão que convoca o menu de configurações do browser (no canto superior direito da janela e é representado por três barras horizontais "empilhadas"), selecionando a opção Mais ferramentas > Extensões > Obter mais extensões e pesquisando por great suspender.

Localizada a extensão em questão, clique sobre ela e em Usar no Chrome. Concluída a instalação (que não demora mais do que alguns segundos), reinicie o navegador e clique no ícone que será exibido à esquerda da barra de endereços. No menu suspenso que se abre em seguida, clique em configurações e ajuste o tempo de inatividade da página (que, por padrão, é de 1 hora, pode ser alterado para o mínimo de 20 segundos o máximo de 3 dias ─ eu, particularmente, sugiro algo entre 30 segundos e 1 minuto).

Um bom dia a todos e até amanhã.